Buscar

Matemática Aplicada

Prévia do material em texto

O Monge e o Executivo
Resumo de O Monge e o Executivo
O narrador do livro é John Dailly, um executivo bem sucedido, casado, com dois filhos e técnico voluntário do time de beisebol, que tem uma vida aparentemente perfeita e controlada. Tudo começa a mudar quando um movimento sindical agita os funcionários de sua empresa, fazendo com que a liderança de John seja posta a prova. E em casa, as coisas também não andam bem, com constantes reclamações da esposa e insubordinação dos filhos.
Diante desse quadro, John percebe que seu mundo ao redor começa a sair de seu controle e é sua mulher que o incentiva a conversar com o pastor da igreja para pedir conselhos. Como sugestão para encontrar respostas as suas perguntas, o pasto indica o retiro no mosteiro João da Cruz, pelo do lago Michigan.
Em paralelo entre o controle total e as situações de falta de domínio, John Dailly tem um sonho recorrente cuja mensagem é sempre a mesma: “Ache Simeão e ouça-o”. O sonho é tão marcante que John passa ser perseguido pelo nome, em diversas situações inusitadas ao longo de sua vida.
Mesmo com muita resistência e questionamentos, John decide ir ao retiro e se entusiasma em conhecer um dos frades do local, o lendário Len Hoffman, um grande executivo que largou tudo para viver uma vida monástica. Recebido por Padre Peter, John se surpreende em descobrir que Hoffman havia recebido outro nome para se tornar monge, e que era Simeão.
Hoffman ou Simeão era o responsável pelo curso de liderança ao qual John Dailly participaria e logo no início começa a receber aulas sobre liderança, poder e autoridade, como lidar com as mudanças de paradigma do mundo atual e os motivos pelos quais se deve exercer a autoridade. Ao abordar questões como sacrifício, amor, bondade, respeito e paciência, Simeão coloca aos alunos o papel do líder em fazer escolhas conscientes e muitas vezes difíceis e que envolvem o bem estar das pessoas as quais lidera.
Ele demonstra que o líder não faz o que sente e sim o que deve ser feito. Como detestar uma pessoa e mesmo assim agir com amor com ela, trazendo um ambiente saudável e respeitoso para que todos possam se desenvolver plenamente.
Como o pensamento influencia o comportamento, o comprometimento de amar e se doar deve fazer parte de ambos, para que seja posto em prática voluntariamente, causando profunda transformação a quem lidera e aos liderados.
Nesse caminho, Simeão também apresenta que quando o líder direciona seus esforços e os recursos possíveis para algo ou alguém por um tempo, sentimentos positivos começam a ser criados e cada vez mais reforçados, aprimorando as ações. A doação e o amor ao que está sendo realizado, as pessoas que estão partilhando dessas ações, são capazes de quebrar egoísmos e os muros que separam as pessoas em seus mundos individuais.
Dentre os exemplos citados no curso de Simeão, há as recompensas ao final de cada etapa. A alegria do resultado positivo, a comemoração e a satisfação de ter contornado os obstáculos em equipe já é uma grande recompensa que precisa ser valorizada pela liderança.
Simeão apresenta a John que o líder de hoje não é quem sabe mandar e sim aquele que sabe delegar, investindo para que as pessoas deem o melhor de si. A doação por uma causa não é boa apenas para uma empresa, mas para a pessoa que se doa. Ela direciona suas energias a algo que acreditam e buscam superações individuais em prol do coletivo.
O líder de hoje não é apenas um técnico de beisebol, mas sim um sábio, atento a todas as alterações, mudanças e transformações do mundo e ao redor, servindo como pilar para o desenvolvimento da equipe.
Comentários do Aluno: 
A liderança proposta pelo livro O Monge e o Executivo é a de servidora e não de autoritária. O poder e o autoritarismo são discutidos desde o início, através dos personagens de Simeão e John Daily.
É possível identificar nas empresas vários tipos de liderança como a austera, a democrática, carismática e autocrática, que vão surgindo em grande velocidade no mundo atual. Elas vão surgindo com os modismos e com o auto índice de especialistas que nem sempre são tão preparados e bem sucedidos quanto parecem. No meio de tantas opções, o executivo questiona qual delas é o melhor caminho para sua empresa, que precisa estar muito bem preparada para superar a concorrência e a si mesmo.
No livro, o autor propõe a liderança servidora, baseada em princípios cristãos e que já foi testada por milhares de pessoas em todo o mundo. O sucesso do livro e do autor em suas palestras indica que ela é bem sucedida, gerando opiniões bastante entusiasmadas de grandes executivos de multinacionais.
O grande influenciador de pessoas e que é o personagem principal do livro, mesmo que não tenha uma participação efetiva é Jesus Cristo. Afinal, foi baseado em seus ensinamentos que o Monge e o Executivo foi escrito e repassado pelo personagem Len Hoffman ou Simeão.
Sem entrar em questões religiosas em si, apenas na filosofia, o autor propõe uma análise sobre a liderança exercida por Jesus, que é mantida e reforçada até os dias de hoje. Com parábolas, Jesus mostrava aos seus discípulos e seguidores que era possível e importante se superarem para cumprir as tarefas propostas. Não usava de parcimônia para elogiar ou repreender quando necessário, mostrando a importância de pontuar as ações de seus colaboradores para que possam aprimorá-las e incentivá-las.
A relação entre poder e autoridade é abordado no livro como a forma que nos apresentamos às pessoas. A diferença básica entre as duas ações é de que o poder é a coação por força ou cargo, para que alguém realize uma tarefa e autoridade é o oposto: a influência de pessoas para que elas se entreguem ao mesmo objetivo com garra. Jesus liderava com autoridade nata através do diálogo, sem em momento algum exercer o seu suposto direito ao poder sobre quem o ouvia.
Mas mesmo que o líder seja baseado em servir e exerça sua autoridade e não o poder, ele pode e deve usar o sim ou não quando necessário. Em geral essa questão é definida entre as relações entre desejo e necessidade, onde o ego do desejo pode se sobrepor ao da necessidade. Esse ponto pode ser crucial entre as relações profissionais, inclusive para o líder.
Por fim, a relação entre servir e escravizar é bem pontuadaem o Monge e o Executivo. O escravo não questiona e nem pode fazê-lo, ele apenas cumpre o que lhe é designado mesmo que lhe seja hostil. Mas servir é atender as necessidades com autoridade, baseado na compreensão dos envolvidos. A gravidade do que é ser escravo faz com que a servidão seja vista de um jeito equivocado, diminuindo seu valor.
O líder servidor foca nas tarefas que precisam ser exercidas e na melhor forma que os colaboradores possam agir para todos atingirem seus objetivos. Ele desenvolve as relações profissionais baseados na colaboração e entrega, buscando sempre atender as necessidades coletivas e individuais dentro da estrutura formada, para que todos consigam realizar as atividades com entusiasmo e sucesso, e com o amor como base das ações e relações, proporcionando envolvimento não só físico como mental e espiritual de cada peça formadora da engrenagem humana da empresa.
Quem disse que os elefantes não dançam?, de Louis V. Gerstner
Contabilidade Tributária, de Gustavo Oliveira
Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés
"Durante a carreira no mundo empresarial, a pessoa pode ter de enfrentar situações que se parecem com a sobrevivência em uma selva: defender-se de predadores, abandonar ideias passadas e amadurecer. Esse percurso deve ser feito com cuidados que são essenciais a todos, mas, especialmente, à mulher, que sofre mais barreiras e dificuldades para se impor na profissão. O livro é um excelente alerta e chamado à realidade e mostra como o amadurecimento é um caminho a ser trilhado de maneira cuidadosa, mas firme, para a vida."
Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional, de Roger S. Pressman
"Eu tenho como sugestão e até como um livro de cabeceira para quemé da área de TI. É o livro do Roger Pressman, que já está na 7º Edição, eu uso desde a minha época da especialização em engenharia de software no ano de 2000, é atualizado com frequência e serve tanto para alunos de graduação quanto para profissionais de TI.
Seu nome é Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional, é um livro em que diversos assuntos relacionados a TI são abordados de forma simples, possibilitando ao leitor conhecer as várias etapas do processo de engenharia de software, passando por modelagem e arquitetura, gestão de projetos e gestão da qualidade, incluindo os conceitos iniciais de UML e orientação a objetos."
Almir Meira Alves, coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Produção 2.0. da FIAP
A Startup Enxuta - Como Os Empreendedores Atuais Utilizam a Inovação, de Eric Ries; Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor No Brasil, de Silvio Meira; Project Management Body of Knowledge, do Instituto PMI; Gerenciamento Ágil de Projetos - Aplicação em Produtos Inovadores, de Daniel Capaldo Amaral
"Os dois primeiros livros são indicados para os profissionais com perfil empreendedor, que desejam empreender como empresários ou como empreendedores internos em empresas de tecnologia. Os dois livros ensinam como empreender com rapidez, planejamento e baixo investimento inicial.
Os dois últimos livros falam sobre a arte do gerenciamento de projetos. Todo profissional de TI deve entender seu trabalho como uma sucessão de projetos, em que ele deve conhecer, além da parte técnica, das áreas mais gerais do conhecimento em projetos, como RISCOS, CUSTOS, TEMPO, RH E COMUNICAÇÕES, entre outras áreas.
Eu diria que estes 4 livros podem ajudar o profissional de TI a ter uma visão estratégica do negócio e entender como a TI pode atender os objetivos principais do negócio, aproximando-se das áreas chaves de tomada de decisão."
 
"Big Data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana"
Viktor Mayer-Schonberger e Kenneth Kukier
Este livro apresenta uma análise reveladora da maior tendência na tecnologia e do drástico impacto que ela terá sobre a economia, a ciência e a sociedade como um todo.Big data se refere à nossa recém-descoberta capacidade de reunir grandes quantidades de informações, analisá-las num instante e chegar a incríveis conclusões. Essa abordagem pode traduzir vários fenômenos – do preço das passagens aéreas ao texto de milhões de livros – numa forma pesquisável, e usa nosso crescente poder computacional para descobrir epifanias que nunca teríamos observado. Uma revolução semelhante à Internet e talvez até mesmo à imprensa, o big data mudará a maneira como pensamos sobre os negócios, a saúde, a política, a educação e a inovação nos anos vindouros. Ele também gera novas ameaças, do fim da privacidade como a conhecemos à ideia de sermos penalizados pelo que ainda não fizemos, com base na capacidade que o big data tem de prever nosso comportamento futuro.
A obra aborda, ainda, a força dessa grande tendência que é o Big Data — recente descoberta sobre o intenso volume de dados que são gerados a cada segundo — e de que forma isso pode impactar na ciência, economia e na sociedade como um todo.
Os autores e especialistas Viktor Mayer-Schonberger e Kenneth Kukierexplicam o que é o Big Data e de que maneira isso vai alterar nossas vidas e nossa maneira de pensar, além de alertarem sobre as ameaças que geram, como o fim da privacidade, por exemplo, e o que podemos fazer para nos protegermos.
De maneira clara e surpreendente os exemplos e debates abordados vão nos inspirar 
 a querer entender ainda mais sobre a recente revolução de dados.
O PODER DOS QUIETOS
Susan Cain
Por muito tempo, as pessoas acharam que o modelo ideal de comportamento era ser extrovertido. Mas isso não é bem verdade. Bill Gates, Beyoncé, Michael Jackson, Gandhi, J. K. Rowling, Emma Watson - a lista de introvertidos famosos é enorme, e eles fizeram coisas incríveis justamente por causa de seu temperamento quieto, e não apesar dele. Com seu primeiro livro, "O poder dos quietos", Susan Cain mudou a forma como a sociedade vê os introvertidos e deu início a um grande debate mundial. Agora, ela traz seu conhecimento e sua experiência para crianças e adolescentes, focando nos desafios que eles enfrentam na escola, na vida em família, nas atividades extracurriculares e com as amizades. Incluindo depoimentos de jovens introvertidos e histórias de superação da própria autora, este livro reforça a ideia de que não há nada errado em ser mais reservado, muito pelo contrário.
Comentário do Aluno:
Com sólidos argumentos e extensa pesquisa, o livro contesta os ideais de extroversão seguidos pelo mundo e pelo mercado de trabalho — que subvalorizam os tímidos e introvertidos —, apresentando histórias reais de pessoas com essas características que conquistaram o sucesso. Barack Obama, Albert Einstein, Steven Spielberg e Bill Gates são só alguns dos exemplos de grandes profissionais considerados pessoas quietas.
Design de Navegação Web 
 James Kalbach
Sem dúvida, o pensamento sobre web design não pode se limitar à estética, devendo abranger também a funcionalidade e a otimização da experiência do usuário em sua navegação pelo site.
E é justamente esse o conceito que James Kalbach, autor do Mapping Experiences Rapidly  procura passar nesta obra. Além de ensinar várias práticas aplicáveis no desenvolvimento, ele também ensina o leitor a criar uma visão crítica sobre web design.
Steve Jobs: Biografia 
Steve Jobs (1955-2011) foi um empresário norte-americano, fundou a Apple. Criou o "Macintosh", o "iPod", o "iPhone" e o "iPad". A Apple revolucionou a indústria de computadores pessoais, os filmes de animação, o mundo da música e dos telefones celulares.
Steve Jobs (1955-2011) nasceu em São Francisco, Califórnia, no dia 24 de fevereiro de 1955. Filho do sírio Abdulfattah Jandali e Joanne Schieble, foi adotado, por Paul e Carla Jobs. Em 1972 ingressa no Reed College, em Portland, Oregon. Depois de seis meses sem condições de pagar o curso, abandona os estudos. Nesse mesmo ano conhece Stephen Wozniak, que era especialista em fazer programas e circuitos integrados. Em 1976 abrem uma fabriqueta de computadores, na garagem de sua casa na Califórnia.
Em 1976 lança o "Apple I", o primeiro computador pessoal, vendido já montado, que era apenas uma placa-mãe coberta com alguns chips e instalada em uma caixa de madeira. Em 1977 é lançado o "Apple II", que apresentava um mouse e disco rígido interno. Em janeiro de 1984 é lançado o "Macintosh" apelidado de "torradeira bege", que esquentava muito pois não tinha ventilador. Nesse mesmo ano Steve é afastado de sua própria empresa, por divergir das táticas de vendas.
Steve Jobs cria a NEXT, empresa para desenvolvimento de softwares. Depois de dez anos a NEXT é comprada pela Apple. Em 1995, Steve compra a PIXAR, companhia de computação gráfica que havia criado o filme Guerra nas estrelas. A PIXAR Animation Studios foi contratada, em 1991, pela Walt Disney Picture para fazer três longas animados. O primeiro lançado em 1995 foi Toy Story. A partir daí, vários longas e cutas-metragens foram lançados.
Steve Jobs era centralizador e explosivo. Desapegado do dinheiro, andava frequentemente com jeans e camisa preta. A Apple Inc. está localizada em Cupertino, uma das cidades que formam o Vale do Silício na Califórnia. O slogan da Apple é "Pense diferente". Várias frases de Steve ficaram famosas, entre elas "A jornada é a recompensa", "É melhor ser um pirata do que se juntar à Marinha".
Em 2001, é lançado o "iPode", obrigando a indústria fonográfica a se reinventar. Em 2003, foi diagnosticado com um câncer raro, descoberto no início, mas Jobs se negou a fazer a cirurgia e fez tratamentos alternativos. Apenas em 2004 se submeteu a cirurgia para retirada do tumor no pâncreas. Em 2007 é lançado o "iPhone", celular com o comando feito com os dedos na tela digital, com acessoa internet e facilidade na criação de aplicativos.
No ano de 2009, surge o computador de mão o "Netbooks", pequeno e de fácil acesso a internet. Em junho de 2011, Steve Jobs anuncia o "iCloud", que resolveria o problema de armazenamento de arquivos. Fotos, músicas e aplicativos serão guardados em "nuvens" que são potentes servidores. Em agosto de 2011, Steve deixa a direção da Apple, definitivamente. No dia 5 de outubro de 2011 falece Steve Jobs.
Steve Jobs faleceu em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos, no dia 5 de outubro de 2011.
“Implantando a Governança de TI”
Aguinaldo Aragon Fernandes
Com esse livro, escrito por Fernandes em parceria com Vladimir Ferraz de Abreu, temos uma visão integrada e inovadora da Governança de TI a ser implementada nos mais variados tipos de empresas. Do planejamento à gestão, passando pela implementação de um programa de governança de TI, os autores falam do alinhamento estratégico da tecnologia com o negócio, da elaboração de um portfólio de TI e também da gestão de desempenho do departamento.
Os autores são doutores em suas áreas de atuação dentro do mercado de TI e já são conhecidos por outros livros na mesma linha de pesquisa.
“Gestão e Liderança para Profissionais de TI”,
Pedro Tavares Silva e Catarina Botelho Torres
Gerir pessoas, além de ter conhecimento técnico, talvez seja o maior desafio para o gestor de TI. Nesse livro, os autores tratam de temas que vão da gestão de recursos humanos até a segurança e a continuidade do negócio.
A obra é toda orientada para profissionais que têm habilidades técnicas e experiência, mas que almejam alcançar postos mais elevados em gestão de TI corporativa.
Neste livro encontra-se, condensado num único volume, o equivalente a uma estante de livros sobre gestão, organização, liderança e arquitetura de Sistemas de Informação (SI), adaptados à realidade nacional, em que os profissionais se podem apoiar para desenrolar a sua atividade em departamentos de Informática com 3, 30 ou até mesmo 300 colaboradores.
Pelos assuntos abordados e pela clareza com que estes temas complexos são abordados, trata se de um guia que permite aos detentores de hard skills complementar os seus conhecimentos sobre gestão, agilizando desta forma a sua subida na “escada” corporativa.
A segunda era das máquinas
Em A Segunda Era das Máquinas, Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee, do MIT, — dois pensadores à frente de seu campo — revelam as forças que promovem a reinvenção de nossas vidas e de nossa economia. Conforme todo o impacto das tecnologias digitais for sentido, perceberemos uma riqueza imensa na forma de tecnologias pessoais, infraestrutura avançada e acesso quase sem fronteiras aos itens culturais que enriquecem nossas vidas. Em meio a essa riqueza, também haverá mudanças intensas. Profissões de todos os tipos — de advogados a caminhoneiros — serão transformadas para sempre. As empresas serão forçadas a se adaptar ou morrer. Os indicadores recentes da economia refletem essa mudança: menos pessoas estão trabalhando e os salários estão caindo, mesmo enquanto produtividade e lucros sobem vertiginosamente.

Continue navegando