Buscar

Propostas de Educação na Década de 1980

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		No momento dos debates em torno da Nova Constituição nos 1987 e 1988, o contexto brasileiro estava marcado de um  lado pelas rearticulações dos grupos privatistas e do outro, pelas propostas vindas de amplas discussões em defesa de uma escola de caráter público, pois, a partir dai, seria definida a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Qual das proposições abaixo NÃO corresponde ao caráter privatizante.
	
	
	
	 
	B.    Defesa de uma escola pública, laica, gratuita e de qualidade para todos em todos os níveis de ensino, fundamentando o seu discurso em uma educação para a cidadania.
	
	
	E.    Educação fundamentada a partir da lógica de uma educação para a competitividade, de acordo com os interesses dos setores modernos da economia brasileira.
	
	
	D.    Teve respaldo das Agencias Internacionais de financiamento da América Latina.
 
 
	
	
	C.    Visava atender os interesses dos setores modernos da economia brasileira, ou seja, de um modelo educacional que promovesse a qualificação e requalificação da classe trabalhadora.
	
	
	A.    Consistia numa educação que atendesse uma formação adequada da classe trabalhadora à automação flexível, ou seja, dentro do novo fordismo
  
 
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Na Nova República no Brasil dos anos oitenta, o empresariado nacional procurou:
I. Defender a democratização das relações de poder no Brasil, principalmente, de acesso ao conhecimento e de uma escola de qualidade para todos e sem distinção.
II. Aprofundar o seu projeto de desenvolvimento com o objetivo de ocupar o papel de classe dominante (poder econômico) e de classe dirigente (poder político).
III. Defender a adoção de políticas, no âmbito do estado ¿stricto sensu¿, como vias de se garantir as condições necessárias para a modernização do parque produtivo brasileiro, como também, de sua fatia no mercado interno e externo.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	2. Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	 
	3. Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	
	1. Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	
	5. Somente o enunciado III está correto
	
	
	4. Somente o enunciado I está correto
	
	
	
		
	
		3.
		Na aula 10, mostrou que na década de 1980, havia duas propostas distintas de educação brasileira, a Educação para a cidadania versus educação para a competitividade. Das proposição abaixo marque a proposta de educação voltada para a cidadania.
	
	
	
	 
	E. Educação com proposta de romper com o viés histórico de uma escola excludente oferecendo uma formação voltada para a conquista da cidadania.
 
	
	
	C. Educação com um significativo respaldo das agências internacionais de financiamento na América Latina, que viesse atender a uma formação adequada da classe trabalhadora.
	
	
	A. Educação voltada para os interesses dos setores modernos da economia brasileira, com um significativo respaldo do conjunto dos trabalhadores visando uma nova forma de qualificação. .
	
	
	B. Educação para a competitividade, de acordo com os interesses dos setores modernos da economia brasileira.
	
	
	D. Educação com redefinição ao de uma nova política de formação profissional e de requalificação da classe trabalhadora.
	
	
	
		
	
		4.
		As discussões, na década de oitenta, acerca das propostas que viessem direcionar uma nova política educacional do Brasil, acabavam explicitando o embate entre duas propostas distintas: Educação para a cidadania versus educação para a competitividade QUESTÃO: Escolha a alternativa CORRETA, que caracteriza a Educação para a cidadania:
	
	
	
	
	Manutenção do sistema dualista
	
	 
	Romper com o viés histórico de uma escola excludente
	
	
	Ênfase nas áreas de formação profissional
	
	
	Ênfase na competitividade, eficiência e produtividade
	
	
	Difusão de propostas na ótica do capital
	
	
	
		
	
		5.
		Sobre a proposta privatizante (do setor privado da economia moderna brasileira) para a educação no Brasil nos anos oitenta é correto afirmar que:
	
	
	
	 
	1. Apresentaram à sociedade brasileira um modelo de educação que mantinha o sistema dualista de educação, ou seja, de uma escola diferenciada, tendo como elemento central de suas diretrizes o viés econômico que se pautava a partir dos pilares da competitividade, eficiência e produtividade.
	
	
	5. Apresentaram à sociedade brasileira um modelo de educação que possibilitasse a formação integral e a autonomia política da classe trabalhadora.
	
	
	4. Apresentaram à sociedade brasileira um projeto educacional que contemplava as demandas dos movimentos populares no Brasil.
	
	
	3. Apresentaram à sociedade um modelo de educação que superasse o sistema dualista de educação, ou seja, de uma escola diferenciada, tendo como elemento central de suas diretrizes o viés econômico que se pautava a partir dos pilares da competitividade, eficiência e produtividade.
	
	
	2. Apresentaram à sociedade uma proposta de formação dos trabalhadores organizada pelas Centrais Sindicais dos trabalhadores.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Sobre a proposta de educação de caráter estatizante (pública) que se desenhou a partir da Constituição Nacional de 1988, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	3. A defesa de um modelo dualista de educação, ou seja, de um modelo de educação para as elites e de outro modelo para as camadas populares.
	
	 
	4. Defesa de uma escola pública, laica, gratuita e de qualidade para todos em todos os níveis de ensino, fundamentando o seu discurso em uma educação para a cidadania.
	
	 
	1. Visava atender os interesses dos setores modernos da economia brasileira, ou seja, de um modelo educacional que promovesse a qualificação e requalificação da classe trabalhadora.
	
	
	5. A defesa de uma formação técnica para os professores de todos os níveis de ensino
	
	
	2. Teve respaldo das agências internacionais de financiamento na América Latina, que viesse atender a uma formação adequada da classe trabalhadora à automação flexível, ou seja, do paradigma neofordista.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Sobre a educação brasileira a partir da Constituição Nacional de 1988 é correto afirmar que:
	
	
	
	
	3. A educação é inserida no conjunto das políticas econômicas, tendo como papel central a qualificação para o trabalho e de preparo para o exercício da cidadania.
	
	
	2. A educação é inserida no conjunto das políticas sociais, tendo como papel central a qualificação para o trabalho e de preparo para realização de um projeto individual.
	
	 
	1. A educação é inserida no conjunto das políticas sociais, tendo como papel central a instituição de um sistema diferenciado de educação, ou seja, de um modelo educacional para a elite e de um modelo para as massas.
	
	 
	5. A educação é inserida no conjunto das políticas sociais, tendo como papel central a qualificação para o trabalho e de preparo para o exercício da cidadania.
	
	
	4. A educação é compreendida como dever da família e não do estado.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Tendo como parâmetro as discussões acerca dos projetos que viessem direcionar uma nova política educacional no Brasil, acabavam explicitando o embate entre duas propostas distintas. Marque a opção que corresponde a estas:
	
	
	
	
	a primeira de cunho técnico, em defesa de uma escola pública, laica, gratuita; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a liberalidade, de acordo com os interesses dos setores anarquistas
	
	 
	a primeira de cunho estatizante,em defesa de uma escola pública, laica, gratuita; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a competitividade, de acordo com os interesses dos setores modernos da economia brasileira
	
	 
	a primeira de cunho alienante, em defesa de uma escola pública que trabalhe com programas de TV; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a competitividade, de acordo com os interesses dos setores modernos da economia brasileira
	
	
	a primeira de cunho político, em defesa de uma escola crítica e defensora dos pobres; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação voltada para o lazer e para o entretenimento de massa.
	
	
	a primeira de cunho tradicional, em defesa de uma escola altamente refreadora e religiosa; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a vida prática

Continue navegando