Buscar

SIMULADO TOXICOLOGIA


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201610074837)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os inalantes, marque a opção verdadeira:
		
	
	Apenas os gases como butano e propano são considerados inalantes.
	 
	Os efeitos psíquicos a curto prazo provocados pelos inalantes caracterizam-se por euforia e bem-estar, alucinações visuais, além de confusão, desorientação, palidez, incoordenação muscular, ataxia e diminuição dos reflexos.
	
	O uso prolongado de inalantes afeta apenas o sistema hepático e renal, acarretando dano hepático (hepatomegalia, cirrose) e renal ( acidose tubular, cálculo renal, proteinúria).
	
	Os inalantes produzem a nível central apenas estimulação do Sistema Nervoso Central, provavelmente por interação dessas substâncias com receptores GABA e glutamato.
	
	Todas as alternativas anteriores são falsas.
	
	2a Questão (Ref.:201609785170)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A toxicocinética estuda a relação entre a quantidade de um agente tóxico que atua sobre o organismo e a concentração dele no plasma. Envolve quatro fases a saber, a absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Em se tratando de distribuição duas proteínas plasmáticas principais estão envolvidas nesse processo, quais são?
		
	
	Clatrina e albumina
	
	alfa -1- Glicoproteína ácida e adenosina trifosfato
	 
	Albumina e alfa-1-glicoproteína ácida
	
	Citocromo oxidase e adenosina trifosfato
	
	Albumina e citocromo oxidase
	
	
	3a Questão (Ref.:201609930620)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a avaliação da toxicidade, assinale a alternativa correta:
		
	
	A expressão Dose se emprega para especificar a quantidade de uma substância química administrada, a qual pode não ser idêntica à dose absorvida
	 
	Todas as alternativas anteriores são verdadeiras.
	
	Os termos Efeito e Resposta, muitas vezes podem ser usados como sinônimos para denominar uma alteração biológica, num indivíduo ou numa população em relação a uma exposição ou dose.
	
	Todas as substâncias químicas são tóxicas em certas condições de exposição.
	
	O estudo de toxicidade aguda é caracterizado pela administração ou exposição da substância química numa dose única (ou múltipla num espaço de 24 horas), utilizando pelo menos duas espécies.
	
	
	4a Questão (Ref.:201610116249)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A toxicocinética estuda a relação da quantidade/velocidade de um agente tóxico em contato com um organismo e sua concentração plasmática/tecidual. Está diretamente relacionada aos processos: absorção, distribuição, metabolismo e excreção em função do tempo. Na fase de metabolismo (biotransformação) os xenobiótico absorvidos muitas vezes são convertidos em compostos potencialmente tóxicos. Nesse sentido pode-se afirmar:
		
	
	Na biotransformação, as reações de fase I conferem polaridade aos xenobióticos por expor ou inserir grupamentos (hidroxila, amina, sulfidrila e carboxila) aumentando a hidrofilicidade, esse processo pode conferir maior toxicidade que o composto original. Exemplo que descreve o exposto é a conversão de ácido fórmico em metanol pela álcool desidrogenase.
	
	A biotransformação pode ser afetada por fatores ditos internos e externos. A raça, genética, gênero, idade, estado patológico são classificados como os fatores externos.
	
	Na bioativação e detoxificação do Paracetamol é gerado um metabólito eletrofílico extremamente reativo, a glutadiona que é inibida pela N-acetil-p-benzoquinonaimina.
	 
	A metabolização da anilina pode produzir a fenil-hidroxilamina que apresenta atividade meteglobilizante, que são substâncias capazes de induzir a oxidação de um dos átomos de Fe2+ (íon ferroso) para o Fe3+ (íon férrico), resultando na metemoglobina, esse processo torna a hemoglobina incapaz de transportar oxigênio resultando em anemia funcional e hipóxia.
	
	Além do fígado a biotransformação pode ser ocorrer em nos tecidos pulmonar, renal, intestinal, além da pele e das mucosas. Entretanto, a presença de micro-organismos intestinais não deve ser considerada como elemento na biotransformação.
	
	5a Questão (Ref.:201609930613)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O n-hexano é um líquido incolor, volátil, inflamável e de cheiro desagradável, pouco solúvel em água, mas solúvel na maioria dos solventes orgânicos, incluindo etanol e éter. É constituído por uma mistura de outros solventes para um número indeterminado de utilizações. Sobre esse solvente, assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	O n-hexano é absorvido por via oral por ser hidrossolúvel o suficiente e é distribuído igualmente no corpo de um adulto como nos tecidos fetais.
	
	O metabolito 2,5-hexanodiona é formado no fígado e no pulmão, sofrendo influência do habito de fumar
	 
	O n-hexano é metabolizado no fígado por oxidação em vários metabolitos, sendo o 2,5-hexanodiona o metabolito tóxico do n-hexano.
	
	Todas as alternativas anteriores são falsas
	
	O acido transmucônico é um marcador biológico de exposição ao n-hexano