Buscar

DOENÇAS DO SISTEMA URINÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Objetivos do estudo dirigido:
Identificar as substâncias com problemas de absorção e secreção no sistema urinário durante o diabetes.
-Problema na absorção da Glicose causando hipoglicemia
-A glicose em excesso é convertida para sorbitol por meio da enzima aldose redutase, acumulando-se nos tecidos, sobretudo nos túbulos renais e nos glomérulos.
- O aumento do sorbitol pode causar lesão tecidual e depletar o meio intracelular de mioinositol, com conseqüente elevação do diacilglicerol (DAG).
-Microalbuminúria ou nefropatia incipiente - Excreção urinária de albumina e entre 20-200µg/min ou 30-300mg/24h
-Proteinúria ou nefropatia clínica - A excreção urinária de albumina atinge valores superiores a 200µg/min ou 300mg/24h
- Redução da síntese glomerular de sulfato de heparan e, possivelmente, também do ácido siálico, o que facilita a passagem de albumina.
Compreender a função Absorção e Secreção Renal e sua importância para a prática dos cursos na área da saúde.
À medida que o rim vai perdendo a capacidade de filtração glomerular, acumulam-se eletrólitos e substâncias tóxicas no sangue. Quando essa acumulação de substâncias tóxicas é detetada laboratorialmente, nomeadamente através da elevação da creatinina e ureia séricas (para além do valor máximo do intervalo de referência de cada laboratório), o rim já perdeu mais de metade da sua capacidade de filtração glomerular, ou seja, já houve perda funcional de mais de 50% dos seus glomérulos.
O rim tem um papel fundamental na homeostase do nosso corpo, por exemplo, filtrando líquidos corporais para eliminar substâncias tóxicas ao organismo e regulando o equilíbrio ácido-básico.
Filtração
A filtração renal é a primeira etapa, que ocorre quando o sangue passa pelo rim, mais especificamente no glomérulo. A diferença de pressão, faz com que as substâncias saiam dos vasos do glomérulo e passem para a cápsula de Bowman, formando o filtrado glomerular. Esse processo não é seletivo, passando todas as moléculas e substâncias pequenas e ficando retidas as macromoléculas.
Reabsorção
O papel da reabsorção é de recuperar as moléculas que foram filtradas, mas são essenciais ao organismo e devem retornar para a circulação. Esse processo acontece, principalmente, no túbulo proximal do néfron. São exemplos dessas moléculas: aminoácidos, glicose, ureia, sódio e água.
➫ Curiosidade. Quando a glicose começa a aparecer na urina significa que o limiar de reabsorção foi atingido, que no caso da glicemia é de 160-180 mg/dL.
Secreção
Do mesmo modo que existem moléculas que devem retornar à circulação, existem as que precisam ser eliminadas, mas não são filtradas. O papel da secreção é remover essas moléculas. A remoção de íons hidrogênio, potássio e amônia estão entre os processos de secreção mais importantes. Medicamentos e macromoléculas também são secretados.
Excreção
Depois desses três processos, citados anteriormente, a urina está formada e pronta para ser eliminada, sendo primeiramente armazenada na bexiga. A excreção ocorre quando a urina é eliminada do corpo, através da micção.
Entender as fisiopatologias relacionadas ao sistema urinário.
Principais doenças do sistema urinário:
- Glomerulonefrite (inflação dos glomérulos do rim).
 - Insuficiência Renal (diminuição ou interrupção no processo de filtragem glomerular).
 - Doença do Rim Policístico (doença hereditária que se caracteriza pela formação de cistos nos túbulos renais).
- Proteinúria (presença de excesso de proteínas na urina que pode significar deficiência no funcionamento dos rins).
- Incontinência Urinária (dificuldade ou falta total do controle da bexiga, gerando a eliminação involuntária de urina).
-Infecção urinária
-Nefropatia diabética

Outros materiais