Buscar

MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO av1 resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO – AV1
O estudo da motivação busca compreender o que queremos e porque queremos. A motivação está relacionada com o que energiza e direciona o nosso comportamento, que está fundamentado nas nossas atitudes. A motivação é a área da ciência psicológica que estuda os fatores que estimulam o comportamento. Especificamente, diz respeito a como o comportamento é iniciado, dirigido e sustentado. Nesse sentido, entender o que causa o comportamento de uma pessoa, é procurar atingir tanto os mecanismos biológicos que colocam o organismo em prontidão para uma determinada ação, sua historia de vida; é verificar como as aprendizagens contribuem para a construção dos autoconceitos, metas e expectativas e, também, como os fatores sociais, os incentivos e os valores transmitidos em cada cultura iniciam, perpetuam e finalizam as condutas humanas. Cabe ressaltar que a motivação é um processo. E que, apesar de todas as pessoas possuírem os mesmos processos motivacionais básicos, aquilo que motiva cada uma delas é que vai influenciar a especificidade e a intensidade de seu comportamento.
Explique as três grandes teorias da motivação:
1ª TEORIA DA VONTADE: para René Descartes, a principal força motivacional era a vontade. Descartes pensava que, se houvesse condições de entender a vontade, seria possível compreender a motivação. Segundo ele, a vontade inicia e direciona a ação; cabe a ela decidir se e quando agir. Já as necessidades corporais, as paixões, os prazeres e as dores criam impulsos à ação, mas esses impulsos só excitam a vontade. A vontade é uma faculdade (ou poder) que a mente, agindo no interesse da virtude e da salvação e exercendo seu poder de escolha, tem para controlar os apetites corporais e as paixões. 
2ª TEORIA DO INSTINTO: de acordo com Darwin, haveria uma dotação genética, mecânica e automática responsável por iniciar os comportamentos. Então, independente da experiência do animal, se o estimulo for adequado, o instinto fará com que ele realize o comportamento geneticamente herdado. 
3ª TEORIA DO IMPULSO: surge da biologia funcional, segundo a qual a função do comportamento esta a serviço das necessidades corporais. À medida que ocorrem os desequilíbrios biológicos, os animais experimentam esses déficits de necessidade biológica psicologicamente como “impulso”. Portanto, o impulso motiva qualquer comportamento que sirva às necessidades do corpo. As duas teorias mais amplamente aceitas foram as de Freud e Hull:
Freud acreditava que todo comportamento é motivado, e que o proposito do comportamento seria servir à satisfação de necessidades. Sua visão do sistema nervoso era de que as exigências biológicas seriam constante e inevitavelmente condições recorrentes que produziriam acúmulos energéticos dentro de um sistema nervoso que funcionaria em torno de uma tendência herdada de manter um nível baixo e constante de energia. Ao mesmo tempo em que tentava manter baixo e constante o nível de energia, o sistema nervoso seria perpetuamente afastado desse objetivo pela emergência e reemergência das exigências biológicas. Cada acumulo de energia perturbaria a estabilidade do sistema nervoso e produziria um desconforto psicológico (ansiedade). Em outras palavras, o comportamento serviria às necessidades corporais, e ansiedade (impulso) atuaria como um tipo de intermediário para assegurar que o comportamento ocorresse no tempo certo e conforme o necessário. 
Hull: motivação (ou seja, o impulso) tem uma base puramente fisiológica, e a necessidade corporal constitui a fonte ultima da motivação. A motivação pode ser prevista antes de ocorrer. A motivação é responsável pelas condições antecedentes do ambiente. O impulso é uma função crescente da necessidade corporal total, e esta, por sua vez, é uma função crescente do numero de horas de privação. O impulso surge de uma ampla faixa de distúrbios corporais, que incluem fome, sede, sexo, dor e etc, e energiza o comportamento. É o habito que direciona o comportamento. Esses hábitos provem da aprendizagem e a aprendizagem ocorre como consequência do reforço. 
Relacione: Redução do Impulso com Homeostase.
Homeostase é a tendência para manter o meio interno do nosso corpo estável ou constante, face as grandes variações do meio externo. Essa regulação homeostática pode ser atingida através de processos fisiológicos ou comportamentais. Por exemplo, se a temperatura ambiente esta muito alta o corpo transpira. Se esta muito baixa, o corpo treme. Mas o comportamento pode aumentar as possibilidades de se atingir esse equilíbrio homeostático. Se a temperatura ambiente esta muito alta, podemos nos esconder em uma sombra. Se a temperatura esta muito fria, podemos ascender uma fogueira ou vestir um casaco. Em outras palavras, o comportamento também faz parte do sistema homeostático que mantem a temperatura do nosso corpo. Mas ainda, essa regulação homeostática depende de um sistema de feedback. Dessa forma, se o equilíbrio ainda não foi atingido, o sistema de ação continua ativo. No entanto, se esse ponto de equilíbrio já foi atingido, o sistema de ação pode parar. 
Dessa forma, a motivação pode ser compreendida como de um sistema homeostático controlado através de um mecanismo de retroalimentação negativa. No caso, a motivação ocorre quando há um desequilíbrio homeostático. Esse desequilíbrio gera uma resposta que faz com que o equilíbrio seja reestabelecido. 
Primeiro, temos o impulso (drive). São as necessidades, que podem ser produto de alguma privação ou necessidade biológica (fome, sede, sexo). O impulso produz comportamento, não um comportamento especifico, mas sim uma atividade geral. Finalmente, um comportamento qualquer tem a capacidade de reduzir o impulso. Nesse momento ocorre uma aprendizagem que é reforçada graças à redução do impulso.
O que são Mini Teorias? Dê exemplos:
Uma grande teoria para explicar todos os comportamentos motivados era complicado. As mini teorias limitam sua atenção a um fenômeno motivacional especifico, explicando de varias formas diferentes, com causas diferentes. 
Teoria Motivacional de Realização / Teoria do Fluxo / Motivação Intrínseca
Caracterize o Comer Compulsivo, a Bulimia, a Anorexia e a Obesidade. Cite as diferenças entre os transtornos:
Comer Compulsivo: é uma doença mental em que a pessoa sente a necessidade de comer, mesmo quando não esta com fome, e que não deixa de se alimentar apesar de já estar satisfeita. Pessoas com isso comem grandes quantidades de alimentos em pouco tempo.
Anorexia Nervosa: recusa a comer por possuírem uma imagem corporal distorcida de si mesmo e uma percepção irreal de seu comportamento. A ideia básica é o medo de engordar, o que gera uma obsessão perigosa pela magreza. Pode levar a óbito. 
Bulimia: caracterizado pela ideia excessiva de fazer dieta, realizar farras alimentares (normalmente escondidas) e purgar os alimentos. Essa purgação pode ser através de vômitos ou laxantes. Pode causar problemas dentários e a cardíacos. 
Obesidade: pessoas geneticamente predispostas a metabolizar nutrientes em gordura mesmo que não comam mais do que as outras. Quanto aos fatores psicológicos, pode-se entender o ato de comer como um modo de ativação do circuito de recompensa do cérebro, devido ao prazer decorrente do ato de alimentar-se, para compensar emoções como ansiedade, estresse ou aliviar a tensão. Com relação aos fatores sociológicos, as culturas encaram a obesidade como status e, em outras, falta dele, tornando-se estigmatizadas. 
Descreva a motivação sexual humana. Diferencie a motivação sexual Feminina e Masculina.
A motivação sexual nos seres humanos sofre influencias da biologia através dos hormônios sexuais, mas não é determinada por estes. Os hormônios sexuais são os androgênios e os estrogênios e sua liberação na corrente sanguínea, sob controle do hipotálamo, influenciam na motivação sexual. A liberação dos hormônios sexuais aumenta durante o período de ovulação da mulher. Entretanto, como o comportamento humano não é puramente determinado pelabiologia, a atração e o comportamento sexual feminino torna-se mais complexo e não estará pautado somente no processo hormonal e reprodutivo.
Para as mulheres, o contexto, a relação de confiança, o vínculo construído e a intimidade do casal influenciam e sensibilizam seu corpo para a excitação sexual. A correlação entre excitação fisiológica e desejo psicológico é bem elevada. Comportamento sexual feminino: Estrogênios. 
Os homens apresentam um ciclo trifásico de resposta sexual que envolve o desejo, a excitação e o orgasmo. Comportamento sexual Masculino: Androgênios. 
Descreva a Teoria de Maslow:
Segundo Maslow, toda pessoa nasce com uma tendência a autorrealização, ou seja, ao desenvolvimento pleno de suas habilidades e potencial. Entretanto, para conseguir chegar a este estado de plenitude, onde o individuo consegue utilizar inteiramente seu potencial, Maslow defendia que existiam necessidades inferiores que precisariam ser satisfeitas para se chegar ate este patamar mais elevado. Maslow apresentou sua pirâmide das necessidades que abordava desde as mais básicas ate a mais complexa, a de autorrealização. 
Explique as necessidades Fisiológicas, Psicológicas e Socais:
Os processos que energizam e direcionam o comportamento de um individuo emanam tanto das forças do individuo como do seu ambiente. Os motivos são as experiências internas – necessidades, cognições e emoções – que energizam as tendências de aproximação ou de afastamento do individuo. Os eventos externos são incentivos ambientais que atraem ou repelem o individuo em relação a um curso particular de ação. 
MOTIVOS INTERNOS:
Podem ser classificados como necessidades, cognições e emoções. As necessidades são condições internas ao corpo e indispensáveis a manutenção da vida, do equilíbrio homeostático, bem estar e pleno desenvolvimento.
- NECESSIDADES: As necessidades podem ser divididas em fisiológicas, psicológicas, sociais. As FISIOLÓGICAS são fundamentais para a manutenção da vida do organismo, caso não sejam saciadas, os tecidos do corpo começam a danificar-se e o organismo pode ir a óbito. Já as necessidades PSICOLÓGICAS, o foco é a qualidade de vida e o pleno desenvolvimento do individuo (necessidades de competência, autonomia e relacionamento). Já as necessidades SOCIAIS, se não trabalhadas, afetam a vida social do sujeito. 
- COGNIÇÕES: fazem referencia aos nossos estados mentais, como pensamentos, crenças expectativas, opiniões, autoconceito, representações, metas. Cognição significa o processo de construção do conhecimento. 
- EMOÇÕES: são importantes no processo de socialização dos seres humanos, pois viabilizam a construção de vínculos e relacionamentos, indispensáveis à construção de laços sociais, transmissão do conhecimento adquirido pela espécie de valores, proteção aos elementos mais fracos do grupo e defesa. 
EVENTOS EXTERNOS:
Os seres humanos possuem uma disposição de aproximação de situações e objetos que lhes tragam prazer, pois são interpretados como benéficos para o organismo de alguma forma; e de afastamento de situações e objetos que lhes tragam desprazer, entendendo que podem ser tóxicos ao organismo. Diante dessa premissa, eventos que prenunciam uma probabilidade de recompensa, possuam a capacidade de energizar e direcionar o organismo na realização do que se almeja. 
Cite quais são os principais hormônios masculinos e femininos responsáveis pelas características sexuais masculinas e femininas:
Comportamento sexual feminino: Estrogênios. Comportamento sexual Masculino: Androgênios.

Continue navegando