Buscar

Avaliando IDOSO

Prévia do material em texto

Avaliando IDOSO
	1a Questão (Ref.:201309772873)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo o IBGE, em ¿Indicadores Sociodemográficos ¿ Perspectivas para o Brasil 1991-2030¿, a esperança de vida ao nascer (ou expectativa de vida ao nascer) no Brasil em 2005 seria de 72,05 anos. Em relação a esses indicadores é correto afirmar:
		
	
	Ainda sob esperança de vida ao nascer, em relação ao sexo masculino, Santa Catarina apresenta-se na 5ª posição entre os Estados Brasileiros.
	
	O Rio Grande do Sul, em 2005, apresentava a maior esperança da vida ao nascer entre os Estados brasileiros, exatamente 74,5 anos.
	 
	Santa Catarina apresentava em 2005 uma esperança de vida ao nascer de 74,78 anos (considerando ambos os sexos), sendo o segundo estado brasileiro, atrás apenas do Distrito Federal, e a projeção é que ocupe a primeira posição a partir de 2015.
	
	Alagoas, apesar de IDH baixo, está entre os três Estados brasileiros com maior esperança de vida ao nascer.
	
	Em 2005, em relação à esperança de vida ao nascer, o Brasil ocupava o primeiro lugar entre os países da América latina e Caribe, e a 10ª posição no mundo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309773024)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O envelhecimento é um processo fisiológico que gera alterações nos diversos sistemas do organismo. Essas alterações geram consequências que afetam diretamente a funcionalidade e a realização das atividades da vida diária (AVD). Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
		
	
	Considerando o sistema vascular e cardíaco, as alterações anatômicas do coração geram como alteração funcional um aumento do VO2max, que interferem na tolerância do indivíduo ao exercício.
	
	A sarcopenia refere-se a redução na massa muscular que acontece diante de um processo inflamatório crônico.
	
	A redução na capacidade de defesa contra os agentes infecciosos devem-se unicamente a redução da complacência da caixa torácica.
	 
	As alterações do tecido conjuntivo como rigidez e alteração na elasticidade dos ligamentos, tendões e capsulas articulares repercutem em uma maior vulnerabilidade às lesões articulares.
	
	A força muscular reduz especialmente pela diminuição das fibras musculares tipo I.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309772882)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O envelhecimento traz mudanças significativas no organismo e principalmente na constituição corporal. Sobre estas mudanças pode-se afirmar que a:
		
	 
	massa gordurosa aumenta
	
	água intracelular aumenta
	
	há formação de cartilagem com o aumento da idade.
	
	distribuição da gordura ocorre de forma aleatória
	
	massa óssea trabecular aumenta
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309772919)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O acelerado processo de envelhecimento populacional no Brasil dificulta à sociedade, ao Estado, à familia e ao próprio indivíduo o preparo e as providências para enfrentar a velhice de forma digna.
PORQUE
A Europa levou cem anos para envelhecer, mas no Brasil isso se deu em três décadas, à partir de 1970.
		
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309772909)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A população brasileira, que até bem pouco tempo (décadas de 1970 a 1980) era considerada jovem, conta hoje com cerca de 23% de seus indivíduos com idade superior a 60 anos, o que os enquadra na chamada Terceira Idade.
POR QUE
Segundo apontam os números do censo do IBGE (2001), há projeção para o ano 2025 um crescimento da população de idosos que colocará o Brasil como o sexto país do mundo no ranking dos países com o maior número de idosos entre os seus habitantes.
		
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	1a Questão (Ref.:201309772900)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao considerarmos a abordagem fisioterapêutica de pessoas acometidas por patologias neurológicas, o conhecimento de sinais e sintomas assim como suas repercussões funcionais são importantes na intervenção fisioterapêutica. Assim sendo, quando estamos diante de um idoso com tremor em repouso, instabilidade postural, hipertonia plástica com sinal positivo para ¿roda denteada¿, déficit para execução, podendo chegar à incapacidade de iniciar espontaneamente de AVDs, diminuição ou abolição de expressão facial, dificuldade de deglutição, sialorréia, disartria, marcha a passos curtos (pettit pas), distúrbios do equilíbrio, ¿congelamento motor¿ (freezing), podendo ocorrer ainda declínio da cognição, fala monótona, vocabulário pobre em palavras e micrografia, estamos diante de um caso de:
		
	
	amiotrofia espinal
	
	hemiplegia por AVE.
	 
	parkinson
	
	espondilite anquilosante
	
	corea
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309772987)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando que o status cognitivo faz parte da avaliação geriátrica, analise as afirmativas abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
		
	 
	O Mini Exame do Estado Mental é um instrumento bastante utilizado na prática clínica e dentre suas vantagens podemos citar que este não sofre influência do nível educacional do idoso.
	 
	O Mini Exame do Estado Mental é um instrumento de rastreio de alteração da função cognitiva podendo inclusive ser usado para diagnóstico de demência no idoso.
	 
	Dentre os componentes que fazem parte da função cognitiva podemos citar a memória, atenção, percepção e planejamento das ações.
	 
	Fatores comportamentais como nível educacional, cultura, participação em atividades sociais e prática de atividade física contribuem para a reserva cognitiva, fundamental para minimizar os efeitos da senescência sobre a função cognitiva.
	 
	A função cognitiva está relacionada ao funcionamento mental e com isto a habilidade de sentir, pensar, perceber, lembrar, raciocinar, formar estruturas complexas de pensamento e produzir umas resposta às demandas e estímulos externos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309772948)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A prótese total de quadril se caracteriza pela substituição ou troca da articulação coxofemural , e é indicada no caso de dor grave e contínua e incapacidade para as atividades sociais e de lazer. Além destas, existem outras indicações para esta cirurgia, com exceção de uma das opções abaixo, como:
		
	
	artrite reumatóide
	 
	osteoporose
	
	osteoartrose grave
	
	tumores ósseos benignos
	
	necrose vascular
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309772920)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O envelhecimento fisiológico do aparelho respiratório envolve as seguintes modificações anatomofuncionais como:
		
	
	aumento da elasticidade do parênquima pulmonar;
	
	redução do volume residual pulmonar;
	
	redução do espaço morto pulmonar.
	
	aumento progressivo da pressão parcial de CO2;
	 
	diminuição da complacência da caixa torácica;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309772985)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A população brasileira vem sofrendo uma mudança no perfil de faixa etária predominante, e como resultado desse processo observa-se uma diminuição do número jovens e um aumento do número de idosos. Alguns fatores contribuíram para essa transição, gerando uma maior expectativa de vida na população. São fatores que contribuíram para a mudança do perfil populacional todas as alternativas abaixo, exceto:Diminuição da fecundidade.
	
	Melhora nas condições de saúde.
	
	Melhora nas condições socioeconômicas.
	 
	Aumento das doenças infecciosas.
	
	Diminuição da mortalidade.
	1a Questão (Ref.:201309772929)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O envelhecimento humano é um processo dinâmico e progressivo, caracterizado por alterações morfológicas, bioquímicas, fisiológicas e psicológicas. Assim, é alvo de estudo e abordagem específica por parte da gerontologia. De acordo com o exposto, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I - O envelhecimento natural envolve perda progressiva da capacidade de homeostase.
II - A geriatria é uma parte da gerontologia dedicada ao estudo dos aspectos sociais do envelhecimento.
III - O idoso torna-se vulnerável à medida que sua fragilidade vai diminuindo.
		
	
	Somente II é verdadeira.
	
	I, II e III são verdadeiras.
	 
	Somente I é verdadeira.
	
	I e III são verdadeiras.
	
	II e III são verdadeiras.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309772956)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dor é uma experiência multidimensional que envolve aspectos quantitativos,sensitivos e hedônicos (que são definidos pelo prazer). Pode ser aguda ou crônica. A dor aguda é caracterizada por um surto repentino de curta duração e, normalmente, é consequência de uma lesão tecidual. Já a dor crônica tem várias características. Marque a ÚNICA opção ERRADA que não é uma característica da dor crônica.
		
	
	persiste além do tempo razoável para a cura da lesão causal
	
	é vaga e mal delineada com duração de meses ou anos
	
	é decorrente de processos patológicos crônicos-degenerativos
	 
	tem uma função biológica fundamental de alerta e proteção do organismo
	
	é a causa de prolongada incapacidade laborativa, do sono, do apetite
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309772923)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto aos itens abaixo relacionados, aquele que NÃO se enquadra como Atividade Instrumental de Vida Diária é:
		
	
	lavar e passar roupa
	
	preparar refeições
	
	fazer compras
	
	trabalhos artesanais
	 
	transferir-se
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309772985)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A população brasileira vem sofrendo uma mudança no perfil de faixa etária predominante, e como resultado desse processo observa-se uma diminuição do número jovens e um aumento do número de idosos. Alguns fatores contribuíram para essa transição, gerando uma maior expectativa de vida na população. São fatores que contribuíram para a mudança do perfil populacional todas as alternativas abaixo, exceto:
		
	 
	Aumento das doenças infecciosas.
	
	Melhora nas condições socioeconômicas.
	
	Diminuição da fecundidade.
	
	Diminuição da mortalidade.
	
	Melhora nas condições de saúde.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309772922)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que se refere à marcha do idoso, marque a afirmativa INCORRETA:
		
	
	A redução da velocidade da marcha em idosos tem sido atribuída à diminuição da amplitude dos passos e não à cadência dos mesmos.
	 
	Aumento da fase de apoio, diminuição da flexão plantar e da extensão dos quadris e joelhos e aumento do balanço dos membros superiores são alterações da marcha freqüentemente vistas em idosos.
	
	O período de duplo apoio da marcha é mais estável e, em idosos com quedas repetidas ou medo de quedas, esse período encontra-se aumentado.
	
	Há menor elevação do calcanhar relativamente ao solo.
	
	Em indivíduos idosos, há uma diminuição do momento de força dos flexores plantares, acarretando uma diminuição na velocidade da marcha.
		Desde 400 a.C. já era falado:
"A juventude de hoje está perdida. Não respeitam os mais velhos."
Conflitos intergeracionais devido ao choque de ideias e mentalidades ocorrem devido à formação em épocas distintas e com culturas diferentes. Como seria possível minimizar tais conflitos?
	
	
	
	
	A compreensão por parte dos jovens poderia fazer com que o idoso perdesse o estímulo de expor suas ideias e brigar por elas.
	
	
	A compreensão com o idoso e a flexibilidade dos jovens são fundamentais para que o idoso não se sinta isolado.
	
	
	A compreensão mútua é fundamental e o respeito às ideias do idoso devem sempre prevalecer.
	
	
	A compreensão mútua e flexibilidade de ambas as partes são fundamentais, porém as ideias jovens podem ser impostas aos idosos para que interajam com a modernidade.
	
	
	A compreensão mútua e flexibilidade de ambas as partes são fundamentais na resolução destes conflitos.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Atendimento geriátrico em ambulatório e domiciliar, reabilitação, fornecimento de medicação e de órteses e próteses, direito a acompanhante e treinamento de profissionais da saúde, dos cuidadores familiares e dos grupos de autoajuda, são garantidos ao idoso através do:
	
	
	
	
	Estratégia Saúde da Família.
	
	
	Ministério da Saúde e Governo Federal.
	
	
	Pacto pela vida.
	
	
	Política Nacional de humanização do SUS.
	
	
	Estatuto do idoso.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Assinale a alternativa que não indica complicações da síndrome da imobilidade.
	
	
	
	
	Confusão mental.
	
	
	Pneumonias.
	
	
	Diarréia Paradoxal (por impactação fecal).
	
	
	Demência.
	
	
	Embolia pulmonar.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Dirceu, 45 anos, é portador de hipertensão arterial. Faz uso regular de medicamento anti-hipertensivo, segue dieta apropriada e participa de um grupo de hipertensos, com o qual são realizadas técnicas cinesioterapêuticas indicadas para auxiliar no controle da pressão arterial. No quadro relatado desse paciente, as atividades cinesioterapêuticas realizadas se enquadram no(s) nível(eis) de prevenção: Enade, 2007
	
	
	
	
	primária e terciária, somente.
	
	
	primária, somente.
	
	
	secundária, somente.
	
	
	terciária, somente.
	
	
	secundária e terciária, somente.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Sr. José, 60 anos, sedentário, se aposentou e parou de trabalhar. No inicio da sua nova vida tudo era muito interessante. Passeava na orla, reunia os amigos e já não tinha mais tempo para nada. 6 meses depois começou a perceber dores nas coluna vertebral e procurou um médico que diagnósticou de imediato problemas posturais e solicitou exames complementares. Após densitometria óssea diagnósticou osteoporose. Percebe-se neste caso alterações de envelhecimento:
	
	
	
	
	diferenciado
	
	
	gerontológico
	
	
	patológico
	
	
	ortopédico
	
	
	natural

Continue navegando