Buscar

AV EM GESTÃO

Prévia do material em texto

Avaliação:
5,0
	Nota Partic.:
0
	Av. Parcial.:
2,0
	Nota SIA:
7,0 pts
	 
		
	GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
	 
	 
	 1.
	Ref.: 228020
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Considere o conceito apresentado a seguir de autoria dos autores Lovelock; Wright (2003): "(...) atividades econômicas que criam valor e fornecem benefícios para clientes em tempos e lugares específicos, como decorrência da realização de uma mudança desejada no, ou em nome do, destinatário do serviço (...)". Segundo estes autores este é o conceito de:
		
	 
	serviços a clientes
	
	produtos tangíveis
	
	atendimento a clientes
	
	bens duráveis
	
	relacionamento com clientes
	
	
	 2.
	Ref.: 2826152
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Considere a seguinte situação: 
Ao matricular seu filho em um projeto social voltado para a descoberta de talentos esportivos, nas modalidades ligadas as artes marciais, uma família depende das ações do fornecedor dos quimonos, da qualidade do material de limpeza usado na manutenção dos espaços e do comprometimento dos professores com os objetivos do projeto. 
Em função desse "mix", as famílias participantes esperam que o projeto providencie tudo isso, da forma como estava planejado para acontecer e com qualidade. 
Esta situação configura uma das características diferenciadoras dos serviços em relação aos bens tangíveis. 
Qual das opções apresenta a característica equivalente a esta situação?
		
	
	Na venda de serviços não é possível a sua busca em um estoque.
	
	Os produtos gerados pelos serviços são realizações de natureza intangível.
	 
	Na venda de serviços há variabilidade tanto de insumos como da forma de entrega.
	
	Outras pessoas além do prestador do serviço, podem fazer parte da produção dele.
	
	Clientes não obtém propriedade os serviços que compram.
 
	
	
	 3.
	Ref.: 629467
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Nos diferentes serviços ligados à Educação Física, portanto de natureza intangível, é preciso "compensar" tal subjetividade com algum tipo de sensação, percepção, ou algo que deixe evidente para os clientes uma necessidade pessoal que precisa ser satisfeita por meio destes serviços, de modo que a compra deles faça algum sentido. Para os autores Lovelock e Wright (2003), as necessidades são componentes da existência humana e estão enraizadas no inconsciente das pessoas e, por isso mesmo, dizem respeito a questões existenciais e de identidade. Em outras palavras, fatores nem sempre materiais e concretos são produtores de necessidades humanas e, por isso mesmo, vender serviços a clientes relacionados à saúde, bem estar e qualidade e vida demanda conhecer além do simplesmente "o que as pessoas querem comprar". Diante desta assertiva, e considerando a hierarquia das necessidades humanas proposta por Maslow, as 5 categorias que a compõem são respectivamente:
		
	 
	Fisiológicas, emocionais, estima, realização pessoal, realização profissional
	
	Fisiológicas, sociais, segurança, realização pessoal, estima
	
	Biológicas, sociais, emocionais, estima e realização pessoal
	
	Fisiológicas, segurança, estima, sociais, realização pessoal
	 
	Fisiológicas, segurança, sociais, estima, realização pessoal
	
	
	 4.
	Ref.: 263145
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Se um professor de ginástica localizada elabora uma aula considerada MUITO PESADA, desconsiderando a capacidade física dos seus alunos e gerando nos praticantes iniciantes, como consequência, dores e desconfortos posteriores, criando uma percepção de que todos os demais professores são assim e que, por isso, é melhor não aderir a esta modalidade se não for MUITO CONDICIONADO, representa qual princípio dos serviços, segundo o autor Las Casas (2012)?
		
	 
	SIMILARIDADE
	
	ADEQUABILIDADE
	
	INDIVIDUALIDADE
	
	PROXIMIDADE
	
	COMPLEXIDADE
	
	
	 5.
	Ref.: 144876
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Considere a seguinte situação: 2 (dois) professores que atuam em um Centro de Atividades Físicas voltado para a 3ª. Idade, na modalidade ginástica localizada, atendem seus clientes sem considerar suas faixas etárias e limitações de movimento, prescrevendo exercícios com volume e intensidade inadequados gerando, por este motivo, desconfortos e dores musculares. Em função deste contexto esses clientes resolveram mobilizar-se para procurar a Direção da empresa para solicitar a troca de todos os professores da modalidade, alegando que não adiantava trocar de horário ou turma já que todos certamente agiam da mesma forma pelo fato de atuarem na mesma instituição. Esta atitude é um exemplo da utilização que um dos princípios que norteiam a percepção de um serviço por seus clientes. Qual é este princípio?
		
	 
	Similaridade
	
	Continuidade
	
	Adaptabilidade
	
	Proximidade
	
	Seletividade
	
	
	 6.
	Ref.: 221252
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Um professor de ginástica localizada desenvolve uma aula considerada de alta intensidade (forte) desconsiderando a capacidade física dos seus alunos e gerando com isso dores e desconfortos posteriores nos clientes iniciantes. Com isso, gerou a partir desta ação uma percepção de que todos os demais professores da academia são assim e que, por isso, é melhor não aderir a esta modalidade se não for alguém já experiente e muito bem condicionado. Tal atitude do profissional citado representa a materialização prática de qual princípio dos serviços, segundo o autor Las Casas (2012) estudado em nossas aulas?
		
	
	INDIVIDUALIDADE
	
	PROXIMIDADE
	
	CONTINUIDADE
	
	ADEQUABILIDADE
	 
	SIMILARIDADE
	
	
	 7.
	Ref.: 2826146
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Considere a seguinte definição: REAÇÕES EMOCIONAIS DE CURTO PRAZO RELACIONADAS A UM DESEMPENHO ESPECÍFICO DE UM SERVIÇO. 
Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que corresponde a expressão correspondente a esta definição: 
		
	 
	Atendimento a Clientes
	 
	Satisfação de Clientes
	
	Qualidade em Serviços
	
	Relacionamento Interpessoal
	
	Qualidade Total
	
	
	 8.
	Ref.: 1036219
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O Plano de Negócios deve apresentar elementos como a definição do negócio, a missão, os objetivos e outros cursos de ação escolhidos pela empresa, que poderão determinar a sua estratégia de inserção no mercado. A respeito do Plano de Negócios, analise as assertivas a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso.
( ) O Plano de Negócios projeta a imagem da empresa como o empreendedor espera que ela seja, visando orientar o processo de sua criação e implantação.
( ) O Plano de Negócios pode ser base, exclusivamente, para um pedido de financiamento e obtenção dos recursos necessários para realização do negócio.
( ) O Plano de Negócios é uma descrição textual da oportunidade de comercialização que a empresa pretende desenvolver.
( ) O Plano de Negócios é uma descrição resumida das oportunidades, define o consumidor ou o serviço a ser oferecido e todos os detalhes gerais do futuro núcleo aglutinador.
Diante dessas assertivas, assinale a única opção que apresenta a sequência correta.
		
	 
	V, V, V, F.
	
	V, V, F, V.
	
	F, F, F, V.
	
	F, V, F, F.
	 
	V, F, V, F.
	
	
	 9.
	Ref.: 144020
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Em se tratando da avaliação dos serviços pelos clientes existem 3 categorias distintas de atributos que estes clientes adotam para avaliar os serviços que compram. São eles: atributos de PROCURA e atributos de EXPERIÊNCIA e atributos de CONFIANÇA. Os primeiros são relacionados ao que os clientes determinam antes da compra dos serviços como estilo, preço, adequação as necessidades. A segunda categoria refere-se a aspectos somente verificáveis a partir do uso concreto do serviço, como tratamento pessoal, conforto e ambiência. A terceira categoriarefere-se a aspectos que não sejam verificáveis em termos de resultados de forma imediata como, por exemplo, emagrecimento, ganho de força muscular e disposição física. Diante dessa assertiva assinale, dentre as opções abaixo, a série que apresenta apenas atributos de EXPERIÊNCIA em serviços relacionados à Educação Física.
		
	
	Ambientes limpos, pesos em quantidade, aulas motivantes e ganhos em aptidão física.
	
	Som agradável, aulas motivantes, professores atenciosos, emagrecimento.
	 
	Salas limpas, equipamentos sofisticados, aulas agradáveis e professores capacitados.
	
	Som agradável, salas confortáveis, equipamentos limpos, preços adequados.
	 
	Hipertrofia muscular, ganhos estéticos, equipamentos confortáveis e aulas variadas.
	
	
	 10.
	Ref.: 148754
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Considerando o espectro de competências necessárias a um profissional atuante em cenários de alta competitividade, como o mercado dos negócios em fitness & wellness, o autor Farias (2008) em seu artigo Capacitação Profissional e Competências Emergentes em Cenários Competitivos propõe o investimento em diferentes tipos de competências como forma de desenvolver um profissional multidimensional. Segundo este autor é necessário desenvolver nos gestores e nos profissionais que atuam nos negócios ligados a Educação Física a competência que responde pela capacidade de saber organizar seu tempo e prioridades, estabelecer métodos eficientes e eficazes na busca pela solução dos problemas apresentados e otimizando os recursos disponíveis. Que competência é esta?
		
	 
	Gestão
	 
	Téecnica
	
	Social
	
	Relacional
	
	Emocional

Continue navegando