Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO - AVALIANDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO
	Avaliando Aprend.: SDE3624_SM_00000000000 
	Aluno(a): aaaaaaa aaaaaaaa
	Matrícula: 00000000000
	Desemp.: 0,1 de 0,5
	10/06/2018 18:51:46 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603605881)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença progressiva e debilitante que acomete os pulmões, em qual dessa doença que os alvéolos pulmonares tornam-se disformes e os pulmões perdem suas elasticidades
		
	 
	ENFISEMA
	
	PNEUMONIA
	
	BRONQUIECTASIA
	
	ASMA
	
	BRONQUITE
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603605226)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No panorama mundial, a Doença de Alzheimer configura-se como uma importante doença crônico- -degenerativa, levando à demência, perda de memória progressiva, ausência de controle urinário e intestinal, entre outras manifestações que comprometem a qualidade de vida dos idosos. Ela evolui em três estágios hierárquicos que podem sofrer alterações entre si; são eles: inicial, intermediário e avançado. No estágio inicial, o idoso pode apresentar:
		
	 
	comprometimento da memória recente, empobrecimento de vocabulário, distúrbios do sono, agitação e perambulação, perseverações, ecolalia e perda da capacidade de executar movimentos e gestos precisos.
	
	desorientação progressiva em relação ao tempo e ao espaço, dificuldade de linguagem, agressividade, questionamentos repetitivos, confusão mental, dificuldade de escrita e, mais raramente, ideias delirantes.
	
	depressão severa, dificuldade na liguagem, delírios, retraimento social, dificuldade na escrtita e confusão.
	
	depressão, hiperatividade, irritabilidade, dificuldade de compreensão, julgamento alterado, perda da noção de risco e comprometimento da realização de tarefas do dia a dia.
	 
	perda de concentração, desatenção, perda de iniciativa, retraimento social, abandono dos passatempos, mudanças de humor e alterações de comportamento.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603605732)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	É muito comum haver isolamento social, discriminação e estigmatização associadas ao processo de envelhecimento, principalmente no tocante às alterações químicas que ocorrem no sistema nervoso central (SNC). Deste modo, saber identificar alterações patológicas do SNC é fundamental para promover maior longevidade e qualidade de vida ao idoso. É correto definir a demência conforme o item abaixo:
		
	 
	A demência possui como característica na fase inicial a manutenção de um comportamento social intacto, no entanto, podem surgir ilusões paranoides e comportamentos agressivos ao longo da doença
	 
	A demência é um fenômeno comum e fisiológico do processo de envelhecer, e pode ser traduzido culturalmente como caduquice
	
	A demência tem como fator etiológico mutações genéticas geradas pelo desgaste dos cromossomos celulares e a redução na liberação de catecolaminas, como a adrenalina
	
	A demência, principalmente a de Alzheimer, tem início insidioso, sua duração é relativamente curta, e a característica marcante é o prejuízo das memórias recente e remota
	
	A demência tem maior incidência em indivíduos idosos e é inevitavelmente a progressão de quadros de delírio crônicos
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603605705)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(CESPE 2013 SESA ES ENFERMEIRO) A Política Nacional do Idoso, de 1994, rege-se por cinco princípios:
I. A família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
II. O idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza.
III. Priorização do atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família.
IV. O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos.
Dadas as afirmações acima, marque a opção que CONTEMPLA os princípios.
 
		
	
	II e IV, apenas.
	
	III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	 
	I, II e IV.
	 
	I, II, III e IV.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603605292)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e provoca a hiper-responsividade dessas vias, edema de mucosa e produção de muco. Em relação à asma, assinale a alternativa correta.
		
	
	As células como os mastócitos, neutrófilos, eosinófilos e linfócitos não possuem papel significativo na inflamação da asma.
	 
	Os três sintomas mais comuns da asma são tosse, dispnéia e sibilância.
	 
	A asma é uma doença pulmonar obstrutiva e crônica.
	
	A alergia é o mais forte fator predisponente para a asma. Os alérgenos comuns podem ser sazonais (ex: mofo, poeira, baratas ou pelos de animais) ou perenes (ex: gramíneas e pólen).
	
	A fisiopatologia subjacente na asma é a inflamação difusa e irreversível da via aérea. A inflamação leva a obstrução a partir do seguinte: edema das membranas que revestem as vias aéreas, aumentando o diâmetro da via aérea, contração da musculatura lisa brônquica, produção diminuída de muco, que aumenta o tamanho da via aérea e pode tamponar por completo os brônquios.

Continue navegando