Buscar

AV_ Cont.Met.Prat.do Ens. Ed. Fisica

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0355_AV_201301015644 » CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301015644 - JESSICA DA SILVA GOMES
	Professor:
	JOAO MARCUS PERELLI DOS SANTOS
	Turma: 9004/AC
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: -        Data: 10/11/2014 17:11:42
	 1a Questão (Ref.: 201301105635)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O corpo é o fundamento da Educação Física e ratifica a relevância da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física para uma melhor integração de saberes adquiridos e revela:
 I- Como estes saberes são inscritos na memória corporal e constituem sua participação social.
 II- Que a base para uma aprendizagem significativa está marcada na qualidade da comunicação corporal
 III- Que cada sujeito tem um tempo, uma modalidade de ser, de aprender e de participar do mundo.
 IV - Que o corpo humano não é um lugar de aprendizagem.
Dentre as afirmativas, as corretas são:
		
	
	III e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	 I, II e III.
	
	I, II e IV.
	
	I,  III e IV.
	
	 2a Questão (Ref.: 201301110994)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas aulas de educação física, quando o esporte é trabalhado apenas com a preocupação de selecionar os mais talentosos, ou seja, desenvolvidos em caráter competitivo, poderá incentivar no aluno:
		
	
	4 - Sociabilidade e iniciativa
	 
	2 - Agressividade e individualismo
	
	5 - Ajuda mútua e preocupação de vencer
	
	3 - Criatividade e cooperação
	
	1 - Integração e competitividade
	
	 3a Questão (Ref.: 201301106207)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a função social da educação física, considere as afirmativas abaixo:
I- A educação física deve ser vista como um instrumento ideológico e de manipulação da sociedade.
II- Os estudos em educação física devem ser abrangentes e voltados para as necessidades da sociedade.
III- O indivíduo deve ser visto na prática da educação física como um ser biopsicossocial.
IV- A educação física deve enfatizar o esporte como um instrumento para a seletividade.
V- A educação física na atualidade, não pode ser vista como área do conhecimento que trabalha com o corpo como fenômeno sociocultural.
Assinale a opção que apresenta os conceitos CORRETOS:
		
	
	4- Estão corretas as afirmativas I, II e V
	
	5- Estão corretas as afirmativas I, e IV
	
	1 Estão corretas as afirmativas I, III e V
	
	3 Estão corretas as afirmativas III e IV
	 
	2- Estão corretas as afirmativas II e III
	
	 4a Questão (Ref.: 201301271880)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito do lazer, assinale a alternativa que NÃO está correta:
		
	
	Marcellino (1993), diz que, atualmente, os trabalhadores de todas as classes sociais vivem o paradoxo entre a necessidade de trabalhar cada vez mais para ganhar mais dinheiro e a aspiração de trabalhar menos para ter mais tempo para o lazer.
	
	Hoje, teoricamente, o lazer existe para todos e é reconhecido como direito natural semelhante aos demais direitos sociais. No entanto, a realidade evidencia que nem todos os cidadãos têm acesso ao lazer como descanso, recuperação de forças físicas e psíquicas, e momentos de descontração.
	 
	No Brasil foi, sobretudo, a partir nos anos 40 que passou a ganhar destaque a noção de lazer, quando as pessoas começam a utilizar o Tempo Livre disponível para as práticas de lazer.
	
	No atual momento histórico onde há um processo avançado de naturalização do consumismo, do individualismo e todo tipo de desagregação social entre os seres humanos, faz-se urgente a necessidade de atividades que, promovidas no tempo livre ou no tempo de lazer, assumam um papel fundamental no resgate da expressão mais essencial da dimensão humana: o prazer de brincar, de jogar, do compartilhar de tempo e espaço para expressões do corpo e cultura, livre de obrigações do trabalho.
	
	O lazer é uma necessidade e um direito tão legítimo do ser humano quanto a educação, saúde, transporte ou segurança. O ser humano é um animal muito especial e completo, que não se contenta apenas com o mínimo indispensável à sua sobrevivência. Sua vida envolve aspectos mais amplos, como os lúdicos, imaginários e criativos.
	
	 5a Questão (Ref.: 201301587300)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em sua evolução, a Educação Física Escolar teve associadas ao seu desenvolvimento diferentes metodologias e concepções de ensino. Baseando-se nas concepções da Educação Física brasileira, todas as afirmativas estão corretamente descritas nas proposições abaixo, EXCETO:
		
	
	Uma concepção higienista, capaz de disciplinar as pessoas no sentido de levá-las a se afastarem de práticas capazes de provocar a deterioração da saúde e da moral, o que comprometeria a vida coletiva.
	
	Uma concepção pedagogicista, que encara a atividade física não somente como uma prática capaz de promover saúde e de disciplinar a juventude, mas também a Educação Física como uma prática educativa.
	 
	Uma concepção progressista, cujo objetivo é canalizar energias e também proporcionar o progresso esportivo nas escolas.
	
	Uma concepção cujo objetivo militarista é a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate à luta, à guerra.
	 
	Uma concepção competitivista, culto ao atleta-herói que, a despeito de todas as dificuldades, chegou ao pódio.
	
	 6a Questão (Ref.: 201301590465)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Educação Física tem recebido contribuições de outras áreas do conhecimento como a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia gerando diferentes interpretações históricas sobre o corpo humano e suas práticas cotidianas. Em se tratando do uso do corpo é correto afirmar que:
		
	
	o uso do corpo é determinado unicamente pelo indivíduo.
	 
	o uso do corpo é histórico e socialmente determinado.
	
	o uso do corpo não sofre influência social.
	
	o uso do corpo é eminentemente biológico.
	
	o uso do corpo não depende da relação com o outro.
	
	 7a Questão (Ref.: 201301593754)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano que objetiva estudar a educação da saúde do corpo integrado e suas implicações na formação básica do ser humano. É, também, um extenso campo de ações socioeducativas direcionadas às práticas humanas em relação ao movimento corpóreo, suas limitações e suas possibilidades. Portanto, pode-se afirmar que: Até algum tempo atrás, acreditávamos que a educação física deveria seguir o modelo das outras disciplinas escolares, isto é, um modelo de transmissão de conhecimento com avaliações quantitativas. Ainda bem que isso não ocorreu, pois, se a ideia tivesse sido posta em prática, os resultados relativos a essa disciplina seriam tão desastrosos quanto os de quase todas as outras. Porque, Atualmente, pensamos que a educação física deve, sim, estar na escola, mas não para repetir os equívocos das demais disciplinas. O objetivo de qualquer disciplina deve ser o de ensinar a viver em sociedade, pensando como sociedade, agindo como sociedade. Em nossa opinião, as oportunidades de agir individualmente não devem deixar de existir e de ser valorizadas, mas não podem ser exclusivas. (FREIRE, João Batista & SCAGLIA, Alcides José, 2003, p. 31-32). Marque a Afirmativa Correta:
		
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	 8a Questão (Ref.: 201301107309)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Freire e Scaglia (2010), em seu livro "Educação como Prática Corporal" no capítulo: A educação da motricidade, explícita o complexo fenômeno da motricidade humana. Assinale com um X a alternativa ERRADA com relação ao desenvolvimento da motricidade nos seres humanos.Os morcegos, apenas para citar um dentre tantos animais, tem sentidos e motricidade admiravelmente desenvolvidos.
	
	Os bebes humanos nascem com a motricidade desorganizada.
	 
	Alguns animais nascem com sua motricidade admiravelmente desenvolvidas, sendo capaz de adaptar-se a qualquer nicho ecológico, pois conseguem se desenvolver graças a sua capacidade de aprender no meio social.
	
	A motricidade humana é desenvolvida através da cultura. O bebe humano nasce sem habilidades inatas prontas, e isso significa que ele está dotado de meios para se adaptar a seu meio cultural.
	
	Em relação a motricidade, talvez sejamos os únicos animais que nascem com uma inteligência a construir.
	
	 9a Questão (Ref.: 201301107681)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A ginástica científica afirmava-se como parte significativa dos novos códigos da civilidade. De acordo com os estudos de Soares (2002) o corpo foi milimetricamente reformado. Como o corpo foi ajustado por um novo padrão de sociedade emergente?
		
	
Resposta: Através da globalização. As mídias, vem oferecendo para a sociedade um padrão específico de corpo a ser alcançado, causando varios riscos para o individuo na busca do corpo perfeito.
	
Gabarito: Um porte que ostente uma simetria nunca antes vista. Nada de solto ou largado. Nada está fora do prumo.
	
	 10a Questão (Ref.: 201301107162)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Com base nos indicadores estruturantes que orientam a pedagogia do movimento e seu desdobramento prático, considera-se a partir de Freire & Scaglia (2003) que a escolha dos conteúdos que farão parte dos planos pedagógicos deverá ser coerente e envolver, entre outros, princípios elementares que desenvolvam uma prática pedagógica de qualidade. Quais são os princípios propostos por esses autores?
		
	
Resposta: Uma pratica pedagógica socioeducativa, apartir do contexto social do aluno direcionadas as praticas humanas em relação aos movimentos corpóreo, possibilidades e limitações.
	
Gabarito: Os planos pedagógicos devem valorizar as atividades lúdicas e o exercício corporal como atividades do presente que não se dirige a um futuro previsível, devem contemplar as manifestações de jogo que tenham sido incorporadas a essa área de conhecimento ou possam vir a sê-lo, devem levar em conta os pressupostos teóricos que embasam as atividades desafiadoras como o jogo, que não tem de se conformar a algo predeterminado e devem estar relacionados ao exercício corporal, um conjunto de tecnologias que objetivam fortalecer, corrigir, prevenir e aperfeiçoar as capacidades e habilidades corporais.

Continue navegando