Buscar

AV2 CONSULTORIA INTERNA DE RH

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	  CONSULTORIA INTERNA DE RH
	
	Simulado: GST0082_SM_201301895113 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): RAFAEL RAMOS ROSA
	Matrícula: 201301895113
	Desempenho: 5,0 de 10,0
	Data: 20/11/2014 10:11:04 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201302080952)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as POLÍTICAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	 
	Explícita, formalizada e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	 
	Explícita, formalizada e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	Implícita, informal e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	Independente para que o consultor poder implantar as mudanças que forem necessárias.
	
	Implícita, informal e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302254111)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estudamos os tipos de consultoria organizacional, e sua importância no contexto empresarial. Assinale a única alternativa que responde plenamente ao conceito de Consultoria Autônoma
		
	
	é a atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas de empresas privadas ou entidades estatais. Usualmente é exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração.
	 
	atividade exercida por profissional qualificado que atua de forma independente, ou seja, sem vínculo empregatício com a organização-cliente, para a realização de consultoria em um determinado projeto. Muitos profissionais devidamente credenciados na profissão trabalham como consultores autônomos, dispondo de escritórios próprios ou home offices.
	
	praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional, sendo contratados para realizar determinados projetos. Existe uma variação de consultoria associada que é conhecida como consultoria em network, ou rede de consultores autônomos que podem vir a constituir um grupo ad hoc (para esse caso) e realizar em parceria um projeto ou trabalho de consultoria, sob a liderança de um dos profissionais do grupo e devidamente aceito pelo cliente. Uma vez concluído o projeto, o grupo se desfaz, voltando cada um à sua autonomia original.
	
	exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring, counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	
	realizada por profissional não integrante do quadro da empresa na qual exerce suas atividades profissionais, atuando sob condição de contrato de prestação de serviço específico ou projeto.Normalmente , as firmas de consultoria, os consultores autônomos ou os que atuam em ¿network¿ realizam suas atividades como consultoria ou como consultores externos contratados pelas empresas interessadas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302081036)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É correto afirmar que:
		
	
	Consultoria associada é exercida por profissional que atua sem vínculo empregatício com a organização-cliente, para a realização de consultoria em um determinado projeto, dispondo de home offices para a execução de seu trabalho
	
	A consultoria autônoma é usualmente exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração
	 
	A Consultoria associada é praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional
	 
	A consultoria organizacional é a atividade metódica de pesquisa e identificação de situações-problema referentes apenas à estratégia de empresas privadas
	
	A consultoria autônoma é uma atividade solitária que visa pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para entidades estatais e que atuam em parceria de negócio.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302217111)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Livia é uma profissional da área de TI com mais de 10 anos de experiência atuando em multinacionais do setor. Em conversa com um amigo, Livia identifica uma oportunidade. Ela percebe que muitas organizações não estão adequadamente estruturadas em TI e, por isso, somam perdas importantes que impactam diretamente no negócio. O amigo então lhe pergunta por que ela não empresta a sua experiência à essas organizações. Ela diz que não saberia como fazer isso, pois não possui estrutura nem pretende deixar seu atual emprego para se dedicar à prestação desse tipo de serviço. O amigo então lhe diz que isso não é problema, pois ela pode participar de uma consultoria associada. Essa prática se caracteriza:
		
	 
	por ser exercida por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional, sendo contratados para realizar determinados projetos especializados de forma eventual. Não há, portanto, vínculos permanentes desses profissionais com a consultoria. Quando o projeto termina, também terminam as atuações desses profissionais (ad hoc).
	 
	pela seleção de um funcionário do quadro, devidamente qualificado para desempenhar atividades técnicas de consultoria em assuntos que sejam de sua especialidade no contexto da organização.
	
	por ser exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração. Estes profissionais mantêm vínculo empregatício com as empresas de consultoria. Portanto, atuam apenas nas organizações clientes da empresa de consultoria da qual são empregados.
	
	por ser exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring,counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	
	pela prática de um profissional qualificado que atua de forma independente sem vínculo empregatício com a organização cliente, tampouco com empresas de consultoria. São contratados para executar um projeto específico e podem possuir estrutura própria em escritório ou home office.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302081040)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É correto afirmar que:
		
	 
	A Consultoria de pacote transfere as metodologias e técnicas administrativas para a empresa sem adequação a realidade atual da empresa
	
	A consultoria Total integrada é a que consolida serviços em empresas globalizadas e que atua em países diferentes
	
	Consultoria artesanal é atualmente a mais contratada por atuar diretamente na área do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento mais rápido por um menor custo.
	 
	Consultoria total é muito utilizada na área de Tecnologia da Informação e faz uso de metodologias e técnicas administrativas procurando atender ao caso específico da empresa
	
	A consultoria especializada atua nos problemas que afetem a totalidade da organização
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302221400)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividadesoperacionais,usualmente é exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração. Essas características se referem ao tipo de Consultoria:
		
	
	interna
	 
	organizacional
	 
	associada
	
	externa
	
	exclusiva
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302221451)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conforme a evolução da Administração,as relações foram se modificando em conseqüência às mudanças nas atividades, responsabilidades e ações das pessoas no ambiente organizacional. Uma das mudanças em relação às AÇÕES da Administração de Pessoal para o Modelo de Consultoria Interna de RH é:
		
	
	ao invés de chefiar o consultor deverá gerenciar pessoas.
	
	Solucionar problemas específicos da área de RH.
	
	iniciar o processo de centralização de algumas atividades estratégicas.
	 
	sair da postura de tarefeiro para postura estratégica com realização de atividades que visem atingir as estratégias da organização.
	
	mudar de fiscalização para controle de processos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302221438)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Consultoria Interna de RH envolve alguns riscos e oportunidades para eficácia do processo. O conhecimento sobre a cultura da organização,a facilidade de acesso à área do cliente traz alguns riscos. Marque um dos riscos que pode ocorrer através da Consultoria Interna de RH:
		
	
	prontidão para identificar necessidades do cliente.
	
	possibilidade de feedback mais frequente.
	
	relação de confiança entre consultor interno e cliente.
	 
	falta de neutralidade para tratar problemas do cliente, por parte do profissional do RH.
	
	disponibilidade do consultor interno.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302080933)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Conscientização de todos os Funcionários se caracteriza por:
		
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	 
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302254119)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Luiz Augusto Mattana da Costa Leite (CMC e Vice- Presidente do IBCO), em artigo publicado na HSM Online e no IBCO - Instituto Brasileiro de Consultoria Interna, observa que o Consultor educa, não ensina! E estabelece a seguinte narrativa: "As organizações estão incorporando, crescentemente, conceitos e processos de aprendizagem em suas práticasgerenciais e operacionais. O trabalho do consultor se dá a partir de, pelo menos, quatro dimensões que têm relação direta com aprendizagem:relação de ajuda, mudança, intervenções e implementação com autonomia decisória do cliente." Assinale a única alternativa que não corresponde plenamente ao enunciado.
		
	
	a empresa e seus diretores, se tiver uma visão moderna, preferirá aplicar os princípios da organização de aprendizagem (learning organization), onde o processo produtivo é enriquecido por práticas de educação continuada; O consultor é um empreendedor educacional;
	
	um projeto oriundo de consultoria ficará pela metade se não procurar incorporar aprendizagem em cada operação do cliente; A competência educacional é o que mantém o consultor vivo, à frente do tempo;
	 
	a competência educacional é o que mantém o consultor vivo, à frente do tempo; o colaborador deve estar pronto, apto a desenvolver sua função e não depender da organização da aprendizagem (learning organization);
	
	a competência educacional é o que mantém o consultor vivo, à frente do tempo; Importância em desenvolver o corpo funcional da organização, através da organização de aprendizagem (learning organization);
	
	importância em desenvolver o corpo funcional da organização, através da organização de aprendizagem (learning organization); O consultor é um empreendedor educacional;
		
	
	
	 Voltar
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando