Buscar

REDAÇÃO INSTRUMENTAL avp4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REDAÇÃO INSTRUMENTAL
	Avaliando Aprend.: CCJ0267_SM_201608000011 V.1  
	Aluno(a): 
	Matrícula:
	Desemp.: 0,2 de 0,5
	07/06/2018 15:32:23 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201610548386)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	" [...] No dia em que foi assassinada, Margot trajava blusa de algodão branca e saia curta xadrez nas cores verde e vermelho. Sapatinho de salto baixo, parecia uma colegial. Tinha 37 anos de idade.[...] Brasil, 1970.
 
O trecho acima foi retirado de uma peça jurídica e apresenta modalização de linguagem. Marque a alternativa que expressa a intenção do autor do texto:
		
	
	A descrição faz uma crítica ao machismo que era presente na década de 1970. 
	
	A intenção foi demonstrar a inocência de Margot ao falar de sua roupa jovial.
	
	A descrição intencional pretendeu demonstrar a inadequação da vestimenta da mulher um relação à sua idade, sugerindo atraso mental.
	
	A descrição intencional se volta para o modo como a vítima se vestia, mostra-a como uma colegial, embora tivesse 37 anos, como se não assumisse a idade que tinha, e as roupas descritas minuciosamente, reforçam esse ponto de vista, pois pertencem ao campo semântico da jovialidade, em plena década de 70, como: blusa de algodão, saia curta xadrez verde e vermelha (típica das jovens inglesas), sapatinho de salto baixo (muito usado pelas adolescentes de 70). 
	
	A descrição não apresenta modalização e nenhuma intenção subjacente.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201610547827)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Identifique o tipo de argumento evidenciado no parágrafo a seguir:
"A atriz Maitê Proença deve ser indenizada pela indústria química Schering do Brasil em R$ 800 mil reais porque teve sua imagem arranhada quando divulgou em campanha publicitária um produto com diversas reclamações. E também justifica o valor exigido em indenização de acordo com o poder econômico do ofensor, que faturava no produto divulgado por ela e que resgatou a confiança das mulheres frente ao anticoncepcional que estava desacreditado no mercado (R$ 1, 6 milhões, mensalmente). Além disso, irregularidades continuaram o que fez a autora pedir da empresa retratação pública uma vez que foi escolhida para divulgação pela sua reputação, seriedade e simpatia junto ao público feminino".
		
	
	Argumento de autoridade
	
	Argumento de causa e efeito
	
	Argumento pró-tese
	
	Argumento de senso comum
	
	Argumento a fortiori
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610548239)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	COMO PROCESSAR QUEM NÃO NOS REPRESENTA?
Não somos vândalos. E deveríamos ganhar flores. Cidadãos que respeitam as regras são diariamente maltratados por serviços públicos ineficientes. Como processar o prefeito e o governador se nossos impostos não se traduzem no respeito ao cidadão? Como processar um Congresso que se comporta de maneira vil, ao manter como deputado, em voto secreto, o presidiário Natan Donadon, condenado a 13 anos por roubo de dinheiro público?
Se posso ser multada (e devo ser) caso jogue no chão um papel de bala, por que não posso multar o prefeito quando a cidade não funciona? E por que não posso multar o governador, se o serviço público me provoca sentimentos de fúria e impotência? Como punir o vandalismo moral do Estado? Ah, pelo voto. Não, não é suficiente. Deveríamos dispor de instrumentos legais para processar quem abusa do poder contra os eleitores ¿ e esse abuso transcende partidos e ideologias. [¿] (Texto retirado do artigo de Ruth Aquino. Revista Época, 02/09/2103.)
		
	
	A ideia de que abusos contra os cidadãos que não são eleitores ocorrem todos os dias e devem ser punidos.
	
	A ideia de que o cidadão que não é vândalo tem que ser bem tratado pelos políticos e pelos servidores públicos.
	
	Questionamentos retóricos que refletem a indignação da autora diante dos desmandos de políticos e de instituições públicas contra os cidadãos que não têm como punir os que deviam representá-los.
	
	A discussão de que é pelo voto que podemos punir os políticos e seus partidos pelo desrespeito imposto aos cidadãos.
 
	
	Inúmeros questionamentos e dúvidas que demonstram a falta de informação da autora sobre o modo de punir o serviço público de má qualidade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610548033)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Sobre o argumento de analogia, está incorreto:
		
	
	analogia consiste em sua essência no preenchimento de lacuna verificada na lei. 
	
	ao utilizar um argumento de analogia é bastante comum que o argumentador cite peças processuais/jurisprudências como matéria de defesa. 
	
	analogia compara casos regulados àqueles que não são. 
	
	o argumento de analogia não pode ser compreendido como fundamento legítimo, pois a comparação faz parte de um raciocínio próprio do senso comum. 
	
	o argumento de analogia pode ser construído por metáfora, gradação ou comparação. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610548551)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Na afirmação ¿Plenamente configurada a violação ao direito à imagem da apelante, simples fato que leva à obrigação de indenizar. Nos termos do artigo 5º, incisos V e X, da Constituição Federal, e do artigo 20 do Código Civil, a imagem é protegida por si mesma, ainda mais tendo em vista a natureza humorística do programa, de fins puramente comerciais e de angariação de telespectadores¿, feita pelo desembargador Carlos Alberto de Salles, é possível identificar
		
	
	Um raciocínio dedutivo em que a premissa maior está expressa em "Nos termos do artigo 5º, incisos V  e X, da Constituição Federal, e do artigo 20 do Código Civil, a imagem é protegida por si mesma".
	
	Um raciocínio dedutvo em que a premissa menor está expressa em "simples fato que leva à obrigação de indenizar"
	
	Um raciocínio dedutivo  em que a premissa maior do silogismo  está expressa em "Plenamente configurada a violação ao direito à imagem da apelante".
	
	Um raciocínio dedutivo em que a premissa menor está expressa em "Nos termos do artigo 5º, incisos V e X, da Constituição Federal, e do artigo 20 do Código Civil, a imagem é protegida por si mesma"
	
	Um raciocínio dedutivo em que a conclusão está expressa em "Nos termos do artigo 5º, incisos V e X, da Constituição Federal, e do artigo 20 do Código Civil, a imagem é protegida por si mesma"

Continue navegando