Buscar

Imposição dasTaxas de Juros

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1:
Elabore uma breve contextualização sobre "Como a taxa de juros afeta as decisões de compras e/ou investimentos das famílias, empresas e do governo".
RESPOSTA:
Tive o privilégio de entender que os juros são parte da política de ajuste monetária, onde o governo através do COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central aumenta a taxa básica de juros, denominada SELIC, instrumento este de política monetária do BC que controla a inflação. Esta é uma taxa média dos financiamentos diários dos títulos federais, ou seja, é basicamente quanto o governo paga pra alguém emprestar dinheiro pra ele, e essa captação é feita através dos títulos públicos. Essa taxa faz referência para a economia, ou seja, um parâmetro para várias taxas aplicadas e praticadas pelo mercado, a qual influencia na rentabilidade dos investimentos e nos juros que são cobrados em financiamentos e nas concessões de créditos.
Compreendo que governo utiliza esta taxa Selic, para frear ou acelerar a economia. Sendo assim, se um empresário estiver na dúvida entre investir em seu capital (seu negócio), ou de deixar seu dinheiro emprestado pro Tesouro Nacional com títulos do governo através da taxa Selic, ele deve observar alguns fatores: se a taxa básica (Selic) estiver muito baixa, é recomendável ele investir em seu negócio. Agora se a taxa estiver alta e o empresário perceber que vai render mais que o seu negócio, é aconselhável ele investir nos títulos do governo, ou seja, na Selic.
No caso dos bancos, por exemplo, os mesmos são movimentados através dos saques e depósitos. No final do expediente, eles podem ficar com dinheiro sobrando ou faltando em caixa. Daí, eles fazem um empréstimo de um dia com outros bancos, devolvendo com juros baseado na taxa Selic, tendo como garantia os títulos do governo.
De acordo com um Professor de Economia, chamado Nelson Marconi, o BC altera a quantidade de dinheiro circulando na economia através da influência dos juros praticados no mercado: quanto maior a taxa, menos dinheiro disponível para consumo, o que resulta em menor alta de preços – um efeito colateral. Quando a Selic cai, é muito provável que as taxas de juros para o consumidor também vão baixar, o que estimula as pessoas a comprarem mais e a comprar a prazo, e isso aumenta o consumo. Por outro lado, ao aumentar a taxa de juros, o governo inibe o consumo das pessoas. Sendo assim, quando os preços estão em alta, os juros sobem. Por outro lado, quando o valor de produtos e serviços diminui, as taxas diminuem.
Tendo esta visão, podemos perceber o quanto a sociedade é afetada no âmbito da economia. Pois a primicia básica do mercado, é que a taxa de juros varia de acordo com o prazo e com o risco de inadimplência de um empréstimo. Quanto mais longo um empréstimo, e quanto menos certeza o credor tem sobre a possibilidade de ver o dinheiro de volta, maior é a taxa de juros cobrada. E quem tem dívidas enfrenta ainda mais dificuldades para renegociar os débitos porque o custo do refinanciamento encarece.

Continue navegando