Buscar

Avaliando Adaptada

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607334273)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Craft (1996) citado por Winnick (2004), descreve um conceito relacionado a educação das pessoas com deficiências que diz o seguinte: "(...) É um conjunto de atitudes que, juntas, propiciam um ambiente educacional de acolhida e apoio, que respeita e considera as diferenças individuais; um ambiente no qual todos os alunos participam, independentemente de sexo, raça, habilidade motora ou condição incapacitante (deficiência)". Esta descrição refere-se ao conceito de ____________________. Assinale dentre as opções abaixo a única que completa a lacuna tornando a expressão verdadeira:
		
	
	
	 
	Inclusão
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607334873)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Seabra Júnior, Silva e Araújo em seu livro Educação Física Adaptada no Brasil: da História à Inclusão Educacional, a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), garante ações e direitos das pessoas com deficiências no que diz respeito a Educação. Com base nesta legislação considere as afirmativas abaixo:
I) Os sistemas assegurarão aos educandos com necessidades especiais - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender às suas necessidades.
II - É garantida terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino superior, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
Assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
		
	
	
	
	
	 
	I e III
	
	 3a Questão (Ref.: 201607334427)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Maria Teresa Égler citada por Gorgatti; Costa (2008) relata que a inclusão provoca inúmeros questionamentos no seio da sociedade, e a pergunta que surge constantemente é: será que a inclusão é para todos? A autora apresenta uma lista de situações em que assume não ser apropriado incluir crianças que apresentam diferentes e peculiares condições para a prática das atividades físicas no ensino regular. Com base nesta posição considere as seguintes situações que justificam esta contraindicação de inclusão: I) quando estes alunos são estritamente destrutivos/desagregadores e/ou perigosos para os demais participantes da turma; II) quando estes alunos permitem que seus colegas alcancem suas metas como resultado da inclusão; III) quando estes alunos alcançam suas metas ou se dispersam por estarem incluídos na aula regular de Educação Física; IV) quando estes alunos não estão recebendo um programa apropriado de Educação Física, orientado para suas peculiaridades V) quando o ambiente passa a ser seguro para este aluno depois de sofrer adaptações.
		
	
	
	 
	Quando estes alunos são estritamente destrutivos/desagregadores e/ou perigosos para os demais participantes da turma não recomenda-se a inclusão.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607332267)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Você é o profissional de Educação Física responsável pelas atividades de recreação em um hotel nas montanhas e recebe um aluno cego. Dentre as opções abaixo qual delas apresenta uma providência primordial que deve ser incluída no seu planejamento de modo a propiciar a ele orientação e mobilidade?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Proporcionar o conhecimento e familiarização com todos os espaços do hotel procurando torná-lo autônomo.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201607332478)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em discussões em sala de aula sobre o artigo de Miranda (2003), a autora deixa claro que a Educação Especial foi marcada por algumas fases em sua trajetória educacional. Na primeira fase, na era pré-cristã, os deficientes eram abondonados, perseguidos e eliminados, devido às suas condições atípicas, e a sociedade acreditava ser normais essas ações. Na era cristã segundo Pessotti (1984), o tratamento variava segundo as concepções de caridade ou castigo predominantes na comunidade em que o deficiente estava inserido. Na segunda fase, entre o século XVIII e meados do século XIX, as pessoas que apresentavam deficiência eram segregadas e protegidas em instituições residenciais. No final do século XIX e meados do século XX surgiu a terceira fase, onde foi marcada pelo desenvolvimento de escolas e/ou classes especiais em escolas públicas, visando oferecer à pessoa deficiente uma educação à parte. A quarta fase, surgiu no fnal do século XX, em meados dos anos 70, observa-se um movimento a favor da integração social do aluno com deficiência, com o objetivo de inserí-los em ambientes escolares iguais ao de alunos sem deficiência. Conforme foi relatada as fases da Educação Especial, marque com um X a ordem correta:
		
	
	
	
	
	 
	Exclusão - Segregação - Integração - Inclusão
	 1a Questão (Ref.: 201607335386)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um profissional de Educação Física observa que, durante o transcorrer de uma aula prática em quadra, um de seus alunos se coloca sempre atrás do último aluno disposto na quadra para a realização de exercícios. Um dos alunos da turma pergunta ao professor se aquele colega tinha algum tipo de problema. Este respondeu que o mesmo apresentava deficiência auditiva, e que tinha vergonha de que os outros colegas pudessem zombar dele. Baseado nesse caso, assinale dentre as opções abaixo aquela que apresenta o procedimento correto a ser adotado pelo professor, de modo a convencer o aluno com deficiência a posicionar-se à frente da turma, participar dos trabalhos realizados e interagir com os demais colegas.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Esperar um momento oportuno no horário de intervalo e, discretamente, sozinho com o aluno, tentar convencê-lo a posicionar-se mais à frente, a fim de que assim melhor possa participar das aulas.
		
	 2a Questão (Ref.: 201607332259)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere o texto abaixo extraído do Jornal O Globo de 23/04/2011:
Nas escolas, falta de rampas e banheiros adaptados é obstáculo para crianças e adolescentes PORTADORES DE DEFICIÊNCIA(1). Dandara Tinoco e Isabela Martin
"Para Igor Ramos da Costa, de 14 anos, aluno do 5º ano da Escola municipal Antônio Austregésilo, em Bangu, Zona Oeste do Rio, a dificuldade começa ainda no caminho para a escola: - Conseguimos, na Justiça, que um transporte traga as crianças ALEIJADAS(2), mas, se têm aula de reforço, temos que pagar a Van. Em frente à escola, a calçada é cheia de buracos e não tem rampas. A entrada deles tem de ser por um local diferente das outras crianças, porque onde elas entram há dois degraus - conta sua mãe, a dona de casa Cláudia Regina da Costa. Dentro da escola não há rampas, e a saída da direção foi improvisar: uma inclinação de madeira é removida de sala a sala. No banheiro, foi colocada uma mesa escolar com um colchão, usada para que as mães troquem as fraldas das crianças. Todas as escolas têm obrigação de se preparar para receber ALUNOS ESPECIAIS(3) defende a dona de casa Patrícia Amorim, mãe de Rafaela Amorim, de 11 anos, aluna do 3º ano da Escola Antônio Austregésilo. - Há alguns anos, fui a uma ESCOLA COMUM(4) perto da minha casa, em Realengo, tentar matricular Rafaela. Disseram que não trabalhavam com crianças especiais. Quando uma mãe ouve isso, fica deprimida. Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram uma realidade ainda pior há dez anos. Em 2000, o percentual de escolas acessíveis era de apenas 2,9%. A adequação dos prédios escolares é determinada por decreto federal. Para a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Claudia Dutra, apesar do percentual ainda baixo, é preciso destacar o aumento do número de estabelecimentos adaptados:- O indicador de 20% demonstra, por um lado, o desafio de manter e fortalecer políticas de inclusão escolar. E, por outro, o crescimento do número de escolas acessíveis demonstra que há uma busca do sistema de ensino de apoiar a adequação arquitetônica dos prédios".
 Disponível em: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/04/23/nas-escolas-falta-de-rampas-banheiros-adaptados-obstaculo-para-criancas-adolescentes-portadores-de-deficiencias-924305143.asp#ixzz1LfVsphNU.
O texto acima contém 04 expressões, em CAIXA ALTA e NUMERADAS, que foram alteradas do texto original. Marque dentre as opções abaixo aquela que apresenta a única sequência que substitui essas expressões de modo a atender a terminologia adequada a uma Educação Inclusiva.
		
	 
	Com deficiência, com deficiência física, com deficiência, escola regular.
	
	 3a Questão (Ref.: 201607361307)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as alterações observáveis em crianças com deficiência auditiva participando de aulas de Educação Física: A) déficit no equilíbrio estático; B) deficit no equilíbrio dinâmico; C) Alterações na coordenação motora fina; D) Deficiências na noção espaço-temporal; E) Tendência a não-participação nas atividades; F) Dificuldades no ritmo em atividades cantadas; G) Olhar fixamente para os lábios do professor nas explicações e comandos; H) Fala demasiadamente alta nos contatos interpessoais; I) Comportamento agressivo sem razões aparentes. Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que apresenta apenas letras que correspondem a afirmativas corretas.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	A, B, D, E, F, G, H
	 4a Questão (Ref.: 201607335852)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a realização de aulas de Educação Física para surdos, uma das formas eficazes de comunicação é utilização, por parte do(a) professor(a), de uma linguagem gestual conhecida pela sigla LIBRAS, que significa:
		
	 
	Língua Brasileira de Sinais.
	 5a Questão (Ref.: 201607334235)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os alunos com necessidades especiais devem ser dispensados das aulas regulares de Educação Física
PORQUE
é mais seguro encaminhá-los a instituições especializadas para que sejam atendidos por professores adequadamente preparados para lidar com cada tipo de deficiência.
A esse respeito, pode-se concluir que:
		
	
	
	 
	as duas afirmações são falsas.
	 1a Questão (Ref.: 201607474335)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentro dos princípios norteadores da Educação Física Escolar propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN do Ensino Fundamental, e considerando a Inclusão como valor fundamental, no que diz respeito ao atendimento de alunos com algum tipo de deficiência, podemos afirmar que NÃO É RESPONSABILIDADE DA ESCOLA:
		
	 
	produzir espaços específicos e criar turmas exclusivas para alunos com algum tipo de deficiência.
	 2a Questão (Ref.: 201608329980)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Machry (2010) afirma que deficiência auditiva é a perda total ou parcial da audição ou percepções de sinais sonoros, o indivíduo pode ser deficiente auditivo leve, moderado, severo, grave, profundo. Esta deficiência pode ser causada por uma lesão no ouvido interno, ou má formação dos ossos do labirinto, pode ser congênita ou adquirida. A surdez além da perda auditiva causa comprometimento na fala e em muitos casos no equilíbrio (Machry,2010). Para planejar as aulas de educação física onde constam alunos com deficiência auditiva o professor deve:
		
	 
	Todas afirmativas anteriores estão corretas.
	 3a Questão (Ref.: 201607477662)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo: I. Era comum na Antiguidade os romanos matarem as crianças que nasciam com mutilação ou "monstruosas", fato também comum entre as tribos indígenas brasileiras, também chamado de "infanticídio". II. Discriminar por motivo de deficiência significa qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada na deficiência, com o propósito ou efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o gozo ou o exercício, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico, social, cultural, civil ou qualquer outro; III. Considera-se um avanço considerar atualmente a deficiência associada a condições sociais, ambientais e educacionais, desvinculando-a de um contexto exclusivamente médico; IV. Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
		
	
	
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 4a Questão (Ref.: 201607335773)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Paradesporto ou esporte para pessoas com deficiência teve início após a 1ª guerra mundial (1914-1918), devido ao grande número de lesões e amputações causadas em combate. Em 1918, milhares de soldados alemães com deficiência adquirida após a primeira guerra mundial, começaram a praticar algumas modalidades. Contudo o grande marco foi em 1944, quando o Dr. Ludwig Guttman, neurologista alemão, a convite do governo inglês, estabeleceu um programa para reabilitação de veteranos de guerra a ser executado no Hospital de Reabilitação de Stoke Mandeville, na cidade inglesa de Aylesbury. O Paraesporte para atletas com deficiência existe há mais de 100 anos. Nos séculos XVIII e XIX ficou comprovado que as atividades desportivas eram muito importantes para a reeducação e reabilitação de pessoas com deficiências. Atendendo a um pedido do governo britânico, o neurologista Ludwig Guttman, na cidade de Aylesbury, Inglaterra, criou o Centro Nacional de Lesionados Medulares do Hospital de Stoke Mandeville, destinados a tratar de homens e mulheres do exército inglês, feridos e mutilados na II Guerra Mundial (COSTA, 2004, p.30). Sarrias (1976) concordava com Dr. Guttman e ressaltava que o esporte pode ser um agente fisioterapêutico atuando na eficácia e na reabilitação social e psicológica a PNEE, não devendo ser considerada apenas como uma atividade recreativa. Assim, de acordo com Itani (2004), o esporte aqui caracterizado como Paraesporte entra na vida dessas pessoas como um valioso auxiliar, muito importante atuando nos processos de reabilitação e integração. Dentre as modalidades que viriam a coroar de êxito essa iniciativa assinale a opção que apresenta as principais:
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Atletismo e Tiro.
	 5a Questão (Ref.: 201607335416)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando a concepção de Educação Física defendida pelos PCNs do Ensino Fundamental, em relação ao atendimento de alunos com necessidades especiais, considere as seguintes atribuições:
1) Fazer adaptações nos espaços e equipamentos para garantir a participação de todos os alunos.
2) Garantir uma análise dos níveis de limitações que requerem procedimentos específicos.
3) Garantir profissionais capazes de realizar acompanhamento junto ao professor que atua com esses alunos.
4) Criar condições e oportunidades para que o portador de deficiências físicas se relacione com a turma.
5) Produzir espaços e criar turmas exclusivas para portadores de deficiência física.
Baseado nesta relação de atribuições, assinale a opção que corresponde aquelas que são coerentes com o Princípio da Inclusão:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	1, 2, 3, 4
		
	 1a Questão (Ref.: 201607332191)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Você enquanto profissional de Educação Física responsável pelas aulas de natação de uma Academia recebe uma aluna autista de 10 anos. O autismo é um transtorno do desenvolvimento (e não um tipo de deficiência), com causas múltiplas e caracterizado por um déficit na interação social, expresso pela inabilidade em relacionar-se com o outro e usualmente combinado com dificuldades de linguagem e de comportamento. No encaminhamento da equipe multidisciplinarem saúde que atende a aluna (médico neurologista e psiquiatra, psicólogo, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional) aparece o diagnóstico de Autismo dentro dos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD, Código Internacional de Doenças CID-10). Sabe-se que um dos métodos de ensino utilizados para a aprendizagem de pessoas com autismo utilizados no Brasil, atualmente, é o Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children (TEACCH), tendo como três de seus princípios fundamentais:
1. O ambiente deve propiciar informações sobre o que é esperado da pessoa naquele local, de forma clara e com acesso fácil ao material de trabalho;
2. Oferecer uma programação diária visível, para que o aluno tenha previsibilidade das tarefas previstas para serem executadas durante o dia, fazendo uso de comunicação alternativa;
3. Oferecer rotinas que possibilitem um entendimento sobre o que está ocorrendo, para propicar mais confiança para a pessoa com autismo.
Considere as 2 (duas) afirmativas a seguir:
a) Os alunos com autismo não devem participar das aulas de natação de uma academia.
b) É mais seguro encaminhá-los a instituições especializadas para que sejam atendidos por professores adequadamente preparados para lidar com autismo.
A esse respeito, pode-se concluir que:
		
	
	
	 
	as duas afirmações são falsas.
	 2a Questão (Ref.: 201607333419)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a acessibilidade de pessoas com deficiência visual total na escola, segundo as orientações do Ministério da Educação, é essencial, dentre outras adaptações, a utilização de pisos táteis. Sabendo-se que existem os de caráter DE ALERTA e DIRECIONAL podemos afirmar sobre eles que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Devem ser usados para orientar a pessoa cega e permitir locomoção autônoma no ambiente;
	 3a Questão (Ref.: 201607474339)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Você é o professor de Educação Física em uma escola da rede municipal de ensino e atua no ensino fundamental com o 1º. e 2º. segmentos. Lucas acaba de ser matriculado na turma do 6º. ano (alunos entre 11 e 12 anos) e apresentou um laudo com o seguinte diagnóstico: DEFICIÊNCIA AUDITIVA SENSÓRIO-NEURAL, CONGÊNITA, BILATERAL, PROFUNDA. Diante desse quadro, e considerando as limitações que esta deficiência normalmente impõe, podemos afirmar que a realização de brincadeiras como pique-pega com apoio em um dos pés (pique-saci) e queimado podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento de 4 (quatro) habilidades motoras no jovem Lucas e em todos os demais colegas de sua turma. Quais são elas? A) noções do corpo B) autoestima C) praxia fina D) dominância lateral E) equilíbrio estático F) equilíbrio dinâmico G) velocidade de reação H) comunicação verbal I) velocidade de deslocamento
		
	 
	A, B, C, G
	 
	D, E, F, G
	 
	E, F, H, I
	 
	A, B, H, I, J
	 
	E, F, G, I
		
	 4a Questão (Ref.: 201608301985)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Diversos recursos materiais e metodológicos podem ser utilizados adequadamente para o atendimento às pessoas com deficiência propiciando a inclusão na prática de exercícios físicos e atividades esportivas. Assinale a opção que contemple adequações necessárias para as pessoas com deficiência física:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	rampas e elevadores de acesso
		
	 5a Questão (Ref.: 201607335288)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As deficiências são identificadas pelas características manifestas nas suas diferentes formas em relação a um certo padrão de normalidade. As características de baixa estatura, boca pequena, lábios finos, deficiências no equilíbrio corporal, hipotonia muscular, língua protusa e fissurada e instabilidade atlanto-axial são características comuns as pessoas com que tipo de deficiência?
		
	
	
	 
	Síndrome de Down

Continue navegando