Buscar

apol 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Identifique entre os itens abaixo aqueles que representam exemplos de práticas que podem ser utilizadas para o modelo de gestão do conhecimento.
I - programas de melhoria contínua, comunidades práticas e o mapeamento de competências.
II - sistemas de aprendizagem com clientes e fornecedores.
III - centro de treinamento e educação corporativa.
IV - modelos de estruturas organizacionais horizontais e que fortaleça o trabalho em equipe.
V - coaching e mentoring.	
A - Todos os itens estão corretos.
Questão 2/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o texto
Para a gestão do conhecimento as organizações podem utilizar diferentes modelos. Um desses modelos é o modelo de criação do conhecimento. Conforme Takahashi (2015), este modelo foi proposto por Nonaka e Takeuchi (1997). É utilizado por empresas que criam conhecimento, portanto, são inovadoras. A responsabilidade por inventar os conhecimentos é de todos os colaboradores, o que torna uma forma de comportamento que permeia toda a empresa.
A criação do conhecimento passa por quatro padrões básicos, os quais são:
socialização, combinação, externalização e internalização (Aula 6 - Tema 02).
Tendo como base o texto acima, relacione os quadro padrões básicos de criação do conhecimento ao seu correto significado. Para tanto, analise o quadro abaixo e relacione a coluna dos padrões de criação do conhecimento com a coluna que contem o significado de cada padrão.
	Padrões de criação do conhecimento
	
Significado de cada padrão.
	I - Socialização
	A - Trata-se do conhecimento sistematizado, através de formalizações e detalhamentos de projetos ou de sistemas, no qual se combinam conhecimento explícitos isolados.
	II - Combinação
	B - Trata-se de transformar um conhecimento implícito em explícito, possibilitando que seja compartilhado e gere algo novo.
	III - Externalização
	C - Trata-se do conhecimento compartilhado e a troca de experiência entre as pessoas através da imitação ou observação. Este se caracteriza pela troca de conhecimentos implícitos.
	IV - Internalização
	D - Ao compartilhar o conhecimento explícito, as pessoas começam a internalizá-lo, utilizando-o ampliam, expandem e reconfiguram o conhecimento implícito.
	A
	I - C; II - A; III - B; IV - D.
Questão 3/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
Há diversos autores que abordam a área de RH e dividem seus processos e procedimentos em categorias de acordo com seus objetivos e suas funções. Chiavenato (2010), por exemplo, considera a gestão de pessoas um conjunto integrado de seis processos dinâmicos e interativos. Portanto, leia a definição abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta corretamente a qual processo o trecho se refere.  “Têm por missão ampliar o capital intelectual da organização por meio de  ingresso de novos colaboradores. São também denominados provisão ou, mais antigamente, suprimento de pessoas. Incluem  os processos de recrutamento e seleção.”
B	Processos de agregar pessoas
Questão 4/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
A área de recursos humanos, como setor definido da administração de empresas, surgiu no início do século XX e teve evolução acelerada na década de 1920. Com base nos estudos sobre os fatores que propiciaram o fortalecimento da área de recursos humanos na década de 1920, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as proposições a seguir, após selecione a sequência correta. (  ) Movimentos sindicais, cuja missão era proteger o trabalhador. (  ) A falta de mão de obra decorrente da Primeira Guerra Mundial. (  ) Identificação dos direitos dos trabalhadores. (  ) Mão de obra especializada.
A - V – V – V – F
Questão 5/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o caso:
A empresa Star atua no ramo de logística, é uma multinacional, tem filial no Brasil e em mais quatro países (duas na América, uma na Europa e uma na Ásia), a matriz está situada na Europa. Em razão do porte da empresa, a alta direção tomou uma decisão estratégica, estabeleceram diretrizes para transformar a empresa em uma organização que aprende. Para tanto, precisaram alinhar a atuação interna e adequaram as suas relações externas, com os clientes, fornecedores, concorrência e demais parceiros.
Tendo em vista o cenário da empresa Star, analise as alternativas e assinale aquela que se mostra correta quanto as implicações da implantação da gestão do conhecimento.
C - É papel da área de RH da Star se ocupar com a adequação da políticas de RH, com a formação e desenvolvimento de líderes, além de ser um agente de mudanças.

Outros materiais