Buscar

Higiene e Legislação dos Alimentos - simulado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201609392206)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As práticas utilizadas no preparo do alimento até a venda para o consumidor, com o objetivo de evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados é caracterizada como:
		
	
	Boas práticas de manipulação de Nutrientes
	
	Boas práticas de comercialização de Alimentos
	
	Boas práticas de Fabricação de Alimentos
	 
	Boas práticas de manipulação de Alimentos
	 
	Boas práticas de preparo de Alimentos
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201609280460)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visam a proteção da integridade física e mental do trabalhar, logo qual das alternativas abaixo NÃO representa uma atuação da higiene de trabalho:
		
	 
	Jornada de trabalho adequada individualmente conforme capacidade física de cada trabalhador
	
	Iluminação e ventilação adequada
	
	Relações de trabalho agradáveis, a fim de reduzir danos causados por estresse
	
	Equipamentos adequados, utilizando-se os princípios ergonômicos
	
	Através da atuação médica, na prevenção de doenças
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201608407343)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para a multiplicação bacteriana em alimentos, uma condição de alto risco são os alimentos com
		
	
	cozimento a temperatura de 72 ºC no centro geométrico.
	
	pH < 4,0.
	
	alto teor de açúcar.
	
	atividade aquosa inferior a  0,75.
	 
	alto teor de proteínas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201609356241)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Germano e Germano (2011), o controle higiênico e sanitário dos alimentos constitui fator preponderante para a prevenção das doenças de origem alimentar e relevante fator de desenvolvimento social. Stangarlin (2008) afirma que as refeições realizadas fora do domicílio vêm aumentando em razão das dificuldades impostas pelos longos deslocamentos e pelas jornadas de trabalho extensas, fazendo com que os serviços de alimentação se tornem uma alternativa para a realização da refeições. Nos estabelecimentos que oferecem esse serviço, rigorosas práticas higiênicas no preparo são essenciais para garantir a produção de um alimento seguro (CHOUMAN et al., 2010). Considerando-se a necessidade de ações de controle sanitário na área de alimentos visando à proteção da saúde do consumidor, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada ¿ RDC n.º 216, de 15 de setembro de 2004, as Boas Práticas para os Serviços de Alimentação (BPSA) (BRASIL, 2004). As BPSA são procedimentos necessários para garantir a qualidade sanitária dos alimentos e representam uma importante ferramenta para garantir a qualidade do produto final (MARTINS et al., 2011). Diante dessa realidade, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou em novembro de 2008 a Norma Brasileira (NBR) n.º 15635, exclusiva para serviços de alimentação e baseada na RDC n.º 216/2004, pela qual especifica os requisitos de BPSA e dos Controles Operacionais Essenciais (COEs) a serem seguidos para que esses estabelecimentos possam comprovar que produzem alimentos em condições higiênico-sanitárias adequadas para o consumo (ABNT, 2008). De acordo com o contexto acima exposto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
		
	
	De acordo com a CVS 5, de 09 de abril de 2013, desinfecção é a operação que compreende duas etapas: limpeza e higienização. Limpeza corresponde a operação de remoção de sujidades, substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis à qualidade do alimento, tais como terra, poeira, resíduos alimentares, gorduras, entre outras. E higienização consiste na operação por método físico e/ou químico, de redução parcial do número (a um nível que não comprometa a segurança do alimento) de microrganismos patogênicos ou não, situados fora do organismo humano e não necessariamente matando os esporos.
	
	Segurança alimentar e nutricional é o termo usado para se referir à prática de medidas que permitam o controle da "entrada" de qualquer agente que promova risco à saúde ou integridade física do consumidor. Portanto, ela é consequência do controle de todas as etapas da cadeia produtiva, desde o campo até a mesa do consumidor.
	
	Controle sanitário consiste em ações que visam melhorar os processos e atribuir segurança na preparação dos alimentos. Controle de contaminação.
	 
	Todas as alternativas acima são incorretas.
	
	Controle higiênico consiste em ações que visam melhorar a higiene como um todo. Boas práticas com procedimentos de higiene ambiental, pessoal e preparação dos alimentos. Controle de sobrevivência e multiplicação dos perigos biológicos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201609431898)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) indistintamente, são referidas como envenenamentos alimentares. Com relação aos envenenamentos alimentares de origem biológica pode-se dizer que as intoxicações
		
	
	São veiculadas apenas por produtos de origem animal.
	
	Resultam da ingestão de células microbianas intactas presentes no alimento.
	 
	Dificilmente diferenciam-se das infecções no início de uma manifestação clínica de um quadro gastroentérico.
	
	Resultam da ingestão de uma endotoxina secretada por células microbianas.
	
	Quando são de origem alimentar, os micro-organismos invadem o intestino e outras estruturas do hospedeiro.

Continue navegando