Buscar

ATIVIDADE DIAGNÓSTICA 1 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
ATIVIDADE DIAGNÓSTICA 1 CÓDIGO 1895012
GABARITO (1A,2A,3A,4A) 
1)
Cada nova tecnologia traz (ou acarreta) profundas transformações sociais, culturais, políticas e civilizatórias. Os meios geram ambientes que moldam os tipos de sociedades e as formas de vida, com conseqüências marcantes na cultura e nas formas de sociabilidade.
SILVEIRA, Fabricio. A Galáxia de McLuhan. Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/viewFile/ver.2011.25.59.06/461. Acesso em: 28 Fev. 2018, p. 134.
Com base no fragmento acima sobre a emergência de novas tecnologias, assinale a alternativa correta:
a)
A criação de uma tecnologia visa atender a um fim específico da sociedade, ou seja, sanar algum problema.
Alternativa assinalada
2)
A inclusão digital é um dos caminhos para atingir a inclusão social. Por meio dela, as camadas mais carentes da população podem se beneficiar com novas ferramentas para obter e disseminar conhecimento, além de ter acesso ao lazer, à cultura e melhores oportunidades no mercado de trabalho. Assim, os programas de inclusão digital são ações que ajudam a democratizar o acesso às novas tecnologias, levando computadores, conexão de internet e cursos de formação às populações mais necessitadas.
BRASIL. Programa de inclusão digital. 2014. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2010/01/programa-de-inclusao-digital-2. Acesso em: 28 Fev. 2018.
Com base no exposto acima sobre os projetos de inclusão digital do Ministério da Educação, assinale a alternativa que a apresenta o significado correto para a sigla UCA.
a)
Um Computador por Aluno.
3)
No percurso histórico da ciência diferentes lentes foram utilizadas para fenomenalizar a natureza e construir conhecimentos. Essa construção se estabeleceu de forma peculiar nos diferentes contextos históricos e comunidades científicas de cada época, sendo caracterizada por métodos distintos de se fazer ciência. Esses métodos foram observados e discutidos por vários filósofos da ciência contemporânea, que, ao descrevê-los, deixaram transparecer seus posicionamentos e suas lentes para a observação do universo.
RAMOS, F. P; DANHONI, M. C; CORAZZA, M. J. Os paradigmas da ciência moderna e pós moderna e as concepções de professores-pesquisadores. VII Empec. Florianópolis, Nov. 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/6.... Acesso em: 20 Fev. 2018.
De que forma o paradigma moderno da ciência incidiu sobre a educação?
a)
Na atuação de professores mediadores do conhecimento.
4)
É por meio da aprendizagem colaborativa, que o aluno é capaz de estabelecer um paralelo daquilo que já conhece com o conhecimento que está sendo construído, participa ativamente e dessa forma consolida, amplia e formula suas próprias respostas. É profícuo esclarecer a importância de o professor oferecer atividades que aproximem o modo de fazer com sua realidade e é dentro desta perspectiva colaborativa que os alunos buscam objetivos e trabalham em grupo para alcançá-los.
SILVA, A. S; CÔRREA, A. M.; SILVA, K. C; MOURA, M. A; SILVA, M. D.Ecossistemas educomunicativos: o "blog" como ferramenta educomunicativa. XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Uberlândia MG, 2015. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2015.... Acesso em: 28 Fev. 2018.
Com base no contexto apresentado acima, qual deve ser o papel do docente?
a)
Deve ser orientador e mediador emocional, intelectual e comunicacional.

Outros materiais