Buscar

Gestão de mapeamento e OSM Apol 4 100%

Prévia do material em texto

Em se tratando de planejamento estratégico, analise as questões a seguir e assinale “V”, se verdadeira e “F” se falsa:
( ) Planejamento estratégico é uma técnica concebida para materializar a estratégia empresarial. Porém, podemos dizer que a maneira tradicional de lidar com a estratégia está superada.
( ) Planejamento estratégico é uma ferramenta concebida para visualizar o passado da empresa e planejar ações para o presente.
( ) Se tentarmos sustentar a organização apenas pautados em um plano estratégico, estaremos fadados ao fracasso.
( ) Planejamento estratégico é uma forma de determinar os níveis de hierarquia definidos no organograma empresarial.
( ) Planejamento estratégico são as ações definidas pelo setor operacional como forma de otimizar os recursos disponíveis.
A ordem correta é:
A V – F – V – F – F
B V – F – F – F – V
C V – F – V – F – V
D F – F – V – F – F
E F – V – V – F – F
Os indicadores de performance são amplamente utilizados pelas organizações para monitorar o atingimento das metas propostas. A construção dos indicadores deve primar pela clareza e simplicidade e os resultados atingidos, devem ser expostos próximos aos locais e trabalho. Dentre os indicadores mais utilizados nas áreas operacionais pelas empresas, tem-se: eficiência, eficácia e produtividade.
Observe um caso de análise da produtividade: O setor de produção da empresa Ômega, produziu no mês de julho, 40.000 unid do seu produto estrela. Foram vendidos a R$ 13,00 a unidade, mas a empresa gastou R$ 403.000,00.
Considerando que a produtividade é alcançada pela equação: Produtividade: Output / Input, o índice da produtividade da empresa Omega foi de:
A 1,24 ou 124%
B 1,29 ou 129%
C 1,76 ou 176%
D 1,84 ou 184%
E 1,87 ou 187%
3 Ainda é um desafio implementar a cultura de melhoria contínua nas organizações brasileiras. E um dos entraves considerado é a cultura do imediatismo. Os empreendedores (acionistas, proprietários) desejam retorno imediatamente após o investimento e isso muitas vez faz com que a fase do planejamento seja eliminada para ganhar tempo. Mas para melhoria contínua – Kaizen – é necessário tempo para que seja possível observar que o ganho com a melhoria foi real.
 A partir da contextualização apresentada, avalie as afirmações a seguir que trazem vantagens da adoção da cultura da melhoria contínua – kaizen na organização.
 I - O foco do Kaizen é na solução de baixo custo e nas pessoas.
 II - A tecnologia é um dos pontos fortes do Kaizen nas organizações. 
III - A metodologia Kaizen tem como premissa o curto prazo e retorno rápido. 
IV - A melhoria contínua acontece no dia a dia através de pequenos avanços. 
V - O Kaizen prioriza o trabalho em pequenos grupos porque a produtividade é maior.
 É correto apenas o que se afirma em 
A Somente as sentenças I e II. 
B Somente as sentenças I, II e III. 
C Somente as sentenças I, IV e V.
D Somente as sentenças II, IV e V.
E Somente as sentenças III, IV e V.
4 Para que uma organização possa ser eficiente e eficaz é preciso que seus funcionários também sejam. Em relação à eficiência e eficácia de um funcionário, relacione ambas com suas respectivas característica:
I - Eficiente
II – Eficaz
( ) Preocupa-se em trabalhar.
( ) Preocupa-se em alcançar resultados.
( ) Concentra-se em técnicas.
( ) Concentra-se em ideias.
( ) Corre os riscos certos.
Resposta correta ( I, II, I, II,II)
5 Para analisar um processo é preciso ter um ponto de partida. O responsável por essa atividade deve ter bem claro que a analise que ele fará sobre determinado processo precisa identificar as oportunidades de melhoria, mas também o que o processo tem de melhor. Os elementos essenciais de uma analise para atomização de um processo poderá seguir o escopo: tempo, custo, valor agregado e qualidade.
A partir do exposto acima, analise as sentenças a seguir que versam sobre a análise crítica de elemento tempo.
I - O cliente aguarda o tempo que a empresa estipular desde que pratique preços baixos.
II - Reduzir o tempo de atividade fabril requer investimento em tecnologia de ponta e automatização dos processos.
III - Economizar tempo em ciclo de um processo nem sempre traz ganhos para a empresa, o que desestimula sua identificação.
IV - Em um processo produtivo ou de atendimento é possível otimizar tempo de recepção, tempo de processamento e tempo de resposta.
V - Tempo é o elemento mais crítico em uma organização devido ao seu custo, quanto mais tempo demorar a fabricação de um produto, maior será seu custo.
Resposta correta ( Somente sentenças IV e V)

Continue navegando