Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA DIREITO CIVIL COISAS

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA: DIREITO CIVIL - COISAS
Conforme no Código Civil - Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002.
O Art. 1.333. Diz, A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita pelos titulares de, no mínimo, dois terços das frações ideais e torna-se, desde logo, obrigatória para os titulares de direito sobre as unidades, ou para quantos sobre elas tenham posse ou detenção.
Parágrafo único. Para ser oponível contra terceiros, a convenção do condomínio deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.
A convenção de condomínio deve ser assinada por dois terços das frações ideais dos titulares, ou dois terços dos titulares, se as frações forem iguais, tornando se a partir daí, de cumprimento obrigatório para os titulares, inquilinos e para quem faça uso do condomínio.
Não se exige a forma pública para a elaboração da convenção, bastando que seja subscrita pelo quórum acima referido, salvo se for oposta contra terceiros, quando deverá ser registrada no cartório de imóveis.
Poderá dispor sobre qualquer interesse do condomínio, se for livre, desde que não infrinja a lei e ordem pública. Ainda na Súmula 260 do Superior Tribunal de Justiça – A convenção de condomínio aprovada, ainda que sem registro, é eficaz para regular as relações entre condôminos.

Continue navegando