Buscar

Avaliação Objetiva para G2 processo decisorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Objetiva para G2 – processo decisório
1Entre as técnicas diversas de apoio à decisão encontramos:
I. Brainstorming. É estabelecido um clima que propicie a discussão aberta das alternativas de decisão, de forma que a pluralidade de opiniões e experiências estimule a criatividade de alternativas, buscando ideias criativas e até inovadoras.
II. Matriz de resultados. A técnica prevê a construção de uma matriz ou tabela que  demonstrem as possibilidades de decisão e os resultados consequentes a cada uma das decisões.
III. Princípio de Pareto. É uma técnica estatística utilizada na tomada de decisão que permite selecionar e priorizar um número pequeno de itens capazes de produzir grande efeito na melhoria dos processos.
IV. Conflito criativo. É uma dinâmica de grupo usada como uma técnica para resolver problemas específicos, ajudar a tomar decisões, buscar informação e para estimular a criatividade.
É correta a alternativa:
    a)Somente I e II 
    b)Somente II e III 
    c)Somente III e IV 
    d)Somente II e IV 
    e)Somente I e III 
2A análise situacional também conhecida como análise SWOT é uma combinação de análise ambiental com análise interna da empresa. As forças e fraquezas são os pontos fortes e fracos a organização, as oportunidades e ameaças a relação desses pontos com o ambiente, o  mercado e a concorrência. A análise SWOT permite a tomada de decisões das seguintes ordens:
I. Decisões de sobrevivência quando se encontra a predominância de pontos fracos da organização com a predominância de ameaças do ambiente.
II. Decisões de manutenção quando se encontra a predominância de pontos fracos da organização com a predominância de ameaças do ambiente.
III. Decisões de crescimento quando se encontra a predominância de pontos fortes da organização com a predominância de oportunidades do ambiente.
IV. Decisões de desenvolvimento quando se encontra a predominância de pontos fortes da organização coma predominância de oportunidades do ambiente.
Está correta a alternativa:
    a)Somente I e II 
    b)Somente II e III 
    c)Somente III e IV 
    d)Somente I e III 
    e)Somente I e IV 
3Referindo-nos às armadilhas que nos deparam à mente na execução do processo decisório, o perigo das armadilhas se deve a sua invisibilidade, em especial, as armadilhas psicológicas. Selecione a descrição correta:
    a) A armadilha da estruturação: como tomadores de decisão, tendemos a atribuir importância desproporcional à primeira informação que recebemos. 
    b) A armadilha da confirmação da evidência: é escolher uma decisão que justifica uma decisão passada, mesmo que não sirva mais. 
    c) Armadilha dos custos já despendidos: é ouvir um especialista que com certeza confirmará nossa decisão. 
    d) A armadilha da fixação: depende da forma como se descreve, modela ou estrutura o problema. 
    e) Armadilha de projeção e estimativa. Variantes: o excesso de confiança; a prudência; e a memória. 
4As dificuldades são fatores restritivos que podem prejudicar o resultado final do processo decisório segundo a taxonomia de três fases que são: a de inteligência ou investigação; de desempenho ou concepção e de escolha e mais o feedback que acompanha todo o processo.
I.  A primeira fase relativa à escolha - dificuldade para identificar o problema; dificuldade para definir o problema; dificuldade para caracterizar o problema.
II. A segunda fase relativa ao desenho ou concepção - Dificuldade para gerar alternativas; Dificuldade para quantificar ou descrever alternativas; Dificuldade para estabelecer critérios de desempenho.
III. A terceira fase relativa à inteligência ou investigação - Dificuldade para identificar o método de seleção; Dificuldades para organizar e apresentar a informação; Dificuldade de selecionar alternativas.
IV. A fase de feedback - dificuldade em processar novas informações.
Está correta a alternativa:
    a)Somente I e II 
    b)Somente II e III 
    c)Somente III e IV 
    d)Somente II e IV 
    e)Somente I e IV 
5O que é teoria dos jogos?
    a) A Teoria dos Jogos é o estudo das tomadas de decisões entre indivíduos ou grupos quando o resultado de um não depende das decisões dos outros, em uma interdependência similar a um jogo. 
    b) A Teoria dos Jogos é o estudo das tomadas de decisões entre indivíduos ou grupos quando o resultado de um independe das decisões dos outros, em uma interdependência similar a um jogo. 
    c) A Teoria dos Jogos é o estudo das tomadas de decisões entre indivíduos ou grupos quando o resultado de um depende das decisões dos outros, em uma independência similar a um jogo. 
    d) A Teoria dos Jogos é o estudo das tomadas de decisões entre indivíduos ou grupos quando o resultado de um depende das decisões dos outros, em uma interdependência similar a um jogo. 
    e) A Teoria dos Jogos é o estudo das tomadas de decisões entre indivíduos ou grupos quando o resultado de um depende das decisões dos outros, em uma correspondência similar a um jogo. 
6Quais são as vantagens de conhecer a Teoria dos Jogos?
I. A Teoria dos Jogos ajuda a entender teoricamente o processo de decisão de agentes que não interagem entre si, a partir da compreensão da lógica da situação em que estão envolvidos.
II.  A Teoria dos Jogos ajuda a desenvolver a capacidade de raciocinar estrategicamente, explorando as possibilidades de interação dos agentes, possibilidades estas que sempre correspondem à intuição.
III. A Teoria dos Jogos ajuda a entender teoricamente o processo de decisão de agentes que interagem entre si, a partir da compreensão da lógica da situação em que estão envolvidos.
IV. A Teoria dos Jogos ajuda a desenvolver a capacidade de raciocinar estrategicamente, explorando as possibilidades de interação dos agentes, possibilidades estas que nem sempre correspondem à intuição. 
Assinale a alternativa correta:
    a)Somente I e II 
    b)Somente II e III 
    c)Somente III e IV 
    d)Somente I 
    e)Somente IV 
7São estratégias de melhoria de tomadas de decisões:
    a) adquirir experiência e conhecimento técnico; ampliar o viés do seu julgamento; adotar o ponto de vista do agente externo; usar modelos lineares com base no julgamento de especialistas; ajustar previsões intuitivas. 
    b) adquirir experiência e conhecimento técnico; reduzir o viés do seu julgamento; adotar o ponto de vista do agente interno; usar modelos lineares com base no julgamento de especialistas; ajustar previsões intuitivas. 
    c) adquirir experiência e conhecimento técnico; reduzir o viés do seu julgamento; adotar o ponto de vista do agente externo; usar modelos não lineares com base no julgamento de especialistas; ajustar previsões intuitivas. 
    d) adquirir experiência e conhecimento técnico; reduzir o viés do seu julgamento; adotar o ponto de vista do agente externo; usar modelos lineares com base no julgamento de especialistas; ajustar previsões intuitivas. 
    e) adquirir experiência e conhecimento técnico; reduzir o viés do seu julgamento; adotar o ponto de vista do agente externo; usar modelos lineares com base no julgamento de especialistas; ajustar previsões instintivas. 
8A mudança está na raiz e na resultante das ações de gestão e decisão. Alguns eventos compõem a sequência da mudança:
I. A análise ambiental e suas forças e a análise interna e suas forças indicam a necessidade de mudanças.
II. A necessidade de mudança é percebida e aceita.
III. A mudança é decidida e planejada.
IV. A mudança é complementada.
Está correta a alternativa:
    a)Somente I e II 
    b)Somente II e III 
    c)Somente III e IV 
    d)Somente I, II e III 
    e)Somente II, III e IV 
9Leia com atenção as duas assertivas a seguir apresentadas e verifique se são verdadeiras e se há relação entre elas:
I. O que é ser ético nos negócios? Ética é atitude. É ter um padrão de relacionamento justo com o mercado e o ambiente de negócios, incluindo os colaboradores, fornecedores, clientes, consumidores e a comunidade com que interage.  POR QUE
II. Éticaé um código de princípios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo, com respeito ao que é certo ou errado. Esta certa a alternativa:
    a)A primeira assertiva (I) é verdadeira e a segunda (II) é falsa. 
    b)A primeira assertiva (I) é falsa e a segunda (II) verdadeira. 
    c)Ambas as assertivas são falsas. 
    d)Ambas as assertivas são verdadeiras e a segunda (II) se relaciona com a primeira (I). 
    e)Ambas as assertivas são verdadeiras e a segunda (II) não se relaciona com a primeira (I). 
10Existem simplificações de julgamento que podem ser usadas e que interferem na decisão:
I. A percepção seletiva (quando construímos uma impressão geral com base em uma única característica); 
II.  Efeitos de contraste (a influência de uma impressão em outras que contrastam);
III.  Projeção (atribuir as próprias características a outros); 
IV.  Estereotipagem (julgar alguém com base na percepção do grupo).
Esta certa a alternativa:
    a)Somente I e II 
    b)Somente II e III 
    c)Somente III e IV 
    d)Somente I, II e III 
    E)Somente II, III e IV

Outros materiais