Buscar

Relatório aula Análise Sensorial

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – ANÁLISE SENSORIAL
AULA 3 - TÉCNICA DE RECONHECIMENTO DE PRODUTOS APENAS PELO GOSTO
I. INTRODUÇÃO
A análise sensorial é realizada em função das respostas transmitidas pelos indivíduos às várias sensações que se originam de reações fisiológicas e são resultantes de certos estímulos, gerando a interpretação das propriedades intrínsecas aos produtos. Para isto é preciso que haja entre as partes, indivíduos e produtos, contato e interação. (Instituto Adolfo Lutz, 2008).
Entende-se por gosto a sensação percebida pelos órgãos gustativos, localizados principalmente na língua e na cavidade bucal, quando estimulados por determinadas substâncias solúveis. (Instituto Adolfo Lutz, 2008).
Sabor é, em análise sensorial, a experiência mista, mas unitária, de sensações gustativas, olfativas e táteis percebidas durante a degustação. Isto é, o sabor engloba as sensações de gosto, odor e táteis orais, podendo ser influenciado pelos efeitos táteis, térmicos e dolorosos (ROTEIRO DE AULA). 
II. OBJETIVO(S)
- Reconhecer os produtos apenas pelo gosto.
III. MATERIAIS E REAGENTES
- 4 vegetais ou frutas habituais com texturas modificadas na cor vermelha ou roxa: Beterraba ,batata doce roxa; morango, pimentão vermelho) ;
- 4 vegetais ou frutas habituais com texturas modificadas na cor verde: abacate, abobrinha, chuchu, kiwi; 
- 4 vegetais ou frutas habituais com texturas modificadas na cor laranja ou amarelo: abacaxi, abobora moranga, cenoura, milho.
- 12 copos descartáveis para cada aluno ;
- Mixer;
-Tiras de pano para vendar;
- Fita para tampar o nariz. 
IV. PROCEDIMENTOS
A textura das amostras foram modificadas através da cocção ou pelo mixer e servidas individualmente em copos descartáveis de 50ml ou 200 ml, a fim de que os provadores que estavam vendados e com os narizes tampados pudessem definir todas as amostras presentes. Além disto, juntamente com as amostras foi servido um copo de água filtrada por participante, para beber entre as amostras. 
V. RESULTADOS
Experimentaram-se 12 amostras e os resultados dos seis alunos em percentual foi de: 91,6%, 91,6%, 83,3, 83,3%, 75% e 66,6% respectivamente.
VI. ANÁLISE DOS RESULTADOS
O resultado obtido foi satisfatório, com uma média de 81,9% de acertos.
VII. CONCLUSÃO
A percepção de sabores é essencial na prática de análise sensorial, pois estimula um sentido de extrema importância no organismo e ajuda a diferenciar os sabores identificando diferentes produtos através somente do gosto.
VIII. BIBLIOGRAFIA
INSTITUTO ADOLFO LUTZ (São Paulo). Métodos físico-químicos para análise de alimentos/coordenadores Odair Zenebon, Neus Sadocco Pascuet e Paulo Tiglea -- São Paulo:Instituto Adolfo Lutz, 2008 p. 1020.
Roteiro de aula prática

Continue navegando