Buscar

Aula 4 TESTE DE CONHECIMENTO FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Dentre os itens que seguem marque aquele que completa a frase CORRETAMENTE As funções constantes no Parecer elaborado para a Educação de Jovens e Adultos são fundamentais na construção do novo paradigma para a EJA, porém ainda não foram incorporadas como diretrizes pedagógicas nos espaços de formação de professores, pois poucos são os cursos de Pedagogia e de Licenciatura que oferecem habilitação ou disciplinas de EJA. Dessa forma, o professor ainda encara a educação de adultos e jovens numa perspectiva
		
	 
	Compensatória.
		
	Qualificadora
	
	Exploratória.
	
	Equalizadora.
	
	Conceitual.
	
Explicação:
Alguns professores ainda consideram a EJA como espaço para compensar o conteúdo e tempo perdidos.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Analise as colocações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o art. 5º, da Resolução CNE/CEB nº. 01, de 05 de julho de 2000.
I - Sobre o princípio da equidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e oportunidades face ao direito à educação.
II - Sobre o princípio da diferença no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
III - Sobre o princípio da proporcionalidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica.
São verdadeiras as seguintes colocações:  
		
	
	I e II.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	I e III.
	
	II e III.
	 
	Nenhuma das afirmativas é correta.
	
Explicação: O parecer traz orientações e normas obrigatórias para a Educação Básica que têm como objetivo orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino para a EJA
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Emenda Constitucional n.º 14, de setembro de 1996 criou um Fundo destinado à adição de recursos nas escolas e na formação de professores, entretanto, destinava recursos somente para o ensino fundamental e não contemplou a educação básica como um todo, deixando de fora a educação infantil, o ensino médio e a educação de jovens e adultos. Este Fundo chamava-se:
		
	 
	FUNDEF
	
	FUNDF
	 
	FUNDB
	
	FUNDEB
	
	FUNDE
	
Explicação:
O Fundef é caracterizado como um Fundo de natureza contábil, o que significa que seus recursos são repassados automaticamente aos Estados e Municípios, de acordo com coeficientes de distribuição estabelecidos e publicados previamente. As receitas e despesas, por sua vez, deverão estar previstas no orçamento e a execução, contabilizada de forma específica. O Fundef é formado por 15% do valor dos impostos estaduais e municipais arrecadados no País e por uma complementação federal.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Marque o item que completa o texto abaixo o tornando CORRETO O Parecer elaborado pelo professor Jamil Cury apresenta três funções para a Educação de Jovens e Adultos. Uma delas restaura o direito à educação que foi negado à grande parcela da população brasileira e que daria acesso a um bem real, social e simbolicamente importante à plena cidadania. Esta função chama-se:
		
	
	Educadora.
	
	Potencializadora.
	
	Qualificadora.
	 
	Reparadora.
	
	Equalizadora.
	
Explicação:
Reparadora significa não só a entrada no circuito de direitos civis pela restauração de direito negado, o direito a uma escola de qualidade, mas também o reconhecimento da igualdade 
	
	 
	
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A legislação atual regida pelo FUNDEB foi implementada oficialmente a partir de 1998 e instituiu que:
		
	 
	alunos na educação infantil, no ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais, em todas as modalidades de ensino, inclusive na educação de jovens e adultos serão contemplados com o financiamento.
	
	destinam-se exclusivamente ao Ensino Médio das redes estaduais.
	
	alunos na educação infantil, no ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais, mas, não contempla a educação de jovens e adultos.
	
	destinam-se exclusivamente ao Ensino Superior.
	
	destinam - se financiamentos ao Ensino Fundamental.
	
Explicação:
O Fundeb é um fundo que fornece recursos para todas as etapas da Educação Básica – desde creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos. Ele entrou em vigor em janeiro de 2007 e deve se estender até 2020.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Num balanço histórico - critico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil ao longo de sua história pode-se destacar:
		
	
	O Brasil possui, hoje, uma base jurídica que muito contribuiu para avanços na materialização da EJA enquanto política pública no último século.
	
	Segundo dados do IBGE, temos uma taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais, de menos de 5% da população.
	
	Perpetuam-se nos anos 2000 as ações focais, que tem conseguido, porém, universalizar a Educação de Jovens e Adultos no Brasil.
	
	A ampliação da maticulas na modalidade de EJA, nas últimas décadas foi acompanhada pela construção de novos paradigmas políticos pedagógicos e pela formação de professores.
	 
	No âmbito da EJA, continua predominando políticas frágeis sob o ponto de vista institucional (recursos, alcance, provisoriedade) e aligeiradas sob o ponto de vista da qualidade do processo educacional.
	
Explicação:
Uma política inadequada com a educação de adultos foi a responsável pelo elevado número de fracasso escolar. Uma nova política era necessária
	
	 
	
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A ampliação de matrículas na modalidade EJA nas últimas décadas foi acompanhada pela construção de novos paradigmas político-pedagógicos para a escolarização de alunos jovens e adultos. Porém, a formação de professores não tem acompanhado essa mudança de paradigma. Os professores que atuam na EJA, em sua maioria, não tiveram uma formação inicial que levasse em consideração os novos marcos conceituais e normativos da EJA, principalmente o Parecer CEB/CNE 11/2000 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para tal disciplina. Pode-se afirmar então que:
		
	
	Esse documento é considerado apenas um instrumento regulador.
	 
	Esse documento reafirma a EJA como uma modalidade de ensino com função compensatória.
	
	Esse documento tem apenas a função simbólica, pois não foi incorporado a nenhum curso de formação de professores.
	
	Esse documento reafirma a EJA como uma modalidade de ensino com função compensatória e reguladora.
	 
	Esse documento é considerado um marco na mudança de concepção e função na educação e adultos.
	
Explicação:
  A idéia de inclusão expressa nos documentos legais pertinentes a essa modalidade da educação foram um avanco nesta modalidade de educação
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre a EJA e a organização curricular excludente na Educação Brasileira, podemos afirmar, EXCETO:
		
	
	A educação de boa qualidade sempre foi um privilégio das camadas sociais dominantes e estas, detém o privilégio do acesso e permanência na escola.
	
	A Educação é uma ferramenta de luta contra a exclusão, por isso,a necessidade constante de olharmos para o currículo de forma crítica e reflexiva..
	
	O conceito de inclusão rompe as fronteiras de segregação entre ¿especiais¿ e amplia sua discussão para o campo do respeito às diferenças: sociais ,individuais,culturais, étnicas, religiosas, etc.
	
	A educação deixa de ser um fator de exclusão social quando se leva em conta a diversidade dos indivíduos e os diferentes grupos humanos.
	 
	Atualmente, a entrada de alunos com dificuldades no ambiente social e familiar é uma grande dificuldade para os professores ensinarem seus currículos em sala de aula, principalmente, por causa da pouca bagagem cultural que estes alunos carregam.
	
Explicação:
O ambiente social dos discentes não interfere no planejamento docente

Continue navegando