RELATÒRIO DE ESTÀGIO INFANTIL E FUNDAMENTAL  ALEXANDRE MONTEIRO GONAGA RU 1127784
21 pág.

RELATÒRIO DE ESTÀGIO INFANTIL E FUNDAMENTAL ALEXANDRE MONTEIRO GONAGA RU 1127784


DisciplinaEstágio Supervisionado Pedagogia131 materiais413 seguidores
Pré-visualização4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
ALEXANDRE MONTEIRO GONZAGA \u2013 RU: 1127784
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: SEGUNDA LICENCIATURA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
MATINHOS
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
ALEXANDRE MONTEIRO GONZAGA \u2013 RU: 1127784
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: SEGUNDA LICENCIATURA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de estágio Supervisionado Docência na Educação Básica: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
MATINHOS
2018
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	\ufffd
42 A ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DOS SANTOS JUNIOR \u2013 EI, EF	\ufffd
83 1ª ETAPA DO ESTÁGIO: EDUCAÇÂO INFANTIL	\ufffd
83.1. CONCEPÇÂO PEDAGÒGICA DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DOS SANTOS JUNIOR \u2013 EI, EF	\ufffd
93.2 DESCRIÇÂO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO	\ufffd
113.3 PLANO DE AÇÃO (ETAPA 1 \u2013 EDUCAÇÃO INFANTIL)	\ufffd
124 2ª ETAPA DO ESTÁGIO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL	\ufffd
124.1 DESCRIÇÂO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO \u2013 SÉRIES INICIAIS	\ufffd
134.2 PLANO DE AÇÃO (ETAPA 1 \u2013 EDUCAÇÃO INFANTIL)	\ufffd
155 CONSIDERAÇÕES FINAIS	\ufffd
16REFERÊNCIAS	\ufffd
17ANEXO	\ufffd
\ufffd
\ufffd
1 INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado: Docência na Educação Básica constitui-se em um quesito de grande relevância para os acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia durante a formação, por proporcionar um elo entre a teoria estudada e a prática, permitindo adquirir uma experiência na docência e até mesmo para ter a certeza da escolha do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
O presente relatório refere-se às atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado: Docência na Educação Básica realizado na Escola Municipal Francisco dos Santos Junior \u2013 EI, EF, realizado em duas etapas, inicialmente na turma do Pré II da Educação Infantil e posteriormente na turma do 3º ano B das séries iniciais do Ensino Fundamental
O estágio foi realizado no período de 04 de junho a 22 de junho de 2018, no horário das 07h30min às 11h30min de segunda a sexta feira, totalizando às 40 horas sob a supervisão da Professora Rozemari Aparecida Bezerra.
A metodologia adotada para o desenvolvimento do estágio foi a abservação participativa, e no final a aplicação de um plano de aula elaborado a partir das observações realizadas.
No estágio buscou-se desenvolver e aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no decorrer do Curso de Pedagogia. O estágio é a melhor maneira de colocar em prática boa parte daquilo que nos foi oferecido. Neste relatório estão contidas as informações de como se desenvolveram essas atividades práticas, que possibilitaram um amplo conhecimento por unir a teoria com a prática.
Os objetivos do Estágio Supervisionado: Docência na Educação Básica são: 
* Criar um domínio cultural no aluno e pôr em prática os conhecimentos teóricos que adquirimos durante a realização desse curso; 
* Analisar através do trabalho a realidade da profissão, quando do seu contato direto com os alunos para melhor desenvolver suas necessidades como futuro professor; 
* Observar e aplicar o processo ensino aprendizagem através da regência, proporcionando a atuação dos alunos como sujeitos ativos no processo educacional. 
A Pedagogia é responsável pela estrutura de ensino escolar, porém não se resume somente a isto, afinal ela usa de conhecimentos antropológicos, sociológicos e toda a natureza humana para compreender a formas de atingir mais resultados sem danos colaterais.
O pedagogo é, em suma, a pessoa que desenvolve e estuda as melhores formas aplicáveis de metodologias de ensino em escolas, instituições e, também, ajuda pais interessados em entender melhor os processos de ensino e aprendizagens dos filhos.
2 A ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DOS SANTOS JUNIOR \u2013 EI, EF
A Escola Municipal Francisco dos Santos Junior, esta localizada na Rua Rio Negro S/N. bairro Vila Nova, Cep 83260-000, localizada no município de Matinhos no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado pelo telefone (41) 3473-1187 e pelo e-mail complexomatinhos@bol.com.br.
A escola possui a Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental. A escola também oferece uma boa infraestrutura aos alunos, professores e funcionários. Na escola, há um bom auditório com televisão, aparelho de som, vídeo e também retroprojetor; quadra de esportes, equipada biblioteca, classes conservadas, laboratório de informática, amplo espaço aos alunos, mesas de jogos, sala dos professores entre outros.
Na escola são ofertadas duas Salas de Recursos Multifuncionais Tipo I e uma Classe Especial. A Classe Especial é uma sala de aula disponibilizada em escola de ensino regular onde há estudantes que apresentam dificuldades acentuadas de aprendizagem, em consequência da deficiência intelectual, atendidos por professora especializada em Educação Especial, com programas de ensino individuais, elaborados a partir da avaliação psicoeducacional, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação. As Salas de Recursos Multifuncionais \u2013 Tipo I oferece serviço de apoio especializado, a alunos com deficiência Intelectual específicos, matriculados na Rede Pública de Ensino.
Com a análise do PPP, constatou-se que a escola tem como objetivo proporcionar a construção do conhecimento e a vivência de valores, usando uma metodologia dinâmica, crítica e desafiadora, desenvolvendo na educação a capacidade criadora, o senso crítico e a consciência de sua função, tornando o processo educativo um meio de reflexão e transformação de seu contexto social.
Portanto, através dessa análise, pode-se perceber que esta escola está realmente preocupada com a formação de alunos - cidadãos e conscientes de seus deveres e direitos perante a sociedade. 
Com relação à filosofia, a escola cultiva valores e a cidadania, esta inserida na realidade universal, atenta às transformações sociais, num ambiente acolhedor que oferece espaço para o crescimento, para a promoção da vida e para a dignidade voltada para a formação integral do ser humano. 
Durante a análise do PPP, pode-se verificar que a escola ressalta a importância da democracia contida tanto na filosofia quanto em outros pontos, segundo Rays (2001), a necessidade dessa na escola é imprescindível ao ambiente escolar. Desse modo, o planejamento das atividades deve estar assentado na realidade social e cultural em que a comunidade escolar está inserida, então o projeto deve conter além da realidade, utopias que deverão ser alcançadas. 
Nesse sentido, Gonçalves e Abdulmassih (2001, p.2):
A construção do projeto político pedagógico é a forma subjetiva de a escola dar sentido ao seu saber fazer enquanto instituição escolar: é a realização concreta de seus sonhos, onde ações são desconstruídas e reconstruídas de forma dinâmica e histórica; é a revelação de seus compromissos, sua intencionalidade e principalmente a identidade de seus membros. 
De acordo com o PPP, o professor na Escola Municipal Francisco dos Santos Junior deverá:
 \u2022 participar da elaboração da proposta pedagógica; 
\u2022 elaborar e cumprir plano de trabalhos, segundo a proposta pedagógica; 
\u2022 zelar pela aprendizagem dos alunos; 
\u2022 estabelecer estágios de recuperação para os alunos de menor rendimento; 
\u2022 ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. 
\u2022 colaborar com atividades de articulação da escola, com as famílias e a comunidade. 
As metas que a escola também se propõe a alcançar baseiam-se nos seguintes princípios: 
\u2022 Inclusão;
\u2022 Acesso à permanência; 
\u2022 Construção do conhecimento e interdisciplinaridade;
\u2022 Avaliação emancipatória; 
\u2022 Exercício da cidadania e solidariedade;
\u2022 Formação de professores;
\u2022 Reestruturação curricular.
A escola é aberta para todos os tipos de projetos escolares e parcerias para acrescentar e levar