Buscar

Avaliação-Curriculo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0374_AV_201102184276 » CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
	1a Questão (Ref.: 201102336233)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No cenário da educação e, especificamente no campo do currículo, identificamos, dentre outras, uma tendência liberal conservadora e uma posição sociocritica. Ao compararmos estes dois posicionamentos podemos concluir que:
I- Ambas declaram explicitamente as questões ideológicas no campo do currículo.
II-A visão crítica vê as implicações da escola como espaço de reprodução e dominação.
III-A visão conservadora preocupa-se com a objetividade do currículo e visão crítica com a sua complexidade.
IV-A visão liberal conservadora foi precursora nos estudos do campo do currículo.
As conclusões corretas são:
		
	 
	II,III e IV apenas
	
	I , II e III apenas
	
	III e IV apenas
	
	II e III apenas
	
	I e IV apenas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102336491)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A abordagem multicultural surgiu nos Estados Unidos com Peter McLaren e se estende a outros países. Apesar de reconhecer que em alguns países da América Latina tenham se desenvolvido experiências educativas orientadas de modo a atender adequadamente aos diferentes grupos sociais e culturais marginalizados. Uma das críticas feitas por Candau (2008) é que nas nossas escolas ainda predomina uma educação de caráter:
		
	
	transcultural
	 
	monocultural
	
	cognitivista
	
	socializante
	
	intercultural
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102336275)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A escola Lourenço Filho reuniu os professores e representantes da comunidade escolar para debater inovações a serem introduzidas em seu projeto pedagógico, a partir da análise dos problemas sociais e ambientais que afetam a região onde se localiza. Do ponto de vista das teorias de currículo, a decisão da escola evidencia identificação com:
		
	
	Técnico não-críticas porque busca o princípio da eficiência.
	
	Teoria crítica porque centraliza o saber gerencial.
	
	Teorias críticas porque se contenta com a denúncia.
	 
	Teorias críticas porque problematiza a realidade.
	 
	Teorias não críticas porque prevê estratégias e resultados.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102360694)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em qual tipo de sociedade estamos inseridos? Quais valores norteiam as práticas dos indivíduos? São exemplos de questões realizadas durante o processo de elaboração de uma proposta curricular. Os questionamentos destacados referem-se ao fator determinante:
		
	
	cultural
	
	político
	 
	social
	
	econômico
	
	pedagógico
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102360288)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Beatriz S. D'Ambrosio ressalta que "a partir dos anos 90 a resolução de problemas se tornou uma parte mais integrante da sala de aula de matemática. Surgiram as propostas curriculares que situavam o ensino de matemática via a resolução de problemas. A proposta era de colocar problemas aos alunos a partir dos quais novo conteúdo pudesse ser desenvolvido. Surgiram várias propostas interessantes como o uso de modelagem, e o uso de problemas de investigação, a serem resolvidos individualmente ou em pequenos grupos. Com uma postura diferente quanto aos tipos de atividade a serem propostas aos alunos, modificava-se a dinâmica da sala de aula. Modificavam-se os livros textos, e modificavam-se também as conversas sobre avaliação. O ensino de regras e procedimentos se tornava menos enfatizado na aula de matemática. Alunos estabeleciam um novo relacionamento com a disciplina da matemática. A questão de motivação e a disposição emocional dos alunos quanto à matemática se tornava um elemento importante da conversa sobre ensino e aprendizagem".Considerando as reflexões da autora, marque a alternativa INCORRETA.
		
	
	Este tipo de ensino contribuiu para uma maior motivação dos alunos e um novo olhar para a disciplina, sem medo e com mais participação.
	
	O ensino da matemática por resolução de problemas visa uma forma mais dinâmica e criativa de abordar e aprender os conteúdos.
	
	O ensino da matemática por resolução de problemas contribuiu para uma nova visão, mais abrangente, sobre aprendizagem e avaliação.
	 
	A gestão do currículo por resolução de problemas só se aplica na matemática e no ensino para alunos com mais capacidade de reflexão.
	
	Com o ensino da matemática por resolução de problemas a sala de aula se dinamizou propiciando aos alunos uma participação efetiva com mais aprendizagem.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102448758)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No meio acadêmico e na cultura escolar o termo currículo apresenta uma polissemia conceitual. Dentre os argumentos apresentados nas opções, o único que expressa uma reflexão sobre concepção polissêmica de currículo e está de acordo com as teorias críticas é a que:
		
	
	preserva a visão específica dos conhecimentos das disciplinas.
	
	restringe-se ao domínio técnico pedagógico planejado pela escola.
	
	fundamenta-se nos planos elaborados por especialistas.
	 
	expressa-se em atos articulados ao conhecimento e à cultura do grupo.
	
	enfatiza o desenvolvimento dos conteúdos e programas oficias.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102376396)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia 2001) Na proposta de reforma curricular do Ensino Médio, a interdisciplinaridade deve ser compreendida a partir de uma abordagem relacional, em que se propõe que, por meio da prática escolar, sejam estabelecidas interconexões e passagens entre os conhecimentos através de relações de complementaridade, convergência ou divergência. (Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio - Bases Legais) Para que isso ocorra, é preciso:
		
	
	homogenizar a metodologia a ser utilizada pelo corpo docente da escola.
	 
	estimular a colaboração entre todos os membros da comunidade escolar para a realização de um trabalho integrado.
	
	criar novas disciplinas ou saberes especialmente destinados à análise de fenômenos complexos.
	 
	preservar cada área do conhecimento em sua especificidade, fazendo-a interagir com as demais para a solução de problemas.
	
	estabelecer objetivos educacionais únicos com vistas à avaliação do currículo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102358348)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	John Dewey, Bobbit e Ralph Tyler foram precursores da utilização do termo currículo e das teorias clássicas identificadas com uma abordagem teórica liberal, no início do século XX, nos Estados Unidos. A literatura desta época contribuiu para dar início a um campo de estudos pedagógicos denominado currículo. Apresente três fatores que contribuíram para que currículo se tornasse um campo de estudos.
		
	
Resposta: Para saber ser, saber fazer e saber compreender.
	
Gabarito:
Fatores que contribuíram para emergência do currículo como campo de estudo, dentre outros: - formação de especialistas na área de currículo; pesquisa e estudos teóricos sobre currículo; surgimento de disciplinas específicas para estudar currículo nos cursos de formação de professores, existência de setores especializados nos órgãos oficiais para tratar de assuntos sobre os currículos das escolas, revistas especializadas, grupos de trabalho especializados nos eventos educacionais etc. .
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta equivocada.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102357274)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Renato, está cursando Pedagogia e foi selecionado para o estágio remunerado oferecido em uma escola de ensino fundamental. Durante a entrevista de seleção, uma das perguntas da Diretora foi : Existe relação entre Projeto Político Pedagógico e Proposta Curricular? Se você estivesse na situação de Renato, como responderia com base em seus fundamentos sobre currículo.
		
	
Resposta: Sim, porque a porposta curricular ver coma parceria com PPP, pois a relação que existe é que um está preocupado com o currículo e o outro com Projeto, mas se tornam um só que é a preservação de uma visão específica dos conhecimentos das disciplinas e um donínio tecnico de uma projeto pedagógico que envolve uma proposta de desenvolvimento social e cultura da comunidade escolar e os meio em que vir.
	
Gabarito:
Projeto político pedagógico representa o plano global da escola construído participativamente, expressando seu posicionamento filosófico, teórico etc. Em seu marco operativo propõe intenções relativas ao currículo: modelo de currículo, desenho curricular, conteúdos, formas de avaliação e etc. O PPP e o desenvolvimento do currículo devem se articular na teoria e na prática para que a escola cumpra sua missão de educar e formar cidadãos críticos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta pertinente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102360687)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Vasconcellos (2008) afirma que a proposta curricular pode ter como referência os fundamentos da disciplina, aspectos pedagógicos e metodológicos dentre outros. No desenho da estrutura (ou grade) curricular devem ser considerados?
		
	 
	Escolha de recursos didáticos, seleção de conteúdos, conteúdos obrigatórios e o processo de avaliação.
	
	Conteúdos obrigatórios, pressupostos teóricos e a carga horária pretendida.
	 
	Conteúdos obrigatórios, conteúdos efetivos, conteúdos mínimos, articulação vertical/ horizontal e os pressupostos teóricos.
	
	Articulação vertical/horizontal, escolha de recursos didáticos, conteúdos obrigatórios e pressupostos. teóricos
	
	Articulação vertical/horizontal, seleção de conteúdos, processo de avaliação e os pressupostos teóricos.

Continue navegando