Buscar

PPS Relações Interpessoais

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
PROFUNCIONÁRIO – SECRETARIA ESCOLAR
LUIZA RIBEIRO GALIZA SILVA
PRATIQUE DO COMPONENTE CURRICULAR - Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica .
SERRINHA – BA
2016
LUIZA RIBEIRO GALIZA SILVA
PRATIQUE DO COMPONENTE CURRICULAR -Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica.
Atividade Prática apresentada à Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, como parte dos requisitos necessários na avaliação da Prática Profissional Supervisionada.
SERRINHA – BA
2016
TEXTO 
Na escola onde eu trabalho o Colégio Municipal Virgílio Nunes de Medeiros há uma equipe de trabalho bem diversificada, formada por indivíduos de várias religiões, classes sociais, grau de escolaridade, com perfis psicológicos diferentes e que tentam se integrar para atingir o objetivo comum que é educar. Na maioria da vezes consegue-se chegar harmoniosamente a um consenso durante alguma discussão, mas numa equipe tão diversificada os conflitos são inevitáveis e por vezes já os presenciamos, alguns até culminaram com a saída de algum membro.
Apesar do mosaico formado por nossa equipe, acredito que todos são iguais e merecem a devida compreensão, respeitando suas diversidades e particularidades num processo permanente de comunicação.
“Em um mundo que se fez deserto, temos sede de encontrar companheiros” (SAINT EXUPÉRY, 1997).
Considerando o ser humano como um ser social, onde ninguém pode sobreviver sozinho, nós também dentro do ambiente escolar pertencemos a um grupo que deve ter seus membros polarizados em direção do objetivo comum de educar e transmitir cultura a outros seres humanos em desenvolvimento e eu sinto-me como parte integrante e integrada deste grupo, mesmo não compartilhando de todas as opiniões. 
As diferenças existentes entres os membros da equipe são algumas vezes resolvidas pelo diálogo, mas em caso de grandes divergências acaba prevalecendo a velha lei do poder, onde o “indisciplinado” deverá deixar o grupo para o bem estar geral do restante.
Diante do exposto podemos classificar o nosso grupo de trabalho como uma equipe bem mista formada na sua grande maioria por mulheres, muitas graduadas e pós-graduadas, algumas com personalidades fortes, outras com maior serenidade na tomada das decisões, pessoas inteligentes, capazes e que para que haja um melhor direcionamento das forças em prol da melhoria do processo educativo, buscando compreender o comportamento do indivíduo é preciso estabelecer relações entre os mesmos através do diálogo contínuo, evitando assim as brigas e discussões inúteis que não levam a lugar algum e projetando suas qualidades individuais para o bem comum tornando-se assim uma equipe promissora na tarefa de construir o devir humano dos nossos estudantes.
REFERÊNCIAS
PEDROZA, Regina Lucia Sucupira. Relações interpessoais: abordagem psicológica, 4.ed. atualizada e revisada– Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso/Rede eTec Brasil.
2012.SAINT-EXUPÉRY, A. O pequeno príncipe. 44. ed. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1997.

Continue navegando