Buscar

AV PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0362_AV_201102166405 » EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201102166405 - ISABEL CRISTINA MARQUES PIRAJA
	Professor:
	BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
	Turma: 9007/AF
	Nota da Prova: 3,5        Nota de Partic.: 1,5        Data: 22/11/2014 14:11:42
	
	 1a Questão (Ref.: 201102339978)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Explique a afimação: ¿Apesar de ter sofrido transformações, o trabalho ainda mantém a centralidade e é ontologicamente decisivo no processo de formação e circulação de bens e riquezas materiais e/ou imateriais e na nossa condição de humanidade.¿
		
	
Resposta: No periodo Feudal o trabalho era muito discriminado para todos ... Era só previlegios de poucos estudar e trabalhar no periodo de hoje o trabalho é um dos principais meios de sobrevivencia do individuo na sociedade pois tudo gira em cima dele.
	
Gabarito: O trabalho, como atividade fundamental da vida humana, existirá enquanto existirmos. O que muda é a natureza do trabalho, as formas de trabalhar, os instrumentos de trabalho, as formas de apropriação do produto do trabalho, as relações de trabalho e de produção. Ao longo da história, aconteceram transformações e alguns homens se apoderaram da força de trabalho de outros homens, dando origem à face alienada do trabalho: foi assim no escravismo, na servidão e é assim atualmente, no capitalismo. Esta alienação tem um caráter duplo: exploração do trabalho alheio que gerava riqueza, riqueza que era alienada ao trabalhador. Mas o trabalho ao mesmo tempo em que é exercido de forma alienada, ele também pode ser libertador, uma vez que só por ele conseguimos gerar bens (materiais e imateriais) e imprimir valor a estes bens. Independente de qualquer questão, não se pode esquecer a sua dimensão humana. Alienado ou não, o trabalho é uma característica humana. ¿O trabalho tem uma dimensão ontológica, ou seja, ele está enraizado na existência dos homens, de tal maneira que, sem ele, nem homens nem história existiriam¿. ¿O trabalho é a fonte de toda riqueza. A natureza fornece os materiais que ele converte em riqueza. O trabalho é a condição básica e fundamental de toda a vida humana. E em tal grau que, até certo ponto, podemos afirmar que o trabalho criou o próprio homem.¿
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102294270)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(UFPI) Na transição do feudalismo para o capitalismo, tivemos:
		
	
	a mudança de uma sociedade de castas para uma sociedade estamental, onde a mobilidade social era definida pela tradição familiar.
	 
	a transformação de uma sociedade estamental, com fraca mobilidade vertical e posições sociais pela origem de nascimento, para uma sociedade de classes com grande mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico.
	
	a desorganização de uma sociedade patriarcal, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade social.
	
	a passagem de uma sociedade de classes para uma sociedade de castas fundada no pensamento liberal.
	
	a transformação de uma sociedade de classes, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102301043)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as causas apontadas pelos economistas para a crise do Estado de Bem-estar Social, iniciada nos primeiros anos da década de 1970, qual dela não está correta.
		
	
	Os gastos dos Estados com as políticas sociais.
	
	Avanço tecnológico dos meios de produção.
	 
	O enfraquecimento dos sindicatos.
	
	Aumento do nível de escolaridade.
	
	A estagnação da economia (baixos índices de crescimento).
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102754695)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A escola, na perspectiva neoliberal, é vista como uma mercadoria que deve ser produzida de forma rápida e eficiente. A escola deve ser pensada e projetada como uma instituição prestadora de serviços sob a ótica empresarial, devendo adotar os princípios de eficácia para obter liderança no mercado. De acordo com os neoliberais, algumas estratégias devem ser adotadas para possibilitar que a escola assuma o seu papel na sociedade e possa garantir o desenvolvimento econômico dos países subdesenvolvidos, a saber: I as escolas devem estabelecer mecanismos de controle e avaliação da qualidade e produtividade serviços educacionais II. a produção educacional deve se submeter às necessidades do mercado de trabalho. III. as escolas devem se recusar a utilizar os critérios de administração adotados nas empresas IV. a escola deve garantir a empregabilidade dos indivíduos A alternativa que indica o conjunto das estratégias que devem ser adotadas pelas escolas de acordo com o neoliberalismo é:
		
	 
	I, II
	 
	II, III, IV
	 
	I, II, III
	 
	III, IV
	 
	I, II, IV
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102294275)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No século XVIII surge na França a teoria econômica fisiocrática, proposta originariamente pelo médico Quesnay. A Fisiocracia criticava o mercantilismo colbertista e sustentava que a origem da riqueza nacional se encontrava no setor...
		
	
	comercial.
	 
	agrícola.
	
	extrativista.
	
	financeiro.
	 
	industrial.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102294571)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo a teoria da acumulação do capital de Marx, não basta que o capital se apodere do processo de trabalho, e apenas alongue sua duração. O capital tem de ... "revolucionar as condições técnicas e sociais do processo de trabalho, portanto o próprio modo de produção, a fim de aumentar a força produtiva do trabalho, [e] mediante o aumento da força produtiva do trabalho reduzir o valor da força de trabalho e, assim, encurtar parte da jornada de trabalho necessária para a reprodução deste valor."(MARX, Karl. O Capital. SP: Abril Cultural. 1984, p. 251). Na passagem acima, Marx identifica uma das características centrais do modo de produção capitalista. 
Marque a opção correta:
		
	 
	Redução progressiva da importância da mais-valia relativa devido à introdução de máquinas.
	
	Elevação constante da mais-valia absoluta decorrente do prolongamento da jornada de trabalho.
	 
	Redução do tempo de trabalho socialmente necessário para a produção, através da introdução de progresso técnico.
	
	Redução progressiva na taxa de lucro, decorrente da modificação contínua dos processos produtivos.
	
	Tendência à pauperização absoluta da classe trabalhadora por efeito da introdução de progresso técnico.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102306692)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O animal se confunde com sua atividade vital. De modo diferente, o homem não se confunde com sua atividade vital.  O homem age de forma teleológica, ele elabora mentalmente seu trabalho, realizando uma ação antecipatória. Assim, é possível dizer que, para o homem, a atividade vital é:
		
	 
	consciência
	
	manutenção
	
	imaginária
	
	 ideológica
	
	realista
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102754686)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A teoria do capital humano afirma que o indivíduo investindo em educação, em capital humano, poderá aumentar sua renda. Assim, o capital humano se forma pelo investimento em escolaridade. O fator humano seria determinado pelo conjunto de anos de escolaridade. Mas as pesquisas mostram que tanto o acesso à escola, quanto o nível escolar e os diferentes tipos de desempenho escolar são determinados pelos fatores socioeconômicos (família, nutrição, renda familiar, características ambientais, etc). Ao analisarmos criticamente o texto anteriormente descrito, é possível identificar a seguinte característica da teoria do Capital Humano, que decorre de seu caráter ideológico:
		
	 
	circularidade
	
	versatilidade
	
	mobilidade
	
	dualidadeempregabilidade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102339958)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Para caracterizar as formações sociais e analisar sua evolução, Marx construiu a categoria modo de produção. Ela permite entender como os homens concretamente se produzem pelo trabalho e como historicamente as relações sociais de produção variam. Para o autor, modo de produção é a maneira que cada sociedade se organiza para garantir a produção das suas necessidades materiais. Explique o significado da categoria modo de produção.
		
	
Resposta: Modo de Produção são os meios como uma sociedade se organizar para produzir o seus modos de vida e de trabalho.
	
Gabarito: O modo de produção é dado pela articulação entre as forças produtivas e as relações sociais de produção. Forças produtivas são os elementos que modificam a natureza no processo de produção dos bens materiais. Compreendem os meios de produção (capitais, terras, matérias-primas, ferramentas e equipamentos) e a força de trabalho (os trabalhadores e os métodos e técnicas que eles utilizam para produzir). Relações sociais de produção são as relações que os homens estabelecem entre si para produzir sua existência.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102290096)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na sociedade moderna e capitalista fica evidente que a prática educativa é uma prática política por ser determinada pelas relações de poder vigente, bem como, por produzir outras. Portanto, não podemos deixar de considerar que os espaços de convivência e formação humana são espaços de conflitos e contradições, ou seja, de relações de poder que ora se assemelham e ora se diferenciam em sua dinâmica. Assim, podemos compreender que o ensino como prática pedagógica intencional e sistemática necessita de:
I - uma organização específica, ou seja, de um rigoroso planejamento.
II - uma participação efetiva dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
III - um planejamento individualizado por parte do professor, tendo em vista que sua prática decorre exclusivamente de sua formação.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente o enunciado I está correto
	 
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos

Continue navegando