Buscar

aula 7 gestão de beneficios

Prévia do material em texto

Ref.: 201704146141
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	No caso de se oferecer serviço próprio de alimentação aos funcionários, as dietas para diabéticos, hipertensos, obesos, alta taxa de colesterol, triglicerídeos e problemas gástricos são importantes, pois:
		
	 
	Garante ao Setor de Medicina do Trabalho um melhor controle sob a saúde dos funcionários.
	
	Dá a oportunidade aos funcionários de se exercitarem em uma academia.
	
	Reduz os gastos com o SUS
	
	Possibilita ao Setor de Medicina do Trabalho controlar o nível de estresse dos funcionários.
	
	Não contribui em nada com a saúde dos funcionários.
	
Explicação:
Principalmente para aqueles trabalhadores que apresentam exames laboratoriais com taxas bem acima do desejável.
	
	 
	Ref.: 201703524035
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para inscrever-se no PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador, a empresa deverá:
		
	
	encaminhar o formulário próprio para a Secretaria do Bem Estar da cidade onde está localizada.
	
	encaminhar o formulário próprio para a Secretária de Saúde do seu Estado.
	 
	encaminhar o formulário próprio para ao Ministério do Trabalho, conforme modelo oficial adquirido na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.
	
	encaminhar o formulário próprio para a Secretaria de Fazenda do seu Estado.
	
	encaminhar o formulário próprio para a Junta Comercial do seu Estado.
	
Explicação:
Para cadastrar-se no PAT, a pessoa jurídica deve apresentar e registrar formulário junto ao ECT ou enviar via internet constante no "site" do MTE (www.mte.gov.br), mantendo o comprovante de postagem da agência ou o comprovante de adesão via internet. Estes documentos têm validade por prazo indeterminado. 
	
	 
	Ref.: 201704281269
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quais são as 03 (três) principais formas de operacionalizar a Assistência à Alimentação do Trabalhador no local de trabalho?
		
	
	Cooperativa de consumo, vale alimentação e refeição transportada
	
	Vale refeição, refeitório próprio e refeição transportada
	 
	Refeitório próprio, refeitório terceirizado e refeição transportada
	
	Cesta básica, refeitório próprio e refeitório terceirizado
	
	Vale alimentação, vale refeição e cantina
	
Explicação:
Isso porque a alimentação fornecida ao trabalhador está disponível dentro da organização, pois o empregado não precisa sair da empresa para se alimentar.
	
	 
	Ref.: 201703722187
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Criado pela Lei Nº 6.321, de 14/4/1976, e regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14/1/1991, o PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador, incentiva e prioriza a alimentação dos trabalhadores. Em decorrência disto, quais são vantagens do referido benefício para o trabalhador, empresa e, também, para o governo?
		
	
	Trabalhador: melhora as condições nutricionais e de qualidade de vida, aumenta a capacidade física, a resistência à fadiga e a doenças, reduz os riscos de acidentes de trabalho. Empresa: aumenta a produtividade e a integração entre trabalhador e empresa, gera bem-estar social e a rotatividade, isenta de encargos sociais sobre o valor da alimentação fornecida, incentivo fiscal (dedução no imposto de renda devido) e o Governo: reduz as despesas na área da saúde, aumenta a atividade econômica e gera bem-estar social.
	
	Trabalhador: reduz as despesas na área da saúde, aumenta a capacidade física, a resistência à fadiga e a doenças, reduz os riscos de acidentes de trabalho. Empresa: aumenta a produtividade e a integração entre trabalhador e empresa, reduz o absenteísmo e a rotatividade, isenta de encargos sociais sobre o valor da alimentação fornecida, incentivo fiscal (dedução no imposto de renda devido) e o Governo: melhora as condições nutricionais e de qualidade de vida, aumenta a atividade econômica e gera bem-estar social.
	 
	Trabalhador: melhora as condições nutricionais e de qualidade de vida, aumenta a capacidade física, a resistência à fadiga e a doenças, reduz os riscos de acidentes de trabalho. Empresa: aumenta a produtividade e a integração entre trabalhador e empresa, reduz o absenteísmo e a rotatividade, isenta de encargos sociais sobre o valor da alimentação fornecida, incentivo fiscal (dedução no imposto de renda devido) e o Governo: reduz as despesas na área da saúde, aumenta a atividade econômica e gera bem-estar social.
	
	Trabalhador: melhora as condições nutricionais e de qualidade de vida, aumenta a capacidade física, a resistência à fadiga e a doenças, reduz os riscos de acidentes de trabalho. Empresa: aumenta a atividade econômica e a integração entre trabalhador e empresa, reduz o absenteísmo e a rotatividade, isenta de encargos sociais sobre o valor da alimentação fornecida, incentivo fiscal (dedução no imposto de renda devido) e o Governo: reduz as despesas na área da saúde, aumenta a produtividade e gera bem-estar social.
	
	Trabalhador: melhora as condições nutricionais e de qualidade de vida, aumenta a capacidade física, a resistência à fadiga e a doenças, reduz os riscos de acidentes de trabalho. Empresa: aumenta a produtividade e a integração entre trabalhador e empresa, reduz o absenteísmo e a rotatividade, isenta de encargos sociais sobre o valor da alimentação fornecida, reduz o absenteísmo e o Governo: reduz as despesas na área da saúde, aumenta a atividade econômica e incentivo fiscal (dedução no imposto de renda devido).
	
	 
	Ref.: 201703661165
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador incentiva e prioriza a alimentação dos trabalhadores de baixa renda. Quais são as vantagens do PAT para a empresa?
		
	
	Aumenta a atividade econômica.
	
	Desconto parcial de encargos sociais sobre o valor da alimentação
	
	Elimina o absenteísmo e a rotatividade.
	 
	Aumenta a produtividade e a integração entre trabalhador e empresa.
	
	Incentivo fiscal (dedução no imposto tributário).
	
	 
	Ref.: 201703524032
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No tocante à alimentação:
		
	
	As dietas também não são muito importantes, especialmente para funcionários diabéticos, hipertensos, obesos, com alta taxa de colesterol ou com problemas gástricos.
	
	Não ajuda a modificar hábitos alimentares.
	
	Não é importante instalar um refeitório capaz de proporcionar uma perfeita integração dos funcionários.
	
	É muito importante que as empresas não promovam campanhas de educação alimentar.
	 
	É muito importante que as empresas promovam campanhas de educação alimentar.
	
Explicação:
Na realidade as empresas que fornecem vale refeição devem exigir do fornecedor do vale que promovam essa campanha de educação alimentar. Muitas já possuem esse programa.
	
	 
	Ref.: 201703694536
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A refeição na empresa visa garantir o padrão adequado de alimentação que proporcione o bem estar e qualidade de vida aos trabalhadores, contribuindo também para o aumento da produtividade e imagem da empresa. Entre as opções a seguir, qual opção melhor representa as exigências que são feitas em relação ao referido serviço?
		
	
	Padrões de higiene assegurados;
	 
	Todas as opções estão corretas;
	
	Refeição balanceada e cardápios adequados às atividades dos empregados;
	
	Atendimento diferenciado para dietas específicas e pratos leves;
	
	Condições de preparo, sabor e apresentação adequados;
	
Explicação:
As condições apresentadas nas opções de respostas estão previstas no Programa de Alimentação do Trabalhador.
	
	 
	Ref.: 201704065908
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	DeCenzo, David A. e Robbins, Stephen Paul (2001), apontam que - [...] há indicações que aausência de benefícios e de serviços adequados para os empregados contribui para a insatisfação geral, absenteísmo e rotatividade crescente. - Sendo assim, o PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador, criado pela Lei Nº 6.321, de 14/4/1976 e regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14/1/1991, incentiva e prioriza a alimentação de quais trabalhadores?
		
	 
	Incentiva e prioriza a alimentação dos trabalhadores de baixa renda, (até cinco salários mínimos mensais).
	
	Incentiva e prioriza a alimentação dos trabalhadores de baixa renda, (até seis salários mínimos mensais).
	
	Incentiva e prioriza a alimentação dos trabalhadores de baixa renda, (até dois salários mínimos mensais).
	
	Incentiva e prioriza a alimentação dos trabalhadores de baixa renda, (até três salários mínimos mensais).
	
	Incentiva e prioriza a alimentação dos trabalhadores de baixa renda, (até quatro salários mínimos mensais).

Continue navegando