Buscar

Testes de Conhecimento das Aulas 01 a 05

Prévia do material em texto

Testes de Conhecimento – Competências Gerenciais
Aula 01 – Comunicação 
	Ref.: 201407064588
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Dentro do processo de comunicação podemos encontrar quatro componentes. Nas respostas abaixo, identifique aquela que contém esses quatro elementos:
		
	 
	Fonte de informação; Mensagem; Receptor e Interpretação.
	
	Fonte de comunicação; Mensagem; Receptor e Interpretação.
	
	Fonte de informação; Mensagem; Gerenciador e Interpretação.
	
	Fonte de informação; Mensagem; Receptor e Codificação.
	
	Fonte de informação; Mensagem; Gerenciador e Receptor.
	
Explicação:
Desta forma, existem quatro componentes que definem comunicação: 1 - Fonte de informação 2 - Mensagem 3 - Receptor 4 - Interpretação
	
	 
	Ref.: 201407064570
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um gestor para ter sucesso em suas comunicações deve aprimorar constantemente sua capacidade de comunicação. Com relação ao canal de comunicação, deve:
		
	
	Utilizar sempre a comunicação verbal escrita.
	 
	Utilizar diferentes canais de comunicação.
	
	Utilizar sempre a comunicação simbólica.
	
	Utilizar sempre o e-mail.
	
	Utilizar um único canal de comunicação.
	
	 
	Ref.: 201407064562
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Almeida, o gerente de TI da Sol Ltda., teve um problema de relacionamento com um gestor de outra área, causado pelo uso excessivo de palavras técnicas. Dentro do modelo de comunicação verbal, podemos afirmar que o processo foi prejudicado pelo uso de:
		
	
	Perguntas.
	
	Autoridade.
	 
	Hierarquia.
	 
	Jargões.
	
	Gírias.
	
Explicação:
Comunicação verbal Pode ser tanto oral quanto escrita e tem as seguintes características: - Significado - considerando que palavras comuns sofrem as maiores dificuldades de interpretação; - Jargão - o uso de linguagem de domínio específico pode intimidar ou confundir; - Perguntas - muitas vezes a pergunta influencia a resposta ou funciona como afirmação.   
	
	 
	Ref.: 201407275055
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A mensagem pode ser dividida em duas categorias. Quais são ela?
		
	
	Marcas e Símbolos: objetos físicos da escrita ou da comunicação.
	
	Sensores e Traços: forma como o receptor decifra a mensagem.
	
	Traços e Sensores: formato receptor pelo qual e emissor escreve a mensagem.
	 
	Símbolos e Comportamentos: Palavra, escrita desenho, código, gestos, contato visual e linguagem corporal.
	
	Traços e Comportamento: refere-se ao processo pelo qual uma superfície é marcada e como é realizada.
	
	 
	Ref.: 201407585650
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sendo a comunicação interpessoal uma troca em que emissores e receptores invertem papéis frequentemente, é importante permitir que o resultado da comunicação seja transmitido. A interpretação de uma mensagem transmitida pode ser enviada de volta ao transmissor, como vimos, através do uso de reflexão na escuta ativa. A esse processo de troca de interpretações resultantes, a fim de afinar a comunicação, damos o nome de:
		
	
	Mensagem.
	
	Processo.
	 
	Feedback.
	
	Receptor.
	
	Transmissor.
	
Explicação:
	Feedback Sendo a comunicação interpessoal uma troca em que emissores e receptores invertem papéis frequentemente, é importante permitir que o resultado da comunicação seja transmitido. A interpretação de uma mensagem transmitida pode ser enviada de volta ao transmissor, como vimos, através do uso de reflexão na escuta ativa. A esse processo de troca de interpretações resultantes, a fim de afinar a comunicação, damos o nome de feedback.
	
	 
	Ref.: 201407244641
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sergio, gerente administrativo de um banco, convidou a psicóloga Ana para, junto com ele, entrevistar uma candidata à vaga de atendente para o setor de Atendimento ao Cliente. Suzana, a candidata, era muito falante e respondia a todas as perguntas com segurança e rapidez. Demonstrou conhecimento e a necessária experiência para a função. Ao final da entrevista, Sergio e Ana se despediram da candidata Suzana pedindo que ela aguardasse contato. Sergio e Ana se reuniram para deliberar sobre a avaliação que fizeram de Suzana. Sergio considerou-a boa candidata, mas Ana fez ressalvas. Segundo a psicóloga, Suzana é bastante falante e demonstrou conhecimento. Conduto, sua ansiedade durante a entrevista, o olhar que se desviava a todo momento, as constantes trocas de posições na cadeira, as variações no tom da voz, deram a impressão de que Suzana era impaciente e, talvez, irritadiça, o que a tornava inadequada para uma função que lida diretamente com o público, ao que Sergio concordou. Suzana não foi aprovada. A psicóloga Ana se baseou em que tipo de modo de comunicação interpessoal para realizar sua avaliação sobre Suzana?
		
	
	Comunicação Inter-pessoal.
	
	Comunicação Simbólica.
	 
	Comunicação Verbal.
	
	Comunicação Pessoal.
	 
	Comunicação Não-verbal.
	
	 
	Ref.: 201407834566
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre o processo de Comunicação: I- A recepção da mensagem não garante sua compreensão, por isso o receptor deverá compartilhar do mesmo referencial no qual a mensagem do emissor está baseada. II- A Mensagem é o objeto da comunicação, ou seja, refere-se ao conteúdo das informações veiculadas. III- O Canal é o meio de circulação das mensagens, possibilitando algum tipo de contato entre o emissor e o receptor. IV- O Código constitui-se num conjunto de signos, representa a base na qual a mensagem foi elaborada. Marque a alternativa correta:
		
	 
	( ) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	( ) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	( ) Apenas a afirmativa II está correta.
	
	( ) Apena a afirmativas III está correta.
	 
	( ) Todas as alternativas estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201407279852
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O processo por meio do qual o receptor da mensagem se comunica de volta com o emissor, no processo de retroalimentação da comunicação, é denominado:
		
	
	Comunicação Integrada
	
	Dinâmica situacional
	
	Empatia
	
	Inteligência emocional
	 
	Feedback
	Ref.: 201407254243
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Segundo o que estudamos na aula 1, dentre as inúmeras competências que podem ser consideradas importantes para a organização, assinale nas opções de resposta a seguir oferecidas, aquela que aponta corretamente uma das mais necessárias.
		
	 
	Comunicação
	
	Resiliência
	
	Versatilidade
	
	Flexibilidade
	
	Negociação
	
Explicação:
Aula 1: Comunicação O que é o processo de comunicação? Podemos defini-lo como a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. 
	
	 
	Ref.: 201407585640
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O processo de comunicação pode ser definido como a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Sendo assim, o objetivo da comunicação eficaz entre pessoas é:
		
	 
	o entendimento ou interpretação corretas das mensagens transmitidas.
	
	não há objetivo para a comunicação.
	
	a presença de ruídos.
	
	a ausência de transmissão de mensagens.
	
	a ausência de recepção de mensagens.
	
Explicação:
Como vimos, o objetivo da comunicação eficaz entre pessoas é o entendimento ou interpretação corretas das mensagens transmitidas. 
	
	Ref.: 201407250871
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Existem quatro componentes que define comunicação. Assinale a alternativa que apresenta o componente que NÃO faz partedo processo.
		
	 
	Fonte de informação
	
	Interpretação
	 
	Codificador
	
	Mensagem
	
	Receptor
	
Explicação:
Desta forma, existem quatro componentes que definem comunicação: 1 - Fonte de informação 2 - Mensagem 3 - Receptor 4 ¿ Interpretação
	
	Ref.: 201407063184
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Marque as afirmativas verdadeiras em relação às barreiras para a comunicação eficaz. 1) Sobrecarga de informação: mais informação do que o receptor é capaz de armazenar ou classificar. 2) Localização física e distrações: distância e outros canais de comunicação afetam a comunicação negativamente. 3) Sexo do interlocutor.
		
	 
	F, V, F.
	
	F, V, V.
	
	V, V, V.
	 
	V, V, F.
	
	V, F, V.
	
Explicação:
No que diz respeito às barreiras comunicacionais:
VERDADEIRO - Sobrecarga de informação: mais informação do que o receptor é capaz de armazenar ou classificar.
VERDADEIRO - Localização física e distrações: distância e outros canais de comunicação afetam a comunicação negativamente.
FALSO - Sexo do interlocutor. Pois o sexo do interlocutor não se consitui uma barreira de comunicação e nem interfere na mesma.
	
	 
	Ref.: 201407063160
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O processo de troca de interpretações resultantes a fim de afinar a comunicação entre duas pessoas é chamado de:
		
	 
	Codificação.
	 
	Feedback.
	
	Afinação.
	
	Conflito.
	
	Sintonia.
	
Explicação:
	Feedback Sendo a comunicação interpessoal uma troca em que emissores e receptores invertem papéis frequentemente, é importante permitir que o resultado da comunicação seja transmitido. A interpretação de uma mensagem transmitida pode ser enviada de volta ao transmissor, como vimos, através do uso de reflexão na escuta ativa. A esse processo de troca de interpretações resultantes, a fim de afinar a comunicação, damos o nome de feedback
	
	
Ref.: 201408039271
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Relacione as colunas, e depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser utilizados. 1 Emissor ou destinador 2  Receptor ou destinatário 3  Mensagem 4  Canal 5 - Código ( ) constitui-se num conjunto de signos, representa a base na qual a mensagem foi elaborada. ( ) é o meio de circulação das mensagens, possibilitando algum tipo de contato entre o emissor e o receptor. ( ) é o objeto da comunicação, ou seja, refere-se ao conteúdo das informações veiculadas. ( ) é quem recebe a mensagem, realizando o processo de decodificação. ( ) é o que emite a mensagem, elaborando sua ideia e transformando-a em código, a fim de ser enviada ao receptor. Assinale a sequência numérica correta:
		
	 
	a) ( ) 1, 2, 3, 4, 5
	
	e) ( ) 2, 1, 3, 4, 5
	
	d) ( ) 1, 5, 3, 2, 4
	 
	c) ( ) 5, 4, 3, 2, 1
	
	b) ( ) 2, 1, 4, 3, 5
	
Explicação:
Esta questão está na aula 1 sobre comunicação.
	
	Ref.: 201407063335
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A troca de mensagens via e-mail é considerada uma comunicação do tipo:
		
	 
	Comunicação escrita.
	
	Comunicação não verbal
	
	Comunicação simbólica.
	 
	Comunicação eletrônica.
	
	Comunicação verbal.
	
Explicação:
Comunicação eletrônica É caracterizada pelo uso de internet e intranets podendo ser realizada especialmente e por meio de: - E-mail e troca instantânea de mensagens - conveniência e permanência das mensagens como vantagens, contra ausência de indicadores corporais e paralinguísticos; - Emoticons - a resposta da comunicação eletrônica à falta de ambiente físico, da fala e da visão.
	
	Ref.: 201407063297
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As tecnologias facilitam o meio de transmissão da comunicação, mas não modificam a necessidade de compreender os desafios da troca de dois tipos de conhecimento. Marque as opções que retratam esses dois tipos: 1) Explícito: dados brutos, procedimentos codificados, princípios universais. 2) Tácito: conhecimento pessoal implícito baseado na experiência individual. 3) Implícito: dados não relatados na experiência individual e demonstrados pelo grupo.
		
	 
	V ,F, V.
	
	V, V, V.
	
	F, F, V.
	 
	V, V, F.
	
	F, V, V
	
Explicação:
Os dois tipos de conhecimento são: explícito e tácito.
	Ref.: 201407585604
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Mercês está em reunião com os seus subordinados para falar a respeito da importância da troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Assinale o tema da reunião:
		
	
	seleção.
	 
	avaliação de desempenho.
	
	recrutamento.
	
	avaliação de cargos.
	 
	processo de comunicação.
	
Explicação:
O que é o processo de comunicação? Podemos defini-lo como a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação.
	
	Ref.: 201407064558
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um gestor dentro de um processo seletivo, ao entrevistar um candidato, está fazendo uso da comunicação:
		
	
	Eletrônica.
	 
	Verbal oral.
	
	Simbólica.
	
	Verbal escrita.
	
	Não verbal
	
Explicação:
Comunicação verbal
Pode ser tanto oral quanto escrita e tem as seguintes características: - Significado - considerando que palavras comuns sofrem as maiores dificuldades de interpretação; - Jargão - o uso de linguagem de domínio específico pode intimidar ou confundir; - Perguntas - muitas vezes a pergunta influencia a resposta ou funciona como afirmação. 
	
	Ref.: 201407063170
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Duas características devem ser observadas no indivíduo que pratica escuta ativa. A característica que faz com que ele se coloque na posição do outro indivíduo e, assim, o entenda melhor é chamada de:
		
	
	Comunicação.
	 
	Reflexão.
	 
	Empatia.
	
	Sintonia.
	
	Feedback.
	
Explicação:
O bom ouvinte é atento não só à fala, mas também aos aspectos não verbais da comunicação, sabendo criar empatia com a pessoa que está transmitindo a mensagem. É rápido na compreensão e na criação da sua visão sobre o assunto abordado. Finalmente, é flexível o suficiente para receber críticas e mudar de opinião quando achar pertinente (TORQUATO, 2002).
	
	Ref.: 201407585619
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Jonas e Lucas são gerentes em uma empresa do ramo alimentício e estão trocando ideias sobre a seguinte definição: a comunicação entre pessoas é um processo interativo pelo qual indivíduos trocam símbolos verbais e não verbais que contém significados e expectativas alimentadas por suas experiências de vida. Aponte o tema da conversa:
		
	 
	comunicação interpessoal.
	 
	administração de conflitos.
	
	negociação.
	
	recrutamento.
	
	fatores de desempenho.
	
Explicação:
O que é a comunicação interpessoal? A comunicação entre pessoas é um processo interativo pelo qual indivíduos trocam símbolos verbais e não verbais que contém significados e expectativas alimentadas por suas experiências de vida. 
	
	Ref.: 201407585631
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Matias e Natalia estão participando de uma palestra sobre Comunicação Interpessoal. Neste momento está sendo citada uma das suas funções básicas: estabelecer responsabilidade e autoridade, fixar padrões e esclarecer deveres. Aponte-a:
		
	
	Desenvolvimento.
	 
	Avaliação.
	
	Função.
	 
	Controle.
	
	Descrição.
	
Explicação:
as cinco funções básicas da comunicação interpessoal: - Controle:estabelecer responsabilidade e autoridade, fixar padrões e esclarecer deveres.- Informação:dar base para tomada de decisões. - Motivação:influenciar pessoas a se comprometerem à cooperação e a atingir metas e objetivos. - Emoção:expressar sentimentos e emoções. - Desenvolvimento: compartilhamento e aprendizagem 
	
	Ref.: 201407245086
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Teresa e Albuquerque trabalham na área de Marketing de uma empresa multinacional e, estão trocando ideias sobre um processo que consiste na troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Assinale o processo sobre o qual estão trocando ideias:
		
	
	Literatura.
	 
	Comunicação.
	
	Esporte.
	
	Cultura.
	
	Maturação.
	
Explicação:
O que é o processo de comunicação? Podemos defini-lo como a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação.
	
	Ref.: 201407064562
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Almeida, o gerente de TI da Sol Ltda., teve um problema de relacionamento com um gestor de outra área, causado pelo uso excessivo de palavras técnicas. Dentro do modelo de comunicação verbal, podemos afirmar que o processo foi prejudicado pelo uso de:
		
	
	Autoridade.
	 
	Hierarquia.
	 
	Jargões.
	
	Perguntas.
	
	Gírias.
	
Explicação:
Comunicação verbal Pode ser tanto oral quanto escrita e tem as seguintes características: - Significado - considerando que palavras comuns sofrem as maiores dificuldades de interpretação; - Jargão - o uso de linguagem de domínio específico pode intimidar ou confundir; - Perguntas - muitas vezes a pergunta influencia a resposta ou funciona como afirmação.   
	
	Ref.: 201407585650
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sendo a comunicação interpessoal uma troca em que emissores e receptores invertem papéis frequentemente, é importante permitir que o resultado da comunicação seja transmitido. A interpretação de uma mensagem transmitida pode ser enviada de volta ao transmissor, como vimos, através do uso de reflexão na escuta ativa. A esse processo de troca de interpretações resultantes, a fim de afinar a comunicação, damos o nome de:
		
	
	Processo.
	 
	Receptor.
	
	Mensagem.
	 
	Feedback.
	
	Transmissor.
	
Explicação:
	Feedback Sendo a comunicação interpessoal uma troca em que emissores e receptores invertem papéis frequentemente, é importante permitir que o resultado da comunicação seja transmitido. A interpretação de uma mensagem transmitida pode ser enviada de volta ao transmissor, como vimos, através do uso de reflexão na escuta ativa. A esse processo de troca de interpretações resultantes, a fim de afinar a comunicação, damos o nome de feedback.
	
	Ref.: 201407064588
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Dentro do processo de comunicação podemos encontrar quatro componentes. Nas respostas abaixo, identifique aquela que contém esses quatro elementos:
		
	
	Fonte de comunicação; Mensagem; Receptor e Interpretação.
	
	Fonte de informação; Mensagem; Gerenciador e Receptor.
	
	Fonte de informação; Mensagem; Gerenciador e Interpretação.
	 
	Fonte de informação; Mensagem; Receptor e Interpretação.
	
	Fonte de informação; Mensagem; Receptor e Codificação.
	
Explicação:
Desta forma, existem quatro componentes que definem comunicação: 1 - Fonte de informação 2 - Mensagem 3 - Receptor 4 - Interpretação
	
	 
	Ref.: 201408039271
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Relacione as colunas, e depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser utilizados. 1 Emissor ou destinador 2  Receptor ou destinatário 3  Mensagem 4  Canal 5 - Código ( ) constitui-se num conjunto de signos, representa a base na qual a mensagem foi elaborada. ( ) é o meio de circulação das mensagens, possibilitando algum tipo de contato entre o emissor e o receptor. ( ) é o objeto da comunicação, ou seja, refere-se ao conteúdo das informações veiculadas. ( ) é quem recebe a mensagem, realizando o processo de decodificação. ( ) é o que emite a mensagem, elaborando sua ideia e transformando-a em código, a fim de ser enviada ao receptor. Assinale a sequência numérica correta:
		
	
	a) ( ) 1, 2, 3, 4, 5
	 
	c) ( ) 5, 4, 3, 2, 1
	 
	b) ( ) 2, 1, 4, 3, 5
	
	e) ( ) 2, 1, 3, 4, 5
	
	d) ( ) 1, 5, 3, 2, 4
	
Explicação:
Esta questão está na aula 1 sobre comunicação.
	
	 
	Ref.: 201407063335
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A troca de mensagens via e-mail é considerada uma comunicação do tipo:
		
	
	Comunicação simbólica.
	 
	Comunicação eletrônica.
	 
	Comunicação não verbal
	
	Comunicação verbal.
	
	Comunicação escrita.
	
Explicação:
Comunicação eletrônica É caracterizada pelo uso de internet e intranets podendo ser realizada especialmente e por meio de: - E-mail e troca instantânea de mensagens - conveniência e permanência das mensagens como vantagens, contra ausência de indicadores corporais e paralinguísticos; - Emoticons - a resposta da comunicação eletrônica à falta de ambiente físico, da fala e da visão.
	
	 
	Ref.: 201407254243
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo o que estudamos na aula 1, dentre as inúmeras competências que podem ser consideradas importantes para a organização, assinale nas opções de resposta a seguir oferecidas, aquela que aponta corretamente uma das mais necessárias.
		
	
	Resiliência
	 
	Comunicação
	
	Versatilidade
	 
	Negociação
	
	Flexibilidade
	
Explicação:
Aula 1: Comunicação O que é o processo de comunicação? Podemos defini-lo como a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. 
	
	 
	Ref.: 201407585640
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O processo de comunicação pode ser definido como a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Sendo assim, o objetivo da comunicação eficaz entre pessoas é:
		
	
	a presença de ruídos.
	 
	o entendimento ou interpretação corretas das mensagens transmitidas.
	
	não há objetivo para a comunicação.
	 
	a ausência de transmissão de mensagens.
	
	a ausência de recepção de mensagens.
	
Explicação:
Como vimos, o objetivo da comunicação eficaz entre pessoas é o entendimento ou interpretação corretas das mensagens transmitidas. 
	
	 
	Ref.: 201407063297
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As tecnologias facilitam o meio de transmissão da comunicação, mas não modificam a necessidade de compreender os desafios da troca de dois tipos de conhecimento. Marque as opções que retratam esses dois tipos: 1) Explícito: dados brutos, procedimentos codificados, princípios universais. 2) Tácito: conhecimento pessoal implícito baseado na experiência individual. 3) Implícito: dados não relatados na experiência individual e demonstrados pelo grupo.
		
	 
	V, V, F.
	
	V, V, V.
	
	V ,F, V.
	 
	F, V, V
	
	F, F, V.
	
Explicação:
Os dois tipos de conhecimento são: explícito e tácito.
	
	 
	Ref.: 201407250871
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Existem quatro componentes que define comunicação. Assinale a alternativa que apresenta o componente que NÃO faz parte do processo.
		
	 
	Codificador
	
	Receptor
	
	Interpretação
	 
	Mensagem
	
	Fonte de informação
	
Explicação:
Desta forma, existem quatro componentes que definem comunicação: 1 - Fonte de informação 2 - Mensagem 3 - Receptor 4 ¿ Interpretação
	
	 
	Ref.: 2014070631848a Questão
	
	
	
	
	Marque as afirmativas verdadeiras em relação às barreiras para a comunicação eficaz. 1) Sobrecarga de informação: mais informação do que o receptor é capaz de armazenar ou classificar. 2) Localização física e distrações: distância e outros canais de comunicação afetam a comunicação negativamente. 3) Sexo do interlocutor.
		
	
	V, F, V.
	
	F, V, F.
	 
	F, V, V.
	
	V, V, V.
	 
	V, V, F.
	
Explicação:
No que diz respeito às barreiras comunicacionais:
VERDADEIRO - Sobrecarga de informação: mais informação do que o receptor é capaz de armazenar ou classificar.
VERDADEIRO - Localização física e distrações: distância e outros canais de comunicação afetam a comunicação negativamente.
FALSO - Sexo do interlocutor. Pois o sexo do interlocutor não se consitui uma barreira de comunicação e nem interfere na mesma.
Aula 02 – Processos Grupais
	Ref.: 201407064719
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Quando um gestor, dentro de uma situação de trabalho, constata a ocorrência de um conflito, ele deve utilizar uma forma de comunicação entre lados opostos, possibilitando que sejam feitas ofertas e contraofertas e, assim, buscar uma solução que possibilite um acordo entre as duas partes. Podemos entender essa forma de comunicação como:
		
	 
	Supervisão.
	
	Interação.
	 
	Negociação.
	
	Grupal.
	
	Decisão.
	
Explicação:
Uma das funções do gestor é lidar com as dificuldades e conflitos que surgem no desempenho das tarefas de seus empregados. Saber identificar e gerenciar essas situações é fundamental tanto para os resultados quanto para o clima organizacional. Outro aspecto importante é trabalhar centrado nas questões da equidade, a fim de que as pessoas deixem de apresentar uma visão que caracterize protecionismo, gerando um ambiente de desconfiança e improdutivo. Para isso é necessário um bom processo comunicacional negociando com os envolvidos. Tela 12 do Conteúdo Online. Pág. 76 e 77 do Livro Didático da Disciplina.
	
	 
	Ref.: 201407634607
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A principal característica dos grupos sociais é a interação. Muitas vezes, os grupos têm objetivos incompatíveis como sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Sendo assim, podemos dizer que estamos diante de uma situação de:
		
	 
	Levantamento.
	
	Definição.
	
	Observação.
	 
	Conflito.
	
	Indiferença.
	
Explicação:
Geralmente, o conflito surge em momentos de interação entre pessoas e grupos. Griffin e Moorhead (2006) remontam que o comportamento de disputa por recursos limitados é o mais comum. Como o conflito é inevitável, o gestor precisa conhecer suas possíveis soluções com base na identificação das con- dições que o provocaram.
	
	 
	Ref.: 201407063343
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
		
	 
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média.
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento.
	
	São aquelas em que não são viáveis a divisão de tarefas. O fundamental é como reunir as contribuições dos membros para alcançar os objetivos dos grupos.
	
Explicação:
LER O TEXTO DIFERENTES TIPOS DE TAREFAS, NA FOLHA IMPRESSA (SÃO 02 PÁGINAS).
Há tarefas, denominadas divisíveis, que podem ser fracionadas em diferentes subtarefas e designadas a membros individuais do grupo. O principal aspecto a ser considerado em tarefas unitárias consiste em como reunir as contribuições dos membros para alcançar o objetivo do grupo.
	
	 
	Ref.: 201408098482
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O fenômeno do pensamento grupal ocorre em várias situações, MENOS
		
	 
	quando as normas em relação ao consenso passam por cima da possibilidade de expressão dos pontos de vista minoritários ou impopulares
	
	quando os membros do grupo estão tão preocupados em conseguir unanimidade
	
	quando as normas em relação ao consenso passam por cima da avaliação realista das alternativas de ação
	 
	quando os membros do grupo não estão tão preocupados em conseguir unanimidade
	
	quando as normas em relação ao consenso passam por cima da possibilidade de expressão dos pontos de vista desviantes.
	
Explicação:
 
O pensamento grupal descreve as situações em que pressões à conformidade impedem que o grupo avalie criticamente propostas incomuns, minoritárias ou impopulares. Esse fenômeno ocorre quando os membros do grupo estão tão preocupados em conseguir unanimidade, que as normas em relação ao consenso passam por cima da avaliação realista das alternativas de ação e da possibilidade de expressão dos pontos de vista desviantes, minoritários ou impopulares (DESSLER, 2003). Pág. 26 e 27 do Livro Didático.
	
	 
	Ref.: 201407634759
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Mateus é Gerente de uma empresa de grande porte e, no momento, está conduzindo uma situação na qual, os objetivos da administração da empresa e, do sindicato, são incompatíveis. Há discordâncias no que se refere a salários e condições de trabalho. Assinale a qual situação nos referimos:
		
	
	Reconhecimento.
	 
	Recrutamento.
	
	Distribuição.
	
	Seleção.
	 
	Conflito.
	
Explicação:
Uma das funções do gestor é lidar com as dificuldades e conflitos que surem no desempenho das tarefas de seus empregados. Saber identificar e geren- ciar essas situações é fundamental tanto para os resultados quanto para o clima organizacional. Outro aspecto importante é trabalhar centrado nas questões da equidade, a fim de que as pessoas deixem de apresentar uma visão que caracte- rize protecionismo, gerando um ambiente de desconfiança e improdutivo.
	
	 
	Ref.: 201407257204
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que a principal característica dos Grupos Sociais - tema da Aula 2 - é a interação. Entretanto, como podemos explicar a formação deles? Assinale a resposta certa
		
	
	Normalmente, são pequenos e, procuram comportar-se do mesmo jeito como reforço da identidade do grupo
	 
	São, sempre, do mesmo tamanho e, caracterizam-se pela ausência de regras de conduta entre seus membros
	
	Na maioria, são grandes e, por esta razão, apresentam intensa interação entre seus componentes
	 
	Variam em tamanho, tendo - na maioria - dois ou três membros que, definem suas regras de comportamento aceitável
	
	O tamanho não é importante, e não varia, mas o que importa é a positiva capacidade de interagir sendo presente entre seus membros, independente do porte do grupo
	
Explicação:
Os grupos sociais variam em tamanho, a maior parte dos grupos sociais tem entre dois e seis membros. Se os grupos se tornam grandes demais, não há interação entre todos os membros.Tela 6 do conteúdo online.
	
	 
	Ref.: 201407630811
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em um grupo de trabalho é essencial reunir as contribuições dos membros, ou seja, cada tarefa unitária, para que se alcancem os objetivos. Ocorre que o desempenho de cada indivíduo pode ser influenciado de diferentes maneiras, particularmente pelo desempenho dos demais membros do grupo, o que resulta no desempenho do próprio grupo. Aronson, Wilson e Akert descreveram três tipos de tarefas unitárias, de acordo com o tipo de desempenho dos grupos. Acredita-se que os grupos conseguem melhor resultado se trabalham em uma tarefa onde o desempenho do grupo se baseia no desempenho do seu melhor membro, além disso, os membros do grupo confiam na pessoa que tem mais conhecimentos. Segundo a classificação daqueles autores, esta tarefa é conhecida como:
		
	
	Aditiva
	 
	Disjuntiva
	
	Conjuntiva
	
	Prospectiva
	
	Disruptiva
	
Explicação:
Disjuntiva - o desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média. Tela 8 do Conteúdo Online e Texto Sugerido DIFERENTES TIPOS DE TAREFAS
	
	 
	Ref.: 201407065116
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A decisão grupal se baseia na crença corrente que duas ou mais cabeças são melhores que uma para a tomada de decisões. Essa afirmação é apoiada na:
		
	 
	Suposição que um indivíduo isolado pode estar sujeito a todo tipo de caprichos e preconceitos.
	 
	Suposição que o indivíduo isolado sempre vai decidir por algo que lhe convenha.
	
	Suposição que, como essa cabeça é de um subordinado, corre-se o risco que esteja equivocada.
	
	Suposição que o supervisor tem total domínio das situações de trabalho porque foi preparado para isso pela empresa.
	
	Suposição que o subordinado deve sempre consultar o supervisor para decidir sobre a realização de suas tarefas.
	
Explicação:
Ao dividir a decisão, ouvimos outro ponto de vista provavelmente com uma percepcão diferenciada e que trará ganhos para o entendimento e o aprendizado sobre o tema.
	Ref.: 201407064735
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Um grupo de colaboradores da empresa Sol Ltda. mora em bairros próximos e resolveram contratar uma van para o transporte de ida e volta ao trabalho. Tendo como referência a teoria dos grupos sociais, podemos afirmar que eles constituíram um:
		
	
	Grupo organizacional.
	 
	Grupo informal.
	
	Grupo temporário.
	
	Grupo Autônomo
	 
	Grupo formal.
	
Explicação:
Grupos informais são aqueles sem uma regra ou norma, são grupos primários, isto é, são pequenos e dizem respeito a relações dadas por semelhança e afinidade. O objetivo último da relação é ela em si, e não um meio para se alcançar algo.
Enquanto os grupos formais são pautados pela alta racionalidade, está pautado por leis, por regras, por uma burocracia racional-legal, quando as relações sociais são mediadas por dispositivos contratuais, como em uma empresa, por exemplo, são grupos secundários, pois são grandes e dizem respeito a relações entre pessoas por interesses em comum, sendo o objetivo último da relação a interdependência.
	
	Ref.: 201407064747
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os supervisores de equipes, tendo como referência a teoria dos grupos sociais, quando incentivam as pessoas a seguirem o exemplo do colaborador que apresenta o melhor desempenho, estão se baseando nos princípios da:
		
	
	Tarefa unitária aditiva.
	
	Tarefa unitária definitiva.
	
	Tarefa unitária divisível.
	 
	Tarefa unitária disjuntiva.
	 
	Tarefa unitária conjuntiva.
	
Explicação:
Disjuntiva - (desempenho do mais forte) o desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média. Tela 8 do Conteúdo Online e Texto sugerido Diferentes Tipos de Tarefas.
	
	Ref.: 201407634882
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Isaías, gestor de uma empresa do ramo automobilístico, está trocando ideias com Lucas, seu subordinado, sobre a importância de se descobrir maneiras de resolver, pacificamente, determinados tipos de situações. Por exemplo: quando os grupos têm objetivos incompatíveis como sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Assinale a opção de resposta que indica corretamente a quais tipos de situações Isaías está se referindo:
		
	
	Distribuição de tarefas.
	
	Treinamento.
	 
	Conflitos.
	
	Segurança do Trabalho.
	 
	Estímulos.
	
Explicação:
Conflitos - normalmente ocorrem quando grupos têm objetivos incompatíveis como sindicato e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Tela 11 do Conteúdo Online. 
	
	Ref.: 201407063384
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Há situações em que a presença de outros faz com que a pessoa, em grupo, diminua os esforços individuais porque estes não podem ser observados e avalidos facilmente. Esta situação ocorre quando a presença de outros relaxa o indivíduo e é denominada:
		
	
	Intolerância social.
	
	Facilitação social.
	 
	Indolência social
	
	Comportamento social
	 
	Comunicação social.
	
Explicação:
Indolência social é o fenômeno de uma pessoa contribuindo menos para um esforço coletivo do que se ela fosse a única incumbida desta responsabilidade. Indolência social é a tendência das pessoas de realizar melhor tarefas complexas e pios os trabalhos simples. Tela 5 do Conteúdo Online.
	
	Ref.: 201407245125
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Mateus, empregado de uma empresa de pequeno porte, está dizendo a José, seu subordinado, que está convencido da importância de uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo. Assinale a qual forma de comunicação Mateus está se referindo:
		
	
	Reflexão.
	
	Observação.
	
	Leitura.
	 
	Negociação.
	 
	Discurso.
	
Explicação:
Negociação - é uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo. Tela 12 do Conteúdo Online.
	
	Ref.: 201408098468
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os grupos são organizados  por normas ¿ padrões aceitáveis de comportamento compartilhados pelos seus membros , ou seja, o que deve ou não deve ser feito em determinadas circunstâncias. Sobre a importância das normas para a estruturação dos grupos, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Reduzem problemas interpessoais embaraçosos;
	
	Facilitam a sobrevivência do grupo;
	
	Aumentam a previsibilidade do comportamento de seus membros;
	 
	Engessam o desenvolvimento do grupo;
	 
	Permitem que os membros expressem os valores centrais do grupo;
	
Explicação:
As NORMAS são importantes importantes porque: Facilitam a sobrevivência do grupo ; Aumentam a previsibilidade do comportamento de seus membros; Reduzem problemas interpessoais embaraçosos; Permitem que os membros expressem os valores centrais do grupo e Esclareçam o que é diferenciado sobre a identidade.Elas são padrões de comportamento, portanto não engessam o desenvolvimento, apenas norteiam. Pág. 25 do Livro Didático da Disciplina
	
	Ref.: 201408103708
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quando refletimos a respeito do nosso comportamento de consumo, a tendência é pensarmos que somos os principais¿ ou até mesmo os únicos ¿ responsáveis por nossas escolhas, que ocorrem em função de nossas próprias necessidades, desejos e preferências. No entanto, há outros indivíduos que também estão envolvidos no nosso comportamento de consumo e por vezes desempenham um importante papel: os grupos de referência. Estes podem ser entendidos como aquelas pessoas ou grupos dos quais os indivíduos buscam orientação sobre seu comportamento e valores, além de aprovação. Em realação aos grupos, de acordo com MOWEN; MINO (2003), estes afetam os indivíduos de cinco maneiras básicas, EXCETO: 
 
		
	 
	Faz com que o indivíduo se sinta inútil em relação ao outro.
	
	Desenvolvimento da polarização de grupo
	
	Criação de papéis dentro do grupo,
	
	Desenvolvimento de pressões à conformidade
	 
	Processos de influência de grupo e Processos de comparação social
	
Explicação:
Os grupos afetam os indivíduos de cinco maneiras básicas: Processos de influência de grupo, Criação de papéis dentro do grupo, Desenvolvimento de pressões à conformidade, Processos de comparação social, Desenvolvimento da polarização de grupo (MOWEN; MINOR, 2003). Pág 27 do Livro Didático da Disciplina.
	
	Ref.: 201407240968
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Qual a principal característica dos grupos sociais?
		
	
	Resultado;
	
	Intuição;
	 
	Interação;
	
	Desempenho;
	 
	União;
	
Explicação:
A principal característica dos grupos sociais é a interação. Tela 6 do Conteúdo online
	Ref.: 201408099978
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Um dos tópicos mais antigos em psicologia social, o(a) ________________, sintetiza a maneira como as pessoas trabalham em grupo, quando a presença de outros energiza ou inibe a ação ou modifica comportamentos, sobretudo em relação ao processo decisório e nas situações de conflito e possível solução de problemas através de cooperação. Complete a lacuna:
		
	
	Comunicação.
	
	Informação.
	
	Negociação.
	 
	Estudo de Grupos.
	 
	Conhecimento.
	
Explicação:
Um dos tópicos mais antigos em psicologia social, o(a) estudo de grupos, sintetiza a maneira como as pessoas trabalham em grupo, quando a presença de outros energiza ou inibe a ação ou modifica comportamentos, sobretudo em relação ao processo decisório e nas situações de conflito e possível solução de problemas através de cooperação. Slide 1 do Conteúdo Online
	
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Demóstenes, gestor de uma empresa de grande porte, valoriza uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo. Aponte a forma de comunicação citada:
		
	 
	Negociação.
	
	Integral.
	
	Parcial.
	
	Participativa.
	 
	Discursiva.
	
Explicação:
Negociação - é uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo. Tela 12 do Conteúdo Online.
	
	Ref.: 201409836191
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Muitas são as tentativas de melhorar a convivência de um grupo. Um deles se dá por meio da aplicação de questionários e da realização de entrevistas, descobrindo de quem as pessoas gostam ou não e com quem elas gostariam ou não de trabalhar. Esses dados levantados são sintetizados em um mapa que mostra graficamente as interações preferidas. Estamos nos referindo a(o)
 
		
	
	Meritocracia
	
	Entrevista de emprego
	 
	Sociometria
	
	Avaliação de Desempenho
	 
	Avaliação de Competências
	
Explicação:
SOCIOMETRIA. Através da aplicação de questionários e da realização de entrevistas, descobrir de quem as pessoas gostam ou não e com quem elas gostariam ou não de trabalhar. Os dados levantados são sintetizados em um mapa ¿ o sociograma ¿ que mostra graficamente as interações preferidas. Pág 25 do Livro Didático da Disciplina.
	
	Ref.: 201407243960
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a teoria de Janis, citado por Aronson, Wilson e Akert, o pensamento grupal é definido como um tipo de pensamento em que é mais importante:
		
	
	Manter a discórdia e a falta de comunicação do grupo
	 
	Manter a coesão e solidariedade do grupo
	
	Manter a coesão e desinformação do grupo
	
	Manter a união e a comunicação do grupo
	 
	Manter a comunicação e a solidariedade do grupo
	
Explicação:
De acordo com a Teoria de Janis, citado por Aronson, Wilson e Akert, o pensamento grupal é definido como um tipo de pensamento em que é mais importante manter a coesão e a solidariedade do grupo. Tela 9 do Conteúdo Online.
	
	Ref.: 201407282247
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O que podemos entender por facilitação social?
		
	
	Tendências das pessoas realizar melhor tanto tarefas simples quanto complexas ou novas aprendizagens.
	
	Tarefas complexas e simples independem de questões fisiológicas.
	 
	Tendências das pessoas de realizar melhor trabalhos simples e pior tarefas complexas ou novas aprendizagens, em consequência da excitação fisiológica ocasionada pela presença de outros.
	
	Tendências das pessoas realizar pior tanto tarefas simples quanto complexas ou novas aprendizagens.
	 
	Tendências das pessoas realizar pior trabalhos simples e melhor tarefas complexas ou novas aprendizagens, em consequência da excitação fisiológica ocasionada pela presença de outros.
	
Explicação:
Facilitação Social - é a tendência das pessoas de realizar melhor trabalhos simples e pior tarefas complexas ou novas aprendizagens, em consequencia da excitação fisiológica ocasionada pela presença de outros. Tela 5 do Conteúdo Online.
	
	Ref.: 201407761835
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, o desenvolvimento típico de equipes ocorre em quatro fases. Considerando o dia-a-dia de um gerente no gerenciamento de uma equipe de trabalho, qual seria a fase que ele deve se preocupar em dar esclarecimentos para permitir a familiarização com o trabalho a ser desenvolvido em relação às atividades e aos resultados.
		
	
	Normatização.
	
	Desempenho.
	 
	Formação.
	
	Produção.
	 
	Agitação.
	
Explicação:
Formação - fase de conhecimento, em que o gerente deve se preocupar em dar esclarecimentos para permitir a familiarização com o trabalho a ser desenvolvido em relação às atividades e aos resultados. Formação é caracterizada por uma grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e sua liderança. Os membros estão testando o terreno para descobrir quais os comportamentos aceitáveis no grupo. Este estágio termina quando os membros começam a pensar em si mesmos como parte do grupo. Pág. 24 do Livro Didático da Disciplina.
	
	Ref.: 201407063343
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
		
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento.
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média.
	
	São aquelas em que não são viáveis a divisão de tarefas. O fundamental é como reunir as contribuições dos membros para alcançar os objetivos dos grupos.
	 
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamenteo mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	 
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
Explicação:
LER O TEXTO DIFERENTES TIPOS DE TAREFAS, NA TELA 8 DO CONTEÚDO ONLINE.
	
	Ref.: 201407064755
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quando os grupos sociais se tornam grandes demais:
		
	
	Há um aumento na produtividade.
	
	Há um aumento na capacidade individual.
	
	Há uma melhoria da interação entre os membros.
	
	Há uma melhoria da motivação
	 
	Não há interação entre todos os membros.
	
Explicação:
Se os grupos se tornam grandes demais, não há interação entre todos os membros. As proximidades entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	Ref.: 201407257204
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que a principal característica dos Grupos Sociais - tema da Aula 2 - é a interação. Entretanto, como podemos explicar a formação deles? Assinale a resposta certa
		
	
	Na maioria, são grandes e, por esta razão, apresentam intensa interação entre seus componentes
	
	São, sempre, do mesmo tamanho e, caracterizam-se pela ausência de regras de conduta entre seus membros
	 
	O tamanho não é importante, e não varia, mas o que importa é a positiva capacidade de interagir sendo presente entre seus membros, independente do porte do grupo
	 
	Variam em tamanho, tendo - na maioria - dois ou três membros que, definem suas regras de comportamento aceitável
	
	Normalmente, são pequenos e, procuram comportar-se do mesmo jeito como reforço da identidade do grupo
	
Explicação:
Os grupos sociais variam em tamanho, a maior parte dos grupos sociais tem entre dois e seis membros. Se os grupos se tornam grandes demais, não há interação entre todos os membros. Tela 6 do conteúdo online.
	
	Ref.: 201407634607
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A principal característica dos grupos sociais é a interação. Muitas vezes, os grupos têm objetivos incompatíveis como sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Sendo assim, podemos dizer que estamos diante de uma situação de:
		
	 
	Conflito.
	
	Levantamento.
	 
	Observação.
	
	Definição.
	
	Indiferença.
	
Explicação:
Geralmente, o conflito surge em momentos de interação entre pessoas e grupos. Griffin e Moorhead (2006) remontam que o comportamento de disputa por recursos limitados é o mais comum. Como o conflito é inevitável, o gestor precisa conhecer suas possíveis soluções com base na identificação das con- dições que o provocaram.
	
	
Ref.: 201407063488
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O processo que ocorre com um indivíduo que está em um grupo e sucede um afrouxamento das restrições normais ao seu comportamento, fazendo com que aja de forma impulsiva e desviante, é chamado de:
		
	
	Interação.
	
	Integração.
	 
	Facilitação.
	
	Comunicação.
	 
	Desindividuação.
	
Explicação:
Desindividuação é um conceito em psicologia social que traz a perda da auto-consciência em grupos, embora esta seja uma questão de contenção. Sociólogos também estudam este fenômeno, agregando uma análise um pouco diferente.
	
	Ref.: 201407585699
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias, entre as quais podemos citar: o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar a partir do parâmetro da velocidade do seu membro mais lento. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de tarefa descrita:
		
	
	Disjuntiva.
	
	Inversa.
	 
	Conjuntiva.
	
	Aditiva.
	
	Abstrata.
	
Explicação:
Conjuntiva - desempenho do mais fraco, o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento. Tela 8 do Conteúdo Online e Texto sugerido DIFERENTES TIPOS DE TAREFAS.
	
	Ref.: 201407585687
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias, entre as quais podemos citar: aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de tarefa descrita:
		
	
	Parcial.
	
	Integral.
	 
	Disjuntiva.
	 
	Aditiva.
	
	Conjuntiva.
	
Explicação:
Aditiva - com desempenho semelhante, é aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
Tela 8 do Conteúdo Online e Texto sugerido leitura na mesma tela denominado DIFERENTES TIPOS DE TAREFAS. 
	
	
Ref.: 201407063386
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Podemos afirmar que a principal característica dos grupos sociais é a:
		
	
	Comunicação.
	
	Integração.
	 
	Interação.
	
	Facilitação
	
	Desindividuação
	
Explicação:
A principal características dos grupos sociais é a interação. A interação consiste em um fenômeno que permite, a certo número de indivíduos, constituir um grupo e que consiste no fato de que o comportamento de cada indivíduo se torna estímulo para um outro. Tela 6 do Conteúdo Online.
	
	Ref.: 201407065116
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A decisão grupal se baseia na crença corrente que duas ou mais cabeças são melhores que uma para a tomada de decisões. Essa afirmação é apoiada na:
		
	
	Suposição que o supervisor tem total domínio das situações de trabalho porque foi preparado para isso pela empresa.
	 
	Suposição que um indivíduo isolado pode estar sujeito a todo tipo de caprichos e preconceitos.
	 
	Suposição que, como essa cabeça é de um subordinado, corre-se o risco que esteja equivocada.
	
	Suposição que o subordinado deve sempre consultar o supervisor para decidir sobre a realização de suas tarefas.
	
	Suposição que o indivíduo isolado sempre vai decidir por algo que lhe convenha.
	
Explicação:
Ao dividir a decisão, ouvimos outro ponto de vista provavelmente com uma percepcão diferenciada e que trará ganhos para o entendimento e o aprendizado sobre o tema.
	
	Ref.: 201407634882
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Isaías, gestor de uma empresa do ramo automobilístico, está trocando ideias com Lucas, seu subordinado, sobre a importância de se descobrir maneiras de resolver, pacificamente, determinados tipos de situações. Por exemplo: quando os grupos têm objetivos incompatíveis como sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho.Assinale a opção de resposta que indica corretamente a quais tipos de situações Isaías está se referindo:
		
	
	Treinamento.
	 
	Conflitos.
	 
	Estímulos.
	
	Segurança do Trabalho.
	
	Distribuição de tarefas.
	
Explicação:
Conflitos - normalmente ocorrem quando grupos têm objetivos incompatíveis como sindicato e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Tela 11 do Conteúdo Online. 
	
Aula 03 – Gerenciamento de Desempenho
	Ref.: 201407708195
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Para garantir compromisso com a meta no desempenho de coordenadores e empregados, que será analisado na avaliação de desempenho, estabelece-la não é suficiente. É necessário que os empregados se sintam comprometidos com essas metas. Assim, há o contrato de desempenho que envolve as fundações que permitem esse comprometimento. As seguintes técnicas, associadas ao contrato, facilitam esse processo, EXCETO:
		
	
	Estabelecer metas, não ações.
	
	Demonstrar apoio.
	 
	Não disseminar as metas.
	 
	Vincular à visão/missão.
	
	Monitorar o processo e dar retorno.
	
Explicação:
Para que os colaboradores se sintam a vontade com as metas estabelecidas será necessário em primeiro lugar que elas sejam exequíveis e em segundo lugar que elas sejam perfeitamente conhecidas de todos.  Só assim se consegue a devida adesão e o necessário apoio objetivando a realização de todas as tarefas e o alcance efetivo das metas.
	
	Ref.: 201407977723
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Partindo do pressuposto de que é possível aperfeiçoar habilidades de gerenciamento, identifique os quatro aspectos fundamentais,descritos por Baldwin, Rubin e Bommer (2008) (1,0 ponto)
		
	 
	Atenção, Retenção, Reprodução e Motivação
	
	Alguns gestores não percebem que o futuro é diferente e que as experiências, bem ou malsucedidas, do passado ou do presente, pouco contribuem para obter sucesso ou tentar evitar fracassos no futuro.
	
	As formas de encarar o futuro nas organizações assumem aspectos direcionados dependendo mais dos dirigentes e de sua visão de mundo do que da situação real pela qual está passando ou pode passar
	 
	Extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos de características diferentes, de estruturas diferentes de objetivos diferentes.
	
	O futuro como extrapolação do passado ¿ para alguns, a reflexão sobre o futuro é como um acontecimento que não se repete.
	
Explicação:
Partindo do pressuposto de que é possível aperfeiçoar habilidades de gerenciamento, a seguir, apresentamos quatro aspectos fundamentais, descritos por Baldwin, Rubin e Bommer (2008), para que você aprenda com base na observação de variadas situações gerenciais.
¿    Atenção: para o aprendizado efetivo, é preciso que você mantenha o foco e que não se distraia ou fique nervoso. Procure ¿modelos¿ corretos e mantenha atenção neles; por exemplo, observe o comportamento de um chefe que você admira e considera eficaz, ou de um colega de trabalho admirado pela competência e agilidade com quem resolve os problemas. Procure discriminar quais comportamentos você realmente deseja aprender (BALDWIN; RUBIN; BOMMER, 2008).
¿    Retenção: você precisa compreender e registrar aquilo que observou. Para isso, não se limite a observar, utilize códigos, símbolos ou imagens capazes de documentar o que foi visto. Caso você tenha condição, procure vincular suas observações a uma teoria ou conceitos específicos. Em outras palavras, além de observar, por exemplo, uma reunião de uma equipe eficaz, procure compreender os princípios implícitos nos comportamentos verificados, memorize-os e traduza-os com suas palavras quando preciso (BALDWIN; RUBIN; BOMMER, 2008).
¿    Reprodução: não basta ler e observar, é fundamental que você utilize imagens ou descrições capazes de evocar os comportamentos observados. Pesquisas evidenciam que as habilidades podem ser aperfeiçoadas quando o indivíduo imagina-se colocando-as em prática. No entanto, quanto mais você conseguir praticar em seu ambiente real a habilidade estudada, maior será a probabilidade de que essa seja instalada em seu repertório comportamental (BALDWIN; RUBIN; BOMMER, 2008).
.    Motivação: além da atenção, retenção e reprodução da habilidade a ser aprendida, é importante que você esteja motivado para mantê-la. Você deve ter uma razão consciente capaz de motivá-lo a se esforçar para aprender uma nova habilidade ou para modificar um hábito. Sua motivação pode decorrer de situações anteriores em que você foi recompensado ao utilizar habilidades semelhantes ou de incentivos futuros por você propostos (BALDWIN; RUBIN; BOMMER, 2008). Você pode também se autopunir por seus eventuais fracassos neste processo, no entanto a punição, em geral, não é o procedimento mais efetivo para o aprendizado, pois seus efeitos são temporários e limitados.
 
	
	
Ref.: 201408103732
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Avaliação de Desempenho é uma das ferramentas mais importantes já que
 
		
	
	Permite o desenvolvimento de competências latentes nos colaboradores
	
	Permite medir a contribuição individual e de uma equipe para o alcance dos objetivos organizacionais
	
	É uma das mais críticas práticas de gestão de pessoas
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Detecta lacunas de competências
	
Explicação: A avaliação de desempenho é - Uma das mais críticas práticas de gestão de pessoas, pois - Permite medir a contribuição individual e de uma equipe para o alcance dos objetivos organizacionais, além de - Detectar lacunas de competências e - Permitir o desenvolvimento de competências latentes nos colaboradores
	
	Ref.: 201407065156
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Samuel, gerente de TI da Luar Ltda., atendendo aos princípios para realizar um bom trabalho, reuniu a equipe e mostrou os objetivos operacionais da área, estabeleceu prazos de realização e indicou 3 coordenadores para os processos. Samuel, dessa forma, estava cumprindo o princípio de:
		
	
	Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhorias da área.
	 
	Estabelecer metas mensuráveis e responsabilizar as pessoas por essas metas.
	
	Monitorar e avaliar com precisão o desempenho no trabalho.
	 
	Fazer declarações claras de desempenho.
	
	Distribuir recompensas e punições com justiça.
	
Explicação:
Uma das tarefas de um Gerente é delegar funções.  Naturalmente que a escolha dos colaboradores para atuar em determinadas atividades deve se utilizar de critérios importantes, tais como: avaliação de desempenho, perfil do colaborador e aderência a terefa e a função determinada.  O aumento de responsabilidade é uma consequência das novas funções que muitas vezes exige tais responsabilidades.
	
	Ref.: 201407670365
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considerando que a avaliação de desempenho é um instrumento de gestão, é correto afirmar que:
		
	
	não precisa de parâmetros, pois, como analisa principalmente o perfil comportamental, a subjetividade é o elemento principal dessa avaliação
	
	consiste no processo em que a organização avalia o nível de satisfação do empregado com diversos fatores organizacionais
	
	sua finalidade maior é ser um instrumento de punição para o baixo desempenho nas organizações
	 
	o ambiente de trabalho positivo é fundamental; assim, essa avaliação analisa somente o perfil comportamental das pessoas.
	 
	pode ser realizada por meio de diversas metodologias, entre elas: listas de verificação (checklist); baseada em padrões de trabalho (parâmetros); e, 360 graus (avaliação pelos pares, subordinados e chefes imediatos).
	
Explicação:
Métodos mais utilizados atualmente e como eles funcionam:
1. Avaliação pelo superior hierárquico
Trata-se do método mais comum e simples. Como o próprionome diz, neste caso, quem faz a avaliação é a chefia e ninguém mais.
Vantagem
O fato de haver apenas um avaliador permite que haja uma certa uniformidade entre os critérios usados na avaliação.
Desvantagem
O funcionário pode ser prejudicado caso a relação da dupla não seja boa ou o avaliador tenha uma percepção equivocada do desempenho de seu subordinado.
2. Autoavaliação 
Esta técnica é dividida em duas etapas. Primeiro, o funcionário reflete sobre o próprio desempenho. Em seguida, ele e seu superior discutem sobre os achados do avaliado.
Vantagem
Propõe uma autorreflexão, exercício que nos permite pensar sobre nossa performance e identificar tanto as habilidades que precisam ser melhoradas como aquelas tarefas em que estamos nos saindo bem e não tínhamos percebido antes da avaliação.
Desvantagem
Os resultados podem ser condicionados pelos pontos de vista e interesses individuais do avaliado, o que dificulta o diálogo com o superior.
3. Avaliação a 360º 
É o método mais completo. Todos os colaboradores, independentemente da sua posição hierárquica, são simultaneamente avaliadores e avaliados. Para garantir a validade desta técnica, o anonimato deve ser assegurado.
Vantagem 
Os subordinados têm a oportunidade de avaliar livremente o desempenho de seus superiores, o que torna o processo muito rico porque toda a equipe tem a chance de melhorar sua performance.
Desvantagem
Este processo requer um nível de maturidade profissional mais elevado, sobretudo da chefia, que deverá estar aberta a receber críticas.
 
	
	Ref.: 201407063544
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Para garantir o desempenho de coordenadores e empregados, que será analisado na avaliação de desempenho, fala-se na celebração de contrato de desempenho mútuo entre eles, visando formalizar e garantir o comprometimento de ambas as partes com os resultados e com a organização. Estabelecer metas não é suficiente. É necessário que os empregados se vejam comprometidos com essas metas. Parte do contrato de desempenho mencionado envolve as fundações que permitem esse comprometimento. As seguintes técnicas, associadas ao contrato, facilitam esse processo: 1) Publicar as metas: aumenta a responsabilidade e dá uma noção de objetivo comum entre os empregados. 2) Demonstrar apoio: aumenta a autoconfiança dos empregados. 3) Vincular à visão/missão: dá relevância às ações. 4) Estabelecer metas, não ações: deixa o operacional por conta dos empregados, apoiando onde necessário. Pensando nas alternativas acima, marque as que são consideradas verdadeiras.
		
	
	Estão corretas a número 1 e a número 2.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas a número 1 está correta.
	 
	Estão corretas a número 3 e a número 4.
	
	Apenas a número 3 esta correta.
	
Explicação:
1) Publicar as metas: aumenta a responsabilidade e dá uma noção de objetivo comum entre os empregados.   Lembre-se que metas motivam mais do que objetivos.  Isso é fundamental para incentivar as equipes.  2) Demonstrar apoio: aumenta a autoconfiança dos empregados. O gerente necessita interagir de forma constante e ininterrupta e sem medir esforços apoiar e multiplicar conhecimentos.  3) Vincular à visão/missão: dá relevância às ações. Sem dúvida que a missão, a visão, e acrescentando os valores de uma organização devem ser trabalhados continuamente.  4) Estabelecer metas, não ações: deixa o operacional por conta dos empregados, apoiando onde necessário.  As metas precisam ser exequíveis e alcançaveis, senão se tornam um desafio insuperável desmotivando assim toda a equipe.
	
	Ref.: 201408068915
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Competências podem ser definidas como o conjunto de :
		
	
	Compromisso, Habilidades e Assertividade
	
	Conhecimentos, Hábitos e Atitudes
	
	Companheirismo, Habilidades e Atitudes
	 
	Conhecimentos, Habilidades e Atitudes
	
	Competências, Hábitos e Assiduidade
	
Explicação:
As competências abrangem o que ficou conhecido como CHA ¿ conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o exercício de uma função.
	
	Ref.: 201407123134
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Considerando-se a necessidade de se criar uma intensa colaboração entre todos os funcionários para atingir as metas estipuladas, o gerente do Restaurante Paladar Exótico decidiu aplicar um Plano de Incentivo de Grupo, por meio de bonificações à sua equipe de funcionários. Qual das alternativas representa adequadamente esse Plano de Incentivo de Grupo?
		
	
	Recompensar os funcionários que se destacarem na superação das metas individuais.
	
	Recompensar, de forma diferenciada, os funcionários, com base na experiência deles.
	
	Promover à posição de supervisor do grupo o funcionário que mais se destacar na realização das suas atividades.
	 
	Incentivar o desempenho diferenciado dos diversos subgrupos componentes da equipe de funcionários.
	 
	Recompensar o conjunto dos funcionários sempre que as metas esperadas do restaurante forem atingidas ou superadas.
	
Explicação:
Planos de incentivo para grupos ou equipes trata-se de uma forma de recompensa que as empresas podem usar para dar incentivos a grupos ou equipes de várias maneira, uma abordagem que tem sido bastante usada é a vinculação do desempenho da equipe às metas estratégicas. 
	Ref.: 201408092973
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta em V (Verdadeiro) e F (Falso), analisando-as de acordo com todo o conteúdo discutido em sala de aula sobre o papel do gestor dentro da organização.
I - O gestor deve declarar a tarefa a ser realizada pelo funcionário de forma sucinta, sem detalhar o que irá ser supervisionado e monitorado.
II - Dar margem de autonomia ao colaborador para que ele realize a tarefa, demonstrando confiança e abertura para que este procure o gestor sempre que necessário pode ser um ação perigosa de conflito.
III - Aprimorar a comunicação de forma a facilitar que feedbacks sejam realizados sempre que necessário pelas partes envolvidas (Gestor/Funcionário).
IV - Lembrar que o que deve ser avaliado é o comportamento e não a pessoa dentro da organização.
V - Deve ser capaz de programar melhorias, gerir conflitos e alocar recursos na organização.
		
	
	V; V; V; V; V.
	 
	F; V; V; V; V.
	 
	F; F; V; V; V.
	
	V; V; V; F; F.
	
	V; F; V; F; V.
	
Explicação:
As afirmativas I e II são falsas:
I - O gestor deve declarar a tarefa a ser realizada pelo funcionário de forma sucinta, sem detalhar o que irá ser supervisionado e monitorado. 
Justificativa: o gestor deve declarar a tarefa de forma clara e objetiva, detalhando o que será supervisionado e monitorado.
II - Dar margem de autonomia ao colaborador para que ele realize a tarefa, demonstrando confiança e abertura para que este procure o gestor sempre que necessário pode ser um ação perigosa de conflito.
Justificativa: Dar margem de autonomia ao colaborador para que ele realize a tarefa, demonstrando confiança e abertura para que este procure o gestor sempre que necessário é essencial para a produtividade.
	
	Ref.: 201407063517
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O fenômeno do 'subgerenciamento', apontado por Bruce Tulgan, aponta que bons gerentes precisam de cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho. Marque a opção que não apresenta um desses aspectos:
		
	
	Estabelecer metas mensuráveis.
	 
	Monitorar e Avaliar o desempenho dos subordinados.
	
	Fazer declarações claras sobre o desempenho esperado.
	 
	Apontar no grupo o culpado pelos erros.
	
	Fazer elogios quando necessário
	
Explicação:
Está não seria a melhor decisão adotada por um gerente que realmente deseja ser um líder de fato.  O líder deve apoiar seus colaboradores e caso ocorra algum erro durante a execução de um processodeve dar o feedback correto.  Este procedimento permitirá que o colaborador possa aprimorar sua prática em busca da excelência.
 
	
	Ref.: 201408117791
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	É, a influência que exercemos em nós mesmos de forma a modificar nossos comportamentos e a apresentarmos uma melhor performance (MANZ; SIMS, 2001). Assim, para gerenciar os outros, primeiramente, é preciso que você gerencie a si mesmo. Assinale que a opção correta a para esse conceito
		
	
	Comunicação
	 
	Atenção
	
	Direção
	 
	Autogerenciamento
	
	Motivação
	
Explicação:
O autogerenciamento implica em gerenciar a si mesmo em diferentes aspectos, conhecendo suas forças e seus pontos fracos, tendo disciplina, comprometimento e organização para cumprir obrigações e controlar emoções.
	
	Ref.: 201407634844
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo Bruce Tulgan, bons gerentes precisam de cinco aspectos básicos para realizar bem o seu trabalho. Quando isto não ocorre, surge um fenômeno chamado de 'subgerenciamento'. Para o autor, o fenômeno é causado:
		
	 
	Pela falta de interesse dos gerentes de realizarem suas funções, por falta de tempo, falta de capacidade ou até pelo medo de julgar pessoas
	 
	Pela falta de adesão dos empregados (subordinados) às diretrizes e orientações que procura transmitir
	
	Quando considera que sua remuneração é inferior ao volume de trabalho e responsabilidades que lhes são exigidas
	
	Pela falta de recompensas às quais consideram essenciais ao trabalho e desempenho dos empregados
	
	Quando a organização não lhe dá os necessários apoio e suporte para tomar as decisões que considera corretas
	
Explicação:
A falta de tempo e principalmente o medo de julgar as pessoas são realmente fatores que contribuem para que o Gesrente ou Gestor permaneça em subfunções.  Não é qualquer pessoa que pode dar feedback e muito menos o followup (acompanhamento).  Alguns gerentes sentem uma enorme dificuldade de acompanhar de fato a performance de seus colaboradores.
	
	Ref.: 201408077928
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A respeito das competências, analise as afirmativas a seguir:
I -  A competência corresponde ao estoque de conhecimentos e experiências de uma pessoa. -
II - As competências são exigências apenas do nível estratégico da empresa.
III - Para ser considerada competência é preciso que os conhecimentos e habilidades se transformem em ações que gerem resultado para a empresa. - 
IV - As competências identificam a capacidade de uma pessoa em lidar com problemas rotineiros.
V - Identifica-se um gestor competente quando a ação deste diante de um problema é adequada ao contexto e agregue benefícios para a empresa.
Está correto apenas o que se afirma em:
 
		
	
	II e III.
	 
	III e V.
	
	IV e V.
	
	III e IV.
	
	I e II.
	
Explicação:
Analisando as afirmativas:
I -  A competência corresponde ao estoque de conhecimentos e experiências de uma pessoa. - ERRADO - A competência corresponde aos conhecimentos, habilidades e atitudes de uma pessoa
II - As competências são exigências apenas do nível estratégico da empresa.- ERRADO - As competências devem ser uma exigência da organização como um todo e não apenas de um nível.
III - Para ser considerada competência é preciso que os conhecimentos e habilidades se transformem em ações que gerem resultado para a empresa. - CORRETA
IV - As competências identificam a capacidade de uma pessoa em lidar com problemas rotineiros. - ERRADO - as competências envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma função ou para o cumprimento de tarefas.
V - Identifica-se um gestor competente quando a ação deste diante de um problema é adequada ao contexto e agregue benefícios para a empresa. - CORRETO
	
	Ref.: 201407063619
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Para um gestor constatar as razões do baixo desempenho de um empregado deve realizar uma análise para verificar a adequação dos aspectos de habilidade, capacidade, recursos disponíveis e a ação do coordenador. Essa fase, dentro do gerenciamento de performance, é chamada de:
		
	
	Coordenação de ação.
	 
	Execução do plano de ação.
	
	Discussão da melhora do desempenho.
	
	Elaboração do plano de ação.
	 
	Diagnóstico do problema.
	
Explicação:
Para que possamos avaliar a habilidade, a capacidade, os recursos disponíveis que um colaborador posssui devemos investigar e realizar uma análise detalhada.  O desenho do cargo deve ser consultado para que possamos entender as atribuições e responsabilidades inerentes a um determinado cargo.  Em seguida se avaliar o perfil do colaborador verifivando-se então se o mesmo possui todos os requisitos para ocupar o cargo em questão.  Lembre-se que o que não se mede não se avalia e a criação de indicadores é fundamental.  Assim de posse de todas estas informações podemos orientar adequadamente o colaborador.
	
	Ref.: 201408096727
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para o desempenho de suas funções, como gerente do departamento de TI, João acreditava que era importante apenas desenvolver seu bom senso e suas habilidades interpessoais e de comunicação. Você, como um bom gerente, sabe que, para que tenhamos um ambiente de trabalho de alto desempenho, isso não é suficiente. É preciso também desenvolver habilidades:
		
	
	lógicas, analíticas e de avaliação.
	 
	técnicas, conceituais e humanas;
	
	emocionais, profissionais e de reflexão;
	
	cognitivas, afetivas e de inovação;
	
	mentais, tecnológicas e de criação;
	
Explicação:
As habilidades gerenciais podem ser aperfeiçoadas, o que depende de seu conhecimento teórico, dedicação, esforço e prática contínua enquanto aluno e, futuramente, como gestor. Por isso João precisa desenvolver habildiades técnicas, conceituais e humanas. 
	
	Ref.: 201407649700
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Segundo estudos realizados e apontados por Bruce Tulgan, bons gerentes apresentam cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho, de acordo com esta explanação, marque a opção incorreta:
		
	
	Monitorar e avaliar com precisão o desempenho no trabalho.
	 
	Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhoria.
	
	Distribuir recompensas e punições com justiça.
	 
	Não estabelecer metas mensuráveis e responsabilizar as pessoas por essas metas.
	
	Fazer declarações claras de desempenho.
	
Explicação:
As metas necessitam ser medidas e posteriormente avaliadas.  Em situação diferente, ou seja, a não identificação de indicadores que possam permitir esta mensuração, o processo fica comprometido.  Lembre-se que o que não se mede não se avalia.
	Ref.: 201408034322
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Qual das opções abaixo, representa corretamente, as competências essenciais ao gestor contemporâneo?
		
	 
	Habilidades que precisam ser desenvolvidas: Autoconhecimento/Desenvolvimento Pessoal e Liderança
	
	Conhecimentos necessários para a gestão contemporânea: Gerenciamento de Desempenho, Gerenciamento de Mudanças e Gerenciamento de Equipes de Trabalho
	
	Conhecimentos necessários para a gestão contemporânea: Autoconhecimento/Desenvolvimento Pessoal e Liderança
	 
	Habilidades que precisam ser desenvolvidas: Gerenciamento de Desempenho, Gerenciamento de Mudanças e Gerenciamento de Equipes de Trabalho
	
	Atitudes a serem formadas ou modificadas: Comunicação Interpessoal e Organizacional e Processos Grupais
	
Explicação:
Habilidades que precisam ser desenvolvidas: Gerenciamento de Desempenho, Gerenciamento de Mudanças e Gerenciamento de Equipes de Trabalho
	
	Ref.: 201407063631
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Pensando no tema Gerenciamento do Desempenho,

Continue navegando