Buscar

2016.04.05 estudo dirigido neoplasias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE NEOPLASIAS E ALTERAÇÕES CIRCULATÓRIAS
“Nem todo tumor é uma neoplasia e nem toda neoplasia é um tumor!” Explique essa afirmação.
Neoplasia é um crescimento de tecidos que fogem das condições normais de proliferação celular. 
Tumor é um crescimento que pode ser causado por vários fatores, como inflamação e edema.
Tumor e neoplasia não são sinônimos, porém são bem associados. Normalmente neoplasia está associado a tumores sólidos. Porém há exemplos de neoplasia que não possuem tumor, como leucemia.
Cite as características das neoplasias malignas e das benignas. (características celulares, modo de crescimento, velocidade do crescimento, metástase, efeitos gerais, destruição tissular, habilidade em causar morte)
Nas neoplasias benignas as células são bem-diferenciadas, se assemelhando as células normais do tecido de origem; o tumor cresce por expansão e não penetra nas células vizinhas; o crescimento é lento; não se dispersa por metástase; fenômeno localizado; não causa dano tissular; não causa morte.
Nas neoplasias malignas as células são indiferenciadas, pouco semelhantes às células do tecido de origem; cresce na periferia e penetra nos tecidos vizinhos; o crescimento é rápido; há metástase para outras regiões do corpo; fenômeno generalizado; provoca extenso dano tissular; pode provocar a morte.
Conceitue anaplasia.
Anaplasia é a perda da função de diferenciação da célula, ou seja, as células passam a ficar pouco semelhantes às células do tecido de origem.
Explique a afirmação: “quanto mais diferenciado é um tumor, menos agressivo ele é.”
Diferenciação é um processo ordenado relacionado a maturidade, especificidade e funcionalidade da célula. Assim, quanto mais diferenciada, maior será a semelhança da célula com as células do tecido de origem, não causando tanto dano, como uma célula indiferenciada, que se torna completamente diferente às células do tecido de origem. 
O que é metástase? Como ela ocorre? Cite as vias de disseminação de uma neoplasia?
Metástase é o grau de disseminação do tumor pelo corpo. O tumor adquire potencial invasivo e se estende através da membrana basal adjacente causando comprometimento dos tecidos vizinhos.
Explique o que é o estadiamento TMN e o que significa essa sigla.
O estadiamento TNM avalia o tumor maligno, sendo que T (tumor), analise se há ou não tumor, tipo de tumor e tamanho do tumor; N (nódulo) avalia se há nódulo e o crescimento do nódulo; M (metástase) avalia se há presença de metástase e em quais locais foi encontrada. 
Cite pelo menos seis alterações referentes à transformação de uma célula maligna em benigna.
Ocorre a diferenciação celular, o crescimento passa a ser lento e expansivo, não causa dano tissular, não causará morte, fenômeno localizado, não há metástase.
Cite e classifique os agentes carcinogênicos.
Podem ser fatores internos criados no organismo pelos processos metabólicos (radicais livres, hormônios), vírus (hepatite B, papiloma vírus humano),substâncias químicas, (tabaco, álcool, asbesto industrial) e radiação (radiação diagnóstica, luz ultravioleta).
Como os vírus podem causar câncer?
Os vírus conseguem ultrapassar a membrana basal adjacente da célula e alteram o ciclo celular,
Existem duas teorias principais que procuram explicar o processo carcinogênico. A teoria da evolução clonal e a teoria de múltiplas etapas ou evolucionária. Explique-as. 
A teoria da evolução clonal diz que o câncer é clonal porque uma única célula é capaz de adquirir vantagem sobre as outras e se multiplicar, dando origem a um crescimento clonal anormal.
A teoria de múltiplas etapas possui as seguintes etapas: iniciação (transformação da célula em célula cancerígena precursora), promoção (proliferação celular) e progressão (capacidade maligna do tumor e perda da função de diferenciação).
Como se forma o trombo e para onde ele vai?
Trombo é a massa sólida formada pela coagulação do sangue, é classificado como: trombo arterial ou cardíaco – locais de lesão endotelial ou turbulência e trombo venoso – local de estase venosa.
Como se dá a embolia? 
Se dá através da oclusão de um vaso por uma massa (êmbolo) que é transportada pela corrente sanguínea. 99% dos casos são derivados de trombos que se soltam, causando a tromboembolia e 1% são casos raros de embolia causados por bolha de ar ou nitrogênio, pedaços de tumores, fragmentos de medula óssea, restos ateroscleróticos, corpos estranhos.

Outros materiais