Buscar

FICHAMENTO Requião, Rubens curso de direito comercial ,2º vol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FICHAMENTO - Requião, Rubens curso de direito comercial ,2º vol 
TÍTULOS DE CRÉDITO
29-TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
503. O CRÉDITO.
“(...) Gide, em seu Compêndio de Economia Política, tão divulgado didaticamente em nosso país,conceitua o crédito como o alargamento da t roca. “A troca no tempo, em lugar de ser no espaço”, escrevia o economista francês, acrescentando que a venda a prazo e o em préstimo constituem precisamente as suas duas formas essenciais. São caracteres essenciais do crédito,primeiro, o consumo da coisa vendida ou emprestada e, segundo, a espera da coisa nova destinada a substituí -la.
O crédito importa um ato de fé, de confiança, do credor . Daí a origem etimológica da palavra — creditum, credere.(...)”.
“(...)“O crédito não cria capitais, como a troca não cria mercadorias”, sustentava Stuart Mill . “O crédito não é mais do que a permissão para usar do capital alheio.
Disse Vivante que o crédito chegou a ser na economia moderna um objeto de comércio, u m valor patrimonial suscetível de troca, e que se retrocederia n o processo histórico, que produziu esse resultado, se devolvesse aos contratantes a faculdade de vincular o crédito à pessoa do credor .(...)”.

Outros materiais