Buscar

Liberdade próvisoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CRIMINAL DA CAPITAL
APF nº...
ALBERTO, já qualificado no APF em epígrafe, por seu advogado regularmente constítuido consoante procuração em anexo, vêm respeitosamente perante Vossa Excelência, com fundamento nos arts. 5º, LXVI da CF e 310, III e 321 e ss do CPP.
LIBERDADE PROVISÓRIA
pelos fatos e fundamentos que passa a expor:
DOS FATOS:
O requernte e Benedito foram presos em flagrante por agentes policiais do 4º Distrito Policial da Capital, na posse de um automóvel marca Fiat, Tipo Uno, que haviam acabado de furtar. O veículo quando da subtração, encontrava-se estacionada regularmente em via pública da Capital. O Dr. Delegado de Polícia que presidiu o Auto de Prisão em Flagrante capitulou os fatos como incursos no artigo 155, § 4º, IV, do Código Penal. Motivo pelo qual não arbitrou fiança, determinando o recolhimento de ambos ao cárcere e entregando-lhes nota de culpa. A cópia do Auto de Prisão em Flagrante foi remetida pelo juiz da 4ª Vara Criminal da Capital,o requerente reside na Capital, é primário e trabalhador.
DOS FUNDAMENTOS:
Cuida-se a hispótese de prisão em flagrante desnecessária vez que ausentes os requisistos do art. 312, do CPP, que trata da prisão preventiva.
Como sábido, o processo penal é norteado pelo princípio da presunção de inocência. Desta forma toda e qualquer prisão cautelar só pode ser decretada ou mantida quando absolutamente necessária.
Consoante supracitado os requisitos para decretação da prisão preventiva não estão presentes. Trata-se o requerente primário, com bons antecedentes, residência fixa e emprego certo, nada indicando que em liberdade poderá reiterar a conduta, comprometendo a credibiidade da justiça, prejudicar a lheta de prova ou de frustar a aplicação da lei penal.
Ademais, importante ressaltar que trata-se de crime sem violência ou grave ameaça a pessoa.
Por fim vale ressaltar o princípio da homogeniedade das prisões cautelares. Em caso de eventual condenação, não haverá pena corporal privativa de liberdade.
DO PEDIDO:
Ante tais razões espera respeitosamente de Vossa Excelência a conveção de liberdade próvisoria em favor do requerente expendindo-se de imediato, o competente alvará de soltura.
Nestes termos, Pede deferimento.
Niterói, 11 de Setebro de 2017.
OAB/UF

Outros materiais