Buscar

ANATOMIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*
*
*
ANATOMIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO
INTRODUÇÃO 1.Fisiologia do sistema digestório
Os animais obtêm alimento comendo as plantas e/ou outros animais. O alimento serve a dois fins, como combustível para fornecer energia ao corpo e como fonte de materiais para o crescimento e a manutenção.
Depois de obtido, é decomposto em substâncias mais simples e, então passa às células e tecidos do corpo, onde é utilizado.
O mecanismo digestório dos animais difere quanto à forma geral, quanto a pormenores estruturais e quanto aos processos fisiológicos, de acordo com a natureza do alimento, o modo de vida e outros fatores.
Todos os métodos de alimentação e o uso do alimento assemelham-se basicamente por serem os materiais do meio externo colocados em contato íntimo com superfícies membranosas internas, onde a digestão e a absorção podem ter lugar.
2.ANATOMIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO
O sistema digestório é completo, formado por um longo tubo, que se estende da boca ao ânus. Entre a boca e o ânus, vamos encontrar os seguintes órgãos intermediários: faringe, esôfago, estômago e intestinos (grosso e delgado). Fazendo parte do sistema digestório, existem glândulas anexas, produtoras de secreções que são lançadas no tubo digestório, auxiliando no processo de digestão. São elas: as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.
OBJETIVOS
 Estimular o espírito de cooperação e de organização na divisão de tarefas do grupo.
 Favorecer um aprendizado ativo levando a construir seus conceitos e suas novas atitudes
 Levar o educando a adquirir alguns conteúdos científicos fundamentais compatíveis com a sua faixa etária.
 Desenvolver a capacidade de observar
 Utilizar um vocabulário científico adequado à situação estudada.
 Transferir após o trabalho suas conclusões e experiências para o cotidiano.
MARISTELA DOS SANTOS SILVA _ E.E. PRAIA DE BORACÉIA 
TARCILA VISEU CIARDELLA _ E.E. PROFESSOR ZENON CLEANTES DE MOURA
VANESSA LOMBARDI D’ABREU MACEDO _ E.E. SUETÔNIO BITTENCOURT JÚNIOR
MÉTODOS MODELO DO SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO
À partir da utilização de massa para biscuit foi possível moldar as formas anatômicas que compõem o sistema digestório humano. Utilizou-se de uma superfície firme com o objetivo de sustentação do sistema digestório que aos poucos adquiria forma sobre o mesmo. 
Obtenção da massa para biscuit:
 Materiais utilizados:
 2 xícaras de chá de cola branca;
 2 xícaras de amido de milho;
 2 colheres de sopa de vaselina líquida;
 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre branco;
Corante em pó para tingir a massa.
Procedimento: 
Adicionar todos os materiais descritos acima em uma panela antiaderente e mexer até que a massa fique ressecada em cima e úmida em baixo pela presença da cola.
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO
O compromisso com a aprendizagem dos alunos pelo uso do tempo e do espaço físico faz do trabalho cotidiano de ensinar um permanente voto de confiança na capacidade de todos para aprender. Quando conseguimos estimular a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade envolvemos o aluno em sua aprendizagem e em seu trabalho.
 Na busca pela aprendizagem do sistema digestório, utilizando-se da arte de modelar, foi possível observar que aprender a fazer é realmente uma condição fundamental para que o educando consiga transferir os conhecimentos adquiridos a contextos novos, e desta forma tornar a aprendizagem significativa.
Ao observar o desempenho e interesse dos alunos ao montar o sistema digestório senti a necessidade de ampliar a técnica para todos os sistemas e desta forma criar condições para que o educando descubra e troque conhecimentos.

Outros materiais