Buscar

PRINCIPIOS FUNDAMNETAIS DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Prévia do material em texto

PRINCIPIOS FUNDAMNETAIS DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (TITULO I)
CONCEITO E CLASSIFICAÇAO
Classificaçao de jose afonso da silva : os princípios são divididos em :
a)princípios políticos constitucionais : são aqueles que informam a ordem politica de um estado soberano 
b)princípios juridico : são os fundamentadores do estado
princípios fundamentais (art.1º a 4º)
ORGANIZAÇAO DA RFB E SEUS FUNDAMNETOS 
Art1º
CAPUT: 
-forma de governo =republica 
-Forma de estado =federação .federaçao é a reunião de entes para formar um ente soberano.esses entes são autônomos e tem competências próprias .os entes são a união,estado,df,município.
-União indissolúvel=consequência da federação(não há direito de sesseçao)
-estado democrático de direito = todo estado de direito é democrático e todo democrático é de direito.nao é a junção do estado de direito e do estado democrático.
Obs : paragrafo único : 
Democracia representativa(indireta ) e direta (participativa ) =democracia semi direta (nossa democracia ).
Nossa constituição foi confeccionada pela democracia indireta ,foi elaborada pela Assembleia Constituinte.porem a const./88 estabeleceu a o modelo semi direto.
INCISOS :
I-Soberania/poder soberano : poder significa que há domínio.a soberania possui dois planos :
1)plano interno : vista como uma ideia de supremacia.
2)plano externo/internacional : aqui não significa que há um estado superior a outro,pois há vários estado soberanos.entao,aqui há a ideia de independência , ou seja, nenhum estado pode se meter na ordem jurídica de outro pais 
II-cidadania : é a ideia de que qualquer individuo deve ser levado em conta no momento em que o estado for agir.o estado não pode agir com base em interesses subjetivos.observa-se que cidadão ,do ponto de vista técnico,é aquele que pode votar.mas aqui o sentido de cidadão é plural,envolve qualquer pessoa.
III-dignidade da pessoa humana : é uma ideia muito aberta ,então,esse conceito esta ligado diretamente aos direitos e garantias fundamentais.esses servem para dar garantia a dignidade humana 
IV-valores sociais e da livre iniciativa : aqui indica que o modelo econômico é o capitalismo,mas é um capitalismo que tem que preservar valores sociais.entao,muitas vezes o estado pode intervir no meio econômico.ex: a propriedade privada temq eu atender a sua função social,senão pode sofrer desapropriação
O estado pode intervir de duas formas :
a)direta : o estado inervem no domínio econômico . o estado atua como se fosse um particular. Ex: abrir a caixa econômica .aqui ele é tratado igual a um particular para não haver a concorrência desleal.
Pode atuar em regime de participação ou absorção :
-partipaçao : a lei pode permitir mas não é em qualquer situação (art.173).é preciso haver grande interesse social .o estado e o particular exercem determinada atividade .ex: Lafepe e famarmacias 
-absorçao: apenas quando a propria constituição preve (art.177).é um monopólio de determinada atividade exercida apenas pelo estado , e é proibida pelo particular.
b)indireta : intervem sob a atividade econômica .aqui ele influencia a atividade dos particulares .ex: aumentar o ipi do cigarro para diminuir o consumo .
V-pluralismo politico :reconhecimento pelo estado de que a sociedade é formada por uma diversidade.pluralismo de valores .quando o estado é formado ,leva em consideração todos esses valores isso leva a democracia e a liberdade de expressão e de consciência .o pluripartidarismo é uma consequência desse pluralismo politico , uma vez que há a existência de varias ideias ,você permite que diversos partidos expressem ideias diferentes .o multiculturalismo é outra consequência .
SEPARAÇAO DOS PODERES 
Art.2º
CAPUT 
Entende-se que esse poder que o estado tem é a soberania que é quando o estado faz prevalecer a sua vontade .uma das principais características do poder soberano é que ele é indivisível.entao a doutrina critica a “ separação dos poderes “ pois o poder soberano não se divide , o que se dividi é a função do estado . então deveria ser chamado de “separação orgânica e funcional das funções estatais “.
É com Locke e montesquie que surge essa ideia de separar os poderes na época das constituições absolutistas .
Nessa ideia de separaçaod os poderes ,a decisão do estado tem que ser tomado por um processo de cooperação de todos os órgãos ,pois um órgão limita o poder de atuação do outro.a regra é a da independência , que um poder não pode interferir em outro, mas há excessoes.quando há essas excessoes , é um poder controlando o outro é o que chamamos de sistema de freios e contrapesos.e quando é possível essa interferência ? so é possível quando a const. expressamente autorizar( ex : processo de julgamento do presidente da republica em crime de responsabilidade ).
A ideia de separação das funções tem como principio a preponderância .com preponderância é uma função típica e sem preponderância é uma função atípica .
OBEJTIVOS DA RFB
At.3 º
CAPUT 
Esses objetivos fundamentais são ações que o estado vai tomar para cumprir certos objetivos no âmbito nacional.é uma norma de eficácia limitada ou seja precisa de outra norma para regulamenta-la.
Obs : os objetivos são verbos . e os princípios são substantivos.
PRINCIPIOS DE REGENCIA NO AMBITO INTERNACIONAL
Art.4º
Aqui a ideia é de que : como o brasil vai se relacionar com outro ente também dotado de soberania ?é o que o art.4º fala.é como o brasil se comporta no âmbito externo.

Continue navegando

Outros materiais