Buscar

Avaliando TRABALHO II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602916900)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/FGV - VI EXAME NACIONAL UNIFICADO 2011.3) Após 23 anos de trabalho numa empresa, Renato é dispensado sem justa causa, no dia 31 de janeiro de 2012. Na hipótese, ele fará jus ao aviso prévio de
		
	
	30 dias.
	
	96 dias.
	 
	90 dias.
	
	99 dias.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602908218)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Um determinado empregado, no sétimo ano de trabalho, não gozou as suas férias, integralmente, deixando um saldo de dez dias para ser gozado posteriormente. Acontece que, com dez anos de serviço, foi despedido do emprego sem ter podido afastar-se do trabalho para o gozo daquelas férias incompletas. Diante dessa situação, assinale a alternativa correta:
		
	
	O empregado deverá receber os valores do saldo de férias com o salário da época, acrescido da correção monetária e dos juros;
	
	O empregado deverá receber a totalidade do período de férias;
	
	O empregado não tem mais direito ao recebimento do saldo daquelas férias;
	 
	O empregado deverá receber o saldo de férias em dobro, com o salário da época da rescisão do contrato;
	 
	O empregado deverá receber o saldo de férias, de forma simples, com o salário da época da rescisão do contrato.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602981444)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(V Exame de unificado da OAB) A respeito do pagamento das verbas rescisórias, assinale a alternativa correta:
		
	 
	No caso de pedido de demissão em contrato por prazo indeterminado, o prazo para pagamento das verbas rescisórias é de 10 dias contados da data da notificação da demissão, quando dispensado o empregado do cumprimento do aviso prévio pelo empregador.
	
	As verbas rescisórias devidas após decurso normal de prazo de contrato a termo deverão ser pagas até o décimo dia contado do término, em face da inexistência do aviso prévio.
	
	O empregador que descumpre o prazo de pagamento das verbas rescisórias deverá pagá-las posteriormente acrescidas de 50% de multa, nos termos do artigo 467 da Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	O pagamento das verbas rescisórias ocorrerá no primeiro dia útil imediato ao término do contrato de trabalho quando o empregador indenizar o aviso prévio.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602916061)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Nos contratos de trabalho a termo, em regra, a extinção contratual em face da dispensa antecipada e imotivada pelo empregador gerará ao empregado o direito de receber
		
	 
	apenas indenização no importe da metade dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato.
	
	 apenas 13o salário proporcional, férias proporcionais acrescidas de 1/3 e indenização no importe da metade dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato.
	 
	13º salário proporcional, férias proporcionais acrescidas de 1/3, liberação do FGTS acrescido de 40%, indenização no importe da metade dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato.
	
	apenas indenização no valor dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato acrescidos da metade.
	
	13º salário proporcional, férias proporcionais acrescidas de 1/3, liberação do FGTS acrescido de 40%, indenização no valor dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato acrescidos da metade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603535942)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Provas: FCC - 2013 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Técnico Judiciário - Área Administrativa. Em relação ao aviso prévio, é correto afirmar:
		
	
	Dado o aviso prévio, a rescisão torna-se efetiva cinco dias após o término do respectivo período do aviso.
	
	A falta de aviso prévio por parte do empregador implica o pagamento de multa equivalente a vinte por cento do salário do empregado, em favor do mesmo.
	
	O aviso prévio será proporcional ao tempo de serviço sendo de, no mínimo, quarenta dias, de acordo com a Constituição Federal.
	
	O valor das horas extras, ainda que habituais, não integra o aviso prévio indenizado.
	 
	O empregado que, durante o prazo do aviso prévio, cometer qualquer falta considerada como justa causa, perde o direito ao restante do respectivo aviso.
	
	1a Questão (Ref.:201603431290)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Venus trabalha há quatro meses na Clínica Médica Celta, exercendo as funções de secretária-recepcionista. Durante esse período, a empregada faltou por 25 dias alternados, sem apresentar justificativa legal para estas ausências. Nos dias em que compareceu ao trabalho, Venus frequentemente chegou com alguns minutos de atraso, bem como se esqueceu de agendar duas consultas, sofrendo advertências verbais e por escrito, além de duas suspensões. Nesta situação, a atitude da empregada enseja a rescisão do contrato por justa causa por
		
	
	ato de insubordinação.
	
	abandono de emprego.
	
	ato de indisciplina.
	 
	desídia no desempenho das funções
	
	ato de improbidade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603477580)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(TRT 15ª R.) No concernente à justa causa, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	incontinência de conduta está relacionada com a moral de ordem sexual
	 
	condenação criminal do empregado, transitada em julgado, com a suspensão da execução da pena, sempre autoriza dispensa por justa causa;
	
	ato de improbidade está relacionado com a desonestidade do empregado;
	
	ato de indisciplina pressupõe o descumprimento de ordens gerais;
	
	prática constante de jogos de azar autoriza dispensa por justa causa.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603564184)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Procurador Recife-PE 2008 FCC) Nos contratos de trabalho a termo, em regra, a extinção contratual em face da dispensa antecipada e imotivada pelo empregador gerará ao empregado o direito de receber
		
	
	(A) apenas indenização no valor dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato acrescidos da metade.
	
	(D) 13º salário proporcional, férias proporcionais acrescidas de 1/3, liberação do FGTS acrescido de 40%, indenização no valor dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato acrescidos da metade.
	
	(C) apenas 13º salário proporcional, férias proporcionais acrescidas de 1/3 e indenização no importe da metade dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato.
	
	(B) apenas indenização no importe da metade dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato.
	 
	(E) 13º salário proporcional, férias proporcionais acrescidas de 1/3, liberação do FGTS acrescido de 40%, indenização no importe da metade dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602906952)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Examine as assertivas abaixo e assinale a opção correta:
I - o direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho urbano prescreve em cinco anos para o trabalhador urbano, até o limite de dois anos após a extinção do contrato;
II- contra os menores de dezoito anos não corre nenhum prazo de prescrição quanto ao direito de ação para cobrança de créditos resultantes das relações de trabalho;
 III - o direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho rural prescreve em dois anos após a extinção do contrato de trabalho;
IV- Nas ações que tenham por objeto anotações para fins de prova junto à Previdência Social, não se aplica a prescrição bienal ou quinquenal de que trata o artigo 11 da CLT;
		
	
	todas as respostas acima estão corretas;
	
	as opções II e III estão corretas, enquanto que as opções I e IV estão incorretas;
	
	somente a opção IV está incorreta;
	
	nenhuma das opções está correta;
	 
	somente a opção III está incorreta;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602909835)
	Pontos:0,1  / 0,1  
	João Luiz se recusou a cumprir ordens diretas do seu superior hierarquico e este objetiva demití-lo por justa causa. Analisando o instituto da justa causa assinale a opção que configura a atitude praticada por João Luiz:
		
	
	indisciplina
	 
	insubordinação
	
	o fato é grave, embora não esteja previsto em lei.
	
	desídia
	
	ato de improbidade
	
	1a Questão (Ref.:201603564155)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Procurador Teresina PI 2010 FCC) Maria, antes de completar o período aquisitivo de doze meses de suas férias, teve seu contrato individual de trabalho rescindido sem justa causa pela empresa empregadora. Neste caso, Maria
		
	
	(E) terá direito ao pagamento de 2/3 da remuneração das férias proporcionais ao período trabalhado.
	 
	(D) terá direito ao pagamento da remuneração das férias proporcionais.
	
	(C) terá direito ao pagamento de 50% da remuneração das férias proporcionais ao período trabalhado.
	
	(B) não terá direito ao pagamento da remuneração das férias proporcionais.
	
	(A) terá direito ao pagamento de 1/3 da remuneração das férias proporcionais ao período trabalhado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603046979)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à extinção do contrato de trabalho por motivos alheios à vontade das partes, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Caso o trabalhador tenha falecido sem deixar dependentes cadastrados, deve o empregador realizar o pagamento das verbas devidas em conformidade com a ordem sucessória do Código Civil: descendentes, ascendentes, cônjuge supérstite, colaterais até o 4º grau de parentesco.
	
	O trabalhador inválido é aquele que tem sua capacidade laborativa reduzida, de maneira que tem direito à aposentadoria por invalidez, colocando fim ao contrato de trabalho.
	
	A aposentadoria por invalidez acarreta a suspensão do contrato de trabalho pelo prazo de 5 anos, de maneira que, se o trabalhador recuperar-se dentro deste período, tem direito de retornar ao trabalho, podendo, entretanto, ser rejeitado pelo empregador, retornando, portanto, à condição de aposentado.
	
	A morte do empregado gera a extinção automática do contrato de trabalho, devendo as verbas rescisórias serem pagas aos dependentes cadastrados junto à Receita Federal, conforme Lei nº 6.858/1980.
	 
	Nomina-se "factum principis" a atuação do Poder Público, em qualquer de suas esferas, que possa causar, reflexamente, a extinção do contrato de trabalho. Neste caso, prevalecerá o pagamento da indenização que ficará a cargo do governo responsável.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602908211)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leia atentamente as afirmativas abaixo referentes ao instituto do aviso prévio:
 I- O reajustamento salarial coletivo, determinado no curso do aviso prévio, beneficia o empregado pré-avisado da despedida, mesmo que tenha recebido antecipadamente os salários correspondentes ao período do aviso, que integra seu tempo de serviço para todos os efeitos legais;
II- Cabe aviso prévio nas rescisões antecipadas dos contratos de experiência, na forma do art. 481 da CLT (cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado);
III- O horário normal de trabalho do empregado durante o prazo do aviso, e se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, será reduzido pela metade, sem prejuízo do salário integral;
IV- O empregado pode, sempre, renunciar ao direito ao aviso prévio.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
		
	 
	Somente a IV está incorreta;
	
	I, II e III estão corretas;
	
	I e IV estão incorretas;
	 
	I e II estão corretas;
	
	Todas estão incorretas;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602871036)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(OAB/CESPE - 2009.2) Assinale a opção correta acerca do FGTS.
		
	 
	É devido o recolhimento do FGTS sobre os valores pagos a título de aviso prévio, quer tenha o empregado, durante esse período, trabalhado ou não.
	
	Os trabalhadores autônomos são beneficiários do FGTS.
	
	A conta vinculada do trabalhador no FGTS não poderá ser movimentada em caso de despedida indireta.
	 
	Os valores referentes ao FGTS podem ser pagos diretamente ao empregado.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602909835)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João Luiz se recusou a cumprir ordens diretas do seu superior hierarquico e este objetiva demití-lo por justa causa. Analisando o instituto da justa causa assinale a opção que configura a atitude praticada por João Luiz:
		
	
	desídia
	
	ato de improbidade
	 
	insubordinação
	
	o fato é grave, embora não esteja previsto em lei.
	
	indisciplina
	
	1a Questão (Ref.:201603553883)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	NÃO constitui justa causa para a rescisão do contrato de trabalho do empregado:
		
	
	Praticar, atos atentatórios à segurança nacional, devidamente comprovada em inquérito administrativo.
	 
	Alcoolismo
	
	Atos de desleixo e imprudência do empregado
	
	Negociação habitual do empregado, por conta própria, em atividade comercial do mesmo ramo da sua empresa com aquiescência tácita do empregador
	
	Revelar segredo na empresa ao MP, relativo a fraude contábil.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603055400)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com relação à Estabilidade Provisória/Garantia de emprego, pode-se afirmar que:
		
	
	Todos os membros da CIPA e os dirigentes sindicais gozam de estabilidade provisória e só podem ser demitidos por justa causa, desde que precedidos de inquérito judicial para apuração da falta grave, sendo desnecessário este para as empregadas gestantes;
	 
	Somente os membros da CIPA eleitos e os dirigentes sindicais eleitos é que podem ser demitidos por justa causa, desde que precedido de inquérito judicial para apuração da falta grave, sendo desnecessário este para as empregadas gestantes;
	 
	Apenas os dirigentes sindicais eleitos é que podem ser demitidos por justa causa, desde que precedido de inquérito judicial para apuração da falta grave, sendo desnecessário este procedimento para apuração da falta grave para as empregadas gestantes e os membros eleitos para a CIPA;
	
	Todos os membros da CIPA, a empregadas gestantes e os dirigentes sindicais gozam de estabilidade provisória e não podem ser demitidos por justa causa.
	
	Os membros da CIPA, as empregadas gestantes e os dirigentes sindicais só podem ser demitidos por justa causa, desde que precedido de Inquérito Judicial;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602986864)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto às convenções e acordos coletivos, aponte a alternativa correta
		
	 
	Havendo convenção, acordo ou sentença normativa em vigor, o dissídio coletivo deverá ser instaurado dentro dos 60 dias anteriores ao respectivo termo final , para que o novo instrumento possa ter vigência no dia imediato a esse termo.
	
	Feito o depósito do instrumento da convenção ou acordo, este entrará em vigor cinco dias depois, sendo que dentro de três dias, da mesma data do depósito, cópias autenticadas dos referidos atos deverão ser afixadas, de modo visível , nas sedes dos sindicatos e dos estabelecimentos empresariais
	
	Os sindicatos convenentes ou as empresas acordantes devem promover, conjuntamente , dentro de sete dias da assinatura da convenção ou acordo, o depósito do correspondente instrumento para fins de registro e arquivo no órgão competente do Ministério do Trabalho e Emprego
	
	Interesse ou direito difuso é o transindividual , de natureza divisível, cujos titulares são pessoas indeterminadas, ligadas por uma relação jurídica básica.
	
	Interesse coletivo é fundado em um bem indivisível e diz respeito a sujeitos indeterminados, ligados por meio de uma relação jurídica básica.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603478364)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CAIP2015 adaptada) Com relação ao aviso prévio, pode ser afirmado que:
		
	
	é incabível o aviso prévio na despedida indireta.
	 
	a cessação da atividade da empresa, com o pagamento da indenização, simples ou em dobro, não exclui, por si só, o direito do empregado ao aviso prévio.
	
	o direito aos salários do período de férias escolares assegurado aos professores exclui o direito ao aviso prévio, na hipótese de dispensa sem justa causa ao término do ano letivo ou no curso das férias escolares.
	
	o aviso prévio sempre é um direito do empregado e uma prestação do empregador, não se admitindo o inverso.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602871034)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo grande parte da doutrina, prescrição consiste na perda da pretensão pelo não exercício desse direito no prazo determinado por lei. A esse respeito, assinale a opção correta.
		
	
	No caso de ação ajuizada em razão do não recolhimento da contribuição para o FGTS, a prescrição é de trinta anos, após a extinção do contrato de trabalho.
	
	Não corre prazo prescricional contra menor de 16 anos, por ser absolutamente incapaz. Todavia, corre prazo prescricional para o maior de 16 anos e menor de 18 anos, por ser relativamente incapaz.
	 
	Para ações que versam sobre anotação da carteira de trabalho, não há prazo prescricional nem decadencial, em virtude da sua natureza meramente declaratória
	
	A prescrição da pretensão relativa às parcelas remuneratórias não alcança o respectivo recolhimento da contribuição para o FGTS.

Continue navegando