A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Atividade diagnostica e aprendizagem  1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Atividade diagnostica 1 
1)
Os nutrientes devem ser inicialmente digeridos para que eles possam ser absorvidos pela corrente sanguínea, distribuídos para as células do corpo e consequentemente desempenhar sua função específica. Um conceito relacionado a composição dos alimentos é a definição de substancias bioativas, esses compostos podem ser classificados como nutracêuticos ou tóxicos.
Sobre essa classificação analise as afirmações:
I. Compostos nutracêutico são compostos ativos e derivados naturais que previnem doenças, tem propriedades medicinais e promovem a saúde.
II. Compostos tóxicos estão presentes nos alimentos por ocorrência natural ou induzidos por processos que exerçam efeitos prejudiciais à saúde.
III. Compostos neutrais são compostos neutro, que seu consumo não interfere na saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d)
Apenas a afirmativa III está correta.
e)
Apenas a afirmativa II está correta.
2)
"A natureza é capaz de produzir uma vasta lista de substâncias químicas toxicas que são encontradas disseminadas de forma ampla no ambiente. Além disso, o ambiente natural pode apresentar diversos outros fatores de risco, como a radiação, bactérias, fungos, vírus e certas plantas. Como substâncias químicas são encontradas em toda a parte, há várias fontes de substâncias tóxicas, como: ar, água, alimentos, ambiente de trabalho, medicamentos, pesticidas, solventes, hidrocarbonetos naturais e produtos de sua combustão, cosméticos, toxinas que ocorrem naturalmente (micotoxinas, toxinas microbianas, vegetais e animais)."
PINKOSKI, P.I.Substâncias Nocivas em Alimentos. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/sbctars-eventos/gerenciador/painel/trabalhosversaofinal/SHO457.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2017.
Sobre os compostos tóxicos assinale V para verdadeiro e F para falso:
(  ) Solanina, um glicosídeo alcaloide, tóxico em altas concentrações, pode ser encontrado em batatas.
(  ) Sementes de algodão possuem gossipol que causam redução no valor nutricional da farinha produzida a partir de sua semente.
(  ) Espinafre, ruibarbo e tomate possuem oxalatos, fatores antinutricionais que reduzem a solubilidade do zinco, do ferro e do cálcio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - F - F.
b)
F - F - V.
c)
V - V - F.
d)
F - V - V.
e)
V - V - V.
RESOLUÇÃO: 
a) Correto. A solanina e um alcaloide que caracteriza-se principalmente por apresentar um sabor amargo e está presente em abundância em diversas espécies de tubérculos, principalmente nas folhas e frutos dessas plantas e seus maiores representantes são as batatas e os tomates. Se ingeridos em grande quantidade a pessoa pode sofrer com intoxicação apresentando como efeito disso alterações gastrointestinais. 
b) Correto. O gossipol é um composto de cor amarela que está presente nas sementes de algodão, ele pode ser encontrado na forma livre e ligada. Quando ele está na sua forma ligada não é considerado tóxico para o organismo, pois assim ele não é absorvido pelo organismo e assim será apenas excretado. 
c) Correto. Além da diminuição de absorção de nutrientes, alimentos que são ricos em oxalatos facilitam a formação de pedras nos rins, por isso é importante que se evite alimentos ricos nessas substâncias. 
3)
Os rótulos são elementos de comunicação entre o produtor e o consumidor, cujo objetivo principal é auxiliar os consumidores na decisão de compra, aumentando as possibilidades de escolha e consequentemente seu bem-estar.
Analise a tabela a seguir:
A indicação presente na figura trata de qual regulamentação?
Alternativas:
a)
RDC 259, de 23 de setembro de 2002.
b)
IN 22, de 24 de novembro de 2005.
c)
RDC 26, de 2 de julho de 2015.
d)
RDC 360, de 23 de dezembro de 2003.
e)
RDC 359, de 23 de dezembro de 2003.
4)
Uma turma de alunos de graduação em nutrição foi realizar uma visita técnica em uma indústria de alimentos. A visita ocorreu em todos os setores da indústria e um dos alunos questionou o engenheiro de alimentos responsável por coordenar a visita quais seriam as etapas exatas as quais os alimentos produzidos nessa empresa seriam submetidos quando levados ao laboratório para serem avaliados quanto ao seus parâmetros de qualidade.
As etapas as quais os alimentos são submetidos no laboratório após determinação dos métodos analíticos são:
1. Coleta de amostras.
2. Rotulagem.
3. Transporte.
4. Acondicionamento.
Assinale a alternativa que representa a ordem correta em que ocorrem a análise dos alimentos:
Alternativas:
a)
1-4-2-3.
b)
4-2-3-1.
c)
2-3-1-4.
d)
3-1-2-4.
e)
2-4-1-3.
Atividade aprendizagem 1 
1)
Nas últimas décadas, o Brasil passou por diversas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que evidenciaram transformações no modo de vida da população. A ampliação de políticas sociais na área de saúde, educação, trabalho e emprego e assistência social contribuiu para a redução das desigualdades sociais e permitiu que o País crescesse de forma inclusiva. Também se observou rápida transição demográfica, epidemiológica e nutricional, apresentando como consequência maior expectativa de vida e redução do número de filhos por mulher, além de mudanças importantes no padrão de saúde e consumo alimentar da população brasileira. Com o objetivo de tornar a alimentação mais saudável possível, em 2014 o Ministério da Saúde (MS) lançou o Guia Alimentar para a População Brasileira.
Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2009/11/alimentacao>. Acesso em: 20 nov. 2017.
Com base nas recomendações do Guia Alimentar complete as lacunas a seguir:
A recomendação do Guia Alimentar para a ingestão de carboidratos totais fique entre ____________ das calorias da dieta. Desse total, ____________ devem ser provenientes de carboidratos complexos e fibras e menos de ____________ de açúcares simples.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
55 a 75%; 45 a 65% e 10%.
b)
65 a 85%; 45 a 65% e 20%.
c)
60 a 70%; 45 a 55% e 15%.
d)
55 a 65%; 45 a 55% e 10%.
e)
50 a 60%; 45 a 55% e 5%.
2)
"A análise sensorial é a ciência ou a disciplina científica usada para medir, analisar e interpretar as reações às características dos alimentos percebidas pelos cinco sentidos humanos: visão, olfato, audição, tato e paladar. Estas características, ou atributos sensoriais, tendem a ser percebidos na seguinte ordem: aparência, aroma, consistência e sabor. No entanto, no processo de percepção, a maioria ou todos os atributos se sobrepõem, ou seja, a pessoa recebe uma camada quase simultânea de impressões sensoriais. Todos os cinco sentidos são utilizados na percepção do alimento, determinando a qualidade específica da sensação gerada."
FREITAS, D.G.C. Sensorial. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/tecnologia_de_alimentos/arvore/CONT000fid46tch02wyiv80z4s473kkywngf.html>. Acesso em: 17 nov. 2017.
A respeito de aroma, sabor, textura e cor, analise as assertivas a seguir:
I. O gosto doce é caracterizado por açúcares, edulcorantes e por uma glicoproteína chamada glicoforina.
II. Receptores de paladar são responsáveis pela habilidade humana de reconhecer o sabor de substâncias amargas, cafeína, nicotina, teobromina, limonina, naringina e são exemplos de compostos amargos.
III. O sabor salgado está relacionado a acidez e é percebido por canais de íons de hidrogênio na língua, que detectam a concentração desses íons formados a partir de ácidos e água.
IV. O sabor azedo é detectado pela passagem dos íons através de canais iônicos localizados na língua. A presença dos íons de sódio e potássio conferem o sabor azedo.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.