Buscar

artigo para portifolio Dança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Dança no processo histórico na visão dos autores
O homem na busca de compreender e entendemos melhor a origem da dança, viajamos na raiz das civilizações em qualquer tempo, e encontramos relatos e documentos da presença das suas origens alguns tipos de expressões culturais, atividades como jogos, desportos e dança. Para manifestar suas emoções e exteriorizá-las, o homem recorreu ao movimento, com os gestos, de acordo com (Fahlbusch, 1990), é na dança em sua forma mais elementar. A dança está presente em cada movimento do corpo, ao mais simples, ao andar, no mexer dos braços, e outros movimentos, tudo no seu ritmo pessoal, se torna uma dança involuntária e individual, com conhecimento de si mesmo e da dança, portanto, passa pela necessidade de conhecer sua própria história e as manifestações culturais de seu povo.
Podemos perceber que na presença na dança tem o caráter lúdico e ritual, fazendo a satisfação na busca de alimento para sobreviver, e no agradecimento ao nascimento e funerais, dando significado marcante da própria história da cultura do seu povo. Dentro deste sentido, a dança sempre visou acontecimentos importantes da própria vida, da saúde, da religião, da morte, da fertilidade, do vigor físico e sexual, e atravessar os caminhos terapêuticos, artísticos e educacionais, estabelecendo assim, uma diversidade que se mostrava viva naquela época. 
Dessa forma, a dança se insere no universo cultural, simbolizando a existência humana. Na qual, muitos autores têm suas formas de ver a dança, e (Robinson, 1978), criou sua forma, um diagrama que coloca a dança contemporânea dividida em uma árvore da dança, que classifica na (figura 1).
Figura 1
Alguns autores, como Strazzacappa (2001) e Sborquia e Gallardo (2006), também se apropriaram desse conhecimento em suas pesquisas, evidenciando a importância desse estudo, e dando sua forma de ver a arvores da dança e suas ramificações, partindo do universo da dança em três motivações principais: a expressão, a recreação e o espetáculo. 
Observa-se no tronco, onde inicia e são geradas a magia, os acontecimentos por meio das relações do ser humano com a sociedade, (Robinson, 1978), onde a tudo começa na motivação essencial da dança, vista no tronco primordial, o autor também faz menção, no tronco, a dança, situam-se o teatro, a dança contemporânea, a educação e o lazer, cujo contorno se faz com segmentos para a recreação e outra para o espetáculo, formando as danças populares.
Já no tronco da recreação, temos as danças de salão, ginastica rítmica e o jazz, que tem como objetivo voltado para ambos, os profissionais e amadores. Em uma tentativa de atualizar a árvore, o autor acrescentou outras danças, dentre as quais: as danças populares brasileiras (como o forró, o samba, o axé), a valsa, o tango, o bolero, dentro da categoria das danças de salão e das danças regionais culturais de cada país específico, exemplos: flamenca, (Espanha) a dança de rua (EUA), dança do ventre (Egito), o sapateado (Irlanda) e outros exemplos podemos citar.
No organograma abaixo, explica com detalhes a divisão da classificação da dança, e suas três motivações:
Entende-se que o fundamental é ser capaz de compreender a dança como uma linguagem, além de participar do processo de produção do conhecimento e a inserção da práxis social, dando ênface não só esse processo de construção, mas também os resultados dele adqueridos, remetendo-os a momentos preciosos, capazes de despertar a consciência crítica de quem os vivência. Assim sendo, o ensino da dança na escola deve estar vinculado a aspectos motores, sociais, cognitivos, afetivos, culturais e artísticos.
Desenvolvimento da Dança escolar
No seu desenvolvimento histórico, a escolar dar privilegios a valores inteclectuais em relação a valores corporais, sendo passado de geração à geração, e por isto a dança na escola tem muita dificuldade de ser aplicada na dentro do regime escolar, sendo reduzida em datas comemorativas da cultura da região, ou pais, em poucas ocasiões. Trazendo essas considerações, verificamos que, no ambiente escolar há uma discriminação em relação às disciplinas artísticas, que são realizadas de forma mais lúdica, deixando de aplicar um leque de opções, tendo um potencial enorme que pode ser explorado de varias formas do corpo, que serve como veículo de expressão, comunicação, apreensão e compreensão de uma realidade. 
É importante, assim, que a prática da dança com objetivos educacionais tenha início na escola. Nessa perspectiva, Pereira et al. colocam que:
 A dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres. Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade. (PEREIRA et al., 2001, p 61)
Varios autores com o passado do tempo, buscam implantar na suas obras, que a dança tem sua importância no processo escolar, sendo trabalhada com profissionais especialista, podem desperta, dos seus alunos futuros para a dança, e abrir uma porta, para que expressem suas caracteristicas, habilidades, e o mais importante se descobrir o corpo como arte.
Educação Fisica no Contexto da dança
Como vimos diariamente nas escolas, a dança tem um papel na grade curricular, com a valorização da cultura somente, sendo reduzida a momentos, em poucos minutos em apresentações esporádicas e impossibilitando seus profissionais a realizar seus trabalho. A crítica dos autores, passar a ter relevancia muito importante, traz propósito, a dança apresenta-se como uma das atividades completas por concorrer de forma acentuada para o desenvolvimento integral do ser humano.
Na linguagem da dança, temos suas colocações referem-se ao profissional intitulado de “artista da dança”, que possui como formação, a Licenciatura em Dança, o profissional mais habilitado para trabalhar nesta área, na escola, que busca sempre novas formas de inovar, com a tecnologia sendo um agregador e facilitador. 
O Brasil é um país enorme com multiplas culturas, onde podemos explorar. Dessa forma, também o profissional de Educação Física terá uma opção a mais a para a sua atividade, auxiliando-o na construção de um currículo diversificado, ao alcance de seus objetivos. Isso só vem mostrar quão rica de oportunidades é a área da Educação Física proporciona em conjunto com a dança. 
Fonte: http: www.seer.ufrgs.br/movimento/article/view/3553/1952 – Acessado em 08 out. 2017

Outros materiais