Buscar

AVALIANDO DIREITO PROCESSUAL CIVIL III 4

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
	Avaliando Aprend.: CCJ0037_SM_201503383661 V.1  
	Aluno(a): LUENES DOS SANTOS ALMEIDA SILVA
	Matrícula: 201503383661 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	02/06/2018 17:42:50 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201504176562)
	5a sem.: RECURSOS EM ESPÉCIE
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(XIII EXAME DE ORDEM ¿ TIPO 1 ¿ BRANCA) A atividade recursal do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça encontra-se tradicionalmente associada aos recursos extraordinário e especial, respectivamente. Contudo, tal múnus também é desempenhado por meio do julgamento do denominado recurso ordinário constitucional. Acerca dessa espécie recursal, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	Exigir-se-á a comprovação do requisito do pré- questionamento para a admissão do recurso ordinário constitucional perante os Tribunais Superiores. 
	
	Serão julgadas em recurso ordinário pelo Superior Tribunal de Justiça as causas em que forem partes, de um lado, Estado estrangeiro ou organismo internacional e, do outro, município ou pessoa residente ou domiciliada no país.
	
	Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar o recurso ordinário interposto contra mandado de segurança decidido em única instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos estados, do Distrito Federal e dos territórios, quando denegatória a decisão. 
	
	Apenas será acolhido o recurso ordinário que versar sobre questões exclusivamente de direito, não se admitindo a rediscussão de matéria fática por meio desta via recursal. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504193898)
	3a sem.: RECURSOS EM ESPÉCIE
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Da decisão que recebe apelação:
		
	
	cabe agravo regimental.
	
	cabe agravo de instrumento.
	
	cabe agravo retido. 
	
	cabe apelação.
	
	não cabe recurso.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504176740)
	14a sem.: PROCEDIMENTOS ESPECIAIS CONTENCIOSOS
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O regramento da ação monitória foi aperfeiçoado no Código de Processo Civil de 2015 para incluir o entendimento consolidado pelos Tribunais superiores sobre a temática. Considerando esse contexto, assinale a afirmativa incorreta em relação ao procedimento monitório:
		
	
	O réu será isento do pagamento das custas se cumprir adequadamente o mandato monitório.
	
	É cabível a utilização do procedimento, com base em prova escrita, para entrega de bens móveis e imóveis.
	
	Nos casos em que o direito do autor for evidente o juiz deferirá, de imediato, o respectivo mandado de pagamento, entrega de coisa ou obrigação de fazer.
	
	Não se admite a citação por edital na ação monitória, cabendo ao autor promover a citação do réu exclusivamente pessoal.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504176726)
	11a sem.: PROCEDIMENTOS ESPECIAIS CONTENCIOSOS
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(X EXAME DE ORDEM ¿ TIPO 1 - BRANCA) A proteção possessória pode se desenvolver por meio de diversos tipos de ações. No que se refere às espécies de ações possessórias e suas características, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	Apenas o possuidor figura-se como parte legitima para a propositura das ações possessórias, tanto na hipótese de posse direta quanto na hipótese de posse indireta.
	
	Em virtude do princípio da adstrição, a propositura de uma ação possessória em vez de outra impede que o juiz conheça do pedido e outorgue a proteção correspondente àquela cujos requisitos estejam provados. 
	
	É defeso ao autor cumular o pedido possessório com condenação em perdas e danos, devendo optar por um ou outro provimento, sob pena de enriquecimento sem causa. 
	
	As ações possessórias não possuem natureza dúplice. Sendo assim, caso o réu queira fazer pedido contra o autor, não poderá se valer da contestação, devendo apresentar reconvenção. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504193664)
	1a sem.: Recursos
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Em relação ao preparo recursal, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado pessoalmente para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.
	
	São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
	
	A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 10 dias.
	
	É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos, salvo nas cartas precatórias.
	
	No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção, com exceção do porte de remessa e retorno.

Continue navegando