Buscar

Questões Imunologia-Resposta Imune

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESPOSTA IMUNE HUMORAL (RIH):
1 – Quais são as diferenças entre as respostas primárias e secundárias quanto aos anticorpos produzidos, antígenos capazes de gerar respostas e afinidade dos anticorpos? Primária: Induzida por todos antígenos q ativam células B virgens que produzem anticorpos específicos à ele(lentamente) e células B de memória com vida longa ; Baixa afinidade à antic. Secundária: Induzida por antígenos proteicos q reestimulam células B de memória para proliferação e diferenciação ,resultando na maior produção de anticorpos específicos . Mais alta afinidade à antic.
2 – Descreva os componentes do BCR. Quais são as funções de cada um? BCR- Complexo Receptor de célula B. O BCR é uma ligação entre a membrana celular e a imunoglobulina, e esta molécula permite a distinção das células B entre outros tipos de linfócitos. Domínio Ig , parte transmembrana e intracelular,região cte e variável(onde antígeno se liga) e Ig-alfa e Ig-beta.
3 – Como pode ser ativado um linfócito B? A ativação ocorre com 2 BCRs e com a ligação à antígenos multivalentes ou com 1 BCR e ligação à antígenos + sistema complemento CR2 .
4 – Descreva os principais eventos ocorridos em cada uma das quatro fases para geração de anticorpos T-dependentes. 1ª: Ativação do LT( célula dendrítica) e LB (ligação direta c/ antígeno ) que migra até local do LT 2ª : LB liga-se ao antígeno proteico via BCR e o expõe via MHC-2 para o LT. LB solicita ajuda e LT libera citocinas . 3ª: LB vira plasmócitos de vida curta e produz mais quantidade e variedade de anticorpos. 4ª: Plasmócitos+ LT helper no linfonodo; proliferação intensa de L, formando uma zona escura ; forma-se células B de memória , plamócitos de vida longa , e anticorpos de alta afinidade.
5 – Quais são as principais ações exercidas pelos quatro tipos de anticorpos efetores? Neutralização de micróbios e toxinas; Opsonização e Fagocitose do microorg; Citotoxicidade celular (morte por grânulos); Ativação da via clássica do sistema complemento.
6 – Qual é o papel dos receptores Fc (FcR) nas ações de fagocitose e citotoxicidade celular mediadas pelos anticorpos? A ação dos anticorpos circulantes é importante pois eles opsonizam(recobrem a superfície) os alvos da resposta imune por ligação estabelecida entre a porção Fab da molécula de anticorpo e o antígeno de modo a facilitar a fagocitose e a resposta celular citotóxica por meio de receptores Fc que as células efetoras possuem para a porção Fc dos anticorpos.
SISTEMA COMPLEMENTO
1 - Quais são as formas de ativação do sistema complemento? Ocorre após influência de um estímulo específico, seguindo uma cascata de auto-amplificação. Há 3 vias de ativação: a clássica, a alternativa e a da lectina. A via clássica é ativada quando anticorpos IgG ou IgM se ligam a antígenos, formando ICs, fazendo parte da resposta imune específica. A via alternativa é ativada a partir da hidrólise espontânea de C3 e sua deposição na superfície do microrganismo. A terceira via é composta pela proteína lectina ligadora de manose (LLM) ,que tem estrutura homóloga a C1q e é ativada quando a lectina se liga ao terminal manose existente em diferentes grupos de bactérias. Todas as vias têm o objetivo central de ativação do C3. A ativação da via clássica do complemento, através de C1q, C4 e C2, e a da via alternativa, através do C3 e dos fatores B e D, acarretam a clivagem e a ativação de C3. O fragmento de proteína C3b, parte do C3, é necessário para a ativação dos componentes terminais do sistema complemento (C5 a C9). Estes formam o complexo de ataque à membrana (MAC) que, quando inseridos dentro das membranas celulares, formam poros levando à lise celular.
2 - Descreva os integrantes e a sequência em que aparecem os componentes das três vias existentes. Via clássica: Complexo C1 ,C4 , C2 e C3 Via Alternativa: C3 , Fator B ,Fator D e Properdina Via Efetora comum: C5,C6,C7,C8 e C9
3 - Por que o sistema complemento é eficaz contra microrganismos, mas não ataca células do hospedeiro? Pois possui proteínas de controle do complemento protegem as células do hospedeiro contra a potencia dos produtos de ativação do complemento. Além disso, as C3 e C5-convertases se dissociam rapidamente e C4b, C3b e C5b7 manifestam uma capacidade apenas transitória para a ligação à superfície-alvo. Então, o complemento de dada espécie é ineficiente para causar a lise de células autólogas. 
TOLERÂNCIA/AUTOIMUNIDADE
1 – O que é a tolerância imunológica e por que ela é importante? Refere-se a uma estado de não-reatividade específica para determinado antígeno, e é induzida por prévia exposição àquele antígeno. O aspecto mais importante da tolerancia é a autotolerância, que impede que o organismo elabore um ataque contra seus próprios constituintes.
2 – Como a tolerância central é induzida em linfócitos T e B? Em linfócitos T ,é induzida contra antígenos próprios presentes em altas concentrações no timo, levando à apoptose Em linfócitos B ,é induzida contra antígenos próprios presentas na medula óssea, levando à apoptose ou à Edição do receptor (expressão de um novo receptor antigênico)
3 – Como a anergia clonal é desenvolvida em linfócitos T? Como ela pode falhar e dar origem às doenças autoimunes? Células T maduras reconhecem antígenos próprios nos tecidos periféricos ,levando à inativação funcional (anergia clonal ),morte celular ou supressão imunológica dos linfócitos T. A seleção negativa no timo pode não ser totalmente funcional na eliminação de células auto-reativas. Nem todos os antígenos próprios estão representados no timo ou certos antígenos podem não estar processados apropriadamente e apresentados.
4 – Quais são alguns dos genes que contribuem para o surgimento das doenças autoimunes? HLA DR2; HLA DRB1; HLA DR4 
5 – Como os microrganismos são capazes de auxiliar no aparecimento das doenças autoimunes? Por mimetismo celular ,onde os microorganismos se assemelham à ligantes humanos; Por ativação policlonal de linfócitos B ,onde alguns microorganismos ativam LB não específico à doença ,fazendo com que produzem autoanticorpos 
IMUNIDADE AOS MICRORGANISMOS
1 – Quais são os principais mecanismos de defesa da imunidade inata e adquirida contra as bactérias extracelulares? Inata : Sistema complemento, fagocitose e resposta inflamatória ; Adquirida : Resposta humoral ,antígenos T-dependentes e T-independentes2 – Como os linfócitos T participam da defesa contra as bactérias intracelulares? Pela ativação dos macrófagos via linfócito T CD4 e IFN-1 (helper) e lise das células infectadas por linfócitos citotóxicos T CD8.
3 – Descreva três mecanismos de evasão utilizados pelos parasitas. Variação antigênica ; Expulsão da cobertura antigênica ; Resistência ao complemento .
4 – Como os vírus são capazes de não permitir a própria apresentação pelo MHC I? Pela inibição do processamento do antígeno , com bloqueio do TAP e remoção das moléculas de classe 1 do RE ou processamento de MHC “iscas” para inibir células NK.
5 – Como o interferon do tipo I é utilizado pelas células para inibir a replicação viral? A o ser ligado a uma célula não infectada, o interferon provoca a síntese de enzimas que interferem com o mecanismo de replicação viral,isto é, induz a própria célula infectada e células próximas a produzirem proteínas que impedem a replicação do vírus. Usado para tratar hepatite B,hepatite C e esclerose múltipla. Sua produçao é estimulada por interleucina 1 e 2

Outros materiais