A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
apol FILOSOFIA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Teoria do Conhecimento
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O profissionalismo dos sofistas, na segunda metade do século V a.C., distinguia-os manifestamente de todos os seus supostos predecessores. O primeiro elemento de seu profissionalismo é o fato de receberem honorários por seu ensino. [...] Segundo Platão, isso era uma inovação em comparação com os que vieram antes deles e é claro que, para muitos, o mero fato de receberem honorários, não o valor dos honorários, é que era inadmissível”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KERFERD, G. B. O movimento sofista. São Paulo. Edições Loyola. 2003. p. 9.
Os sofistas ensinavam conhecimentos úteis para os negócios e praticavam a capacidade da oratória. Mas Platão os criticou duramente. De acordo com o fragmento de texto acima e os conteúdos abordados no livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, Platão criticava os sofistas...
	
	A
	porque a Filosofia que praticavam levava à sabedoria. 
	
	B
	por causa da forma como davam aula e comercializavam o conhecimento.
	
	C
	porque os sofistas eram péssimos professores e oradores ruins.
	
	D
	porque lecionavam de forma gratuita.
	
	E
	porque buscavam a verdade, ideal máximo para os filósofos sofistas.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
PRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 2/5 - Teoria do Conhecimento
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Durante muito tempo, pensou-se que a ciência seria o que é graças ao fato de que existiria uma coisa chamada método cientifico. A diferença entre a ciência, entendida como um tipo de conhecimento específico, especial e, para a maioria das opiniões, superior quando comparada a outros tipos de conhecimento, era devida à possibilidade de ela recorrer ao chamado método cientifico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIDEIRA, Antonio A. P. Breves considerações sobre a natureza do método científico. In: SILVA, Cibelle Celestino (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências. São Paulo. Livraria da Física. 2006. p.23.  
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais sobre o método científico, é correto afirmar que:
	
	A
	O método científico depende, essencialmente, da razão: a razão cria ou descobre teorias que não podem ser testadas pela experimentação.
	
	B
	O experimentalismo usado no método científico prova a ideia de que as teorias elaboradas intelectualmente não precisam ser testadas quando partem da razão. 
	
	C
	As teorias puramente racionais são mais seguras do que os experimentos, motivo pelo qual o experimentalismo fica em segundo plano para o método cientifico.
	
	D
	O método científico estabelece regras para as descobertas científicas e maneiras seguras para sua verificação ou corroboração, por meio da razão e de experimentos.
	
	E
	O método científico usa a razão ou a experimentação, mas não pode aliar essas duas formas de conhecimento para corroborar as certezas que procura obter.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 3/5 - Teoria do Conhecimento
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A história contemporânea da ciência aponta para uma ampliação das complexidades epistemológicas. Entretanto, a pulverização dos saberes e a multiplicação das disciplinas científicas se desenvolvem de modo a dificultar a visibilidade dos limites interdisciplinares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HISSA, Cássio Eduardo Viana. Saberes Ambientais. Belo Horizonte. UFMG. 2008. p. 51.
De acordo com a citação e o conteúdo do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, sobre a ciência no contexto atual, é correto afirmar que:
	
	A
	As ciências modernas, em função de seu aparato tecnológico, conseguem atualmente dar conta das suas próprias especificidades, ao mesmo tempo em que englobam o caráter universal da sociedade onde se insere.
	
	B
	A crise do discurso científico moderno iniciou-se a partir dos movimentos pelos direitos civis e das minorias, ocasionando uma mudança de paradigmas em relação ao que se deve esperar das ciências e da forma como elas devem ser desenvolvidas.
	
	C
	Por cultura hegemônica entendemos aquele tipo de discurso que dá conta das especificidades das comunidades onde as respectivas ciências estão inseridas e se desenvolvem, notadamente no contexto da revolução cultural moderna.
	
	D
	As ciências modernas, engajadas no desenvolvimento de seu aparato tecnológico, conseguem atualmente expressar um conceito universal de racionalidade, dando conta das necessidades culturais de cada sociedade de um modo absoluto.
	
	E
	Respondendo aos anseios específicos das comunidades onde estão inseridos os centros tecnológicos de desenvolvimento das ciências, estas se tornaram hegemônicas culturalmente, sendo capazes de responder às demandas sociais.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 4/5 - Teoria do Conhecimento
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O positivismo considera a ciência como o estado de desenvolvimento do conhecimento humano que superou, quer o estado das primitivas concepções mítico-religiosas, as quais apelavam à intervenção de seres sobrenaturais, que o da substituição desses seres por forças abstratas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BIEHL, Luciano V. A ciência ontem, hoje e sempre. Canoas. Ulbra. 2003. p. 89-90.
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, em relação ao positivismo, é correto afirmar que:
	
	A
	A ciência, para o positivismo, supera o discurso filosófico sendo, porém, inferior ao discurso religioso.
	
	B
	O positivismo teve sua influência reduzida a partir do séc. XIX, quando a mitologia superou a ciência.
	
	C
	Houve um grande desenvolvimento das primitivas concepções mítico-religiosas durante o séc. XIX
	
	D
	O positivismo caracteriza-se por uma grande confiança na autoridade do discurso científico.
	
	E
	Para os positivistas era importante subordinar-se aos seres sobrenaturais e às forças abstratas.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 5/5 - Teoria do Conhecimento
Leia a citação a seguir:
“A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que ‘todo mundo diz e pensa’, ao estabelecido. A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo. Ática. 2010, p. 9.
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais sobre as características do pensamento filosófico, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
I.  ( ) O filósofo está constantemente admirando as coisas, ou seja, se espantando com a realidade que o cerca.
II. ( ) É possível fazer filosofia sem praticar a crítica e o questionamento constante.
III.( )  Fazer filosofia é ter sempre uma postura crítica sobre a realidade.
IV. ( )  O filósofo admite a própria ignorância e, por isso, está sempre buscando a sabedoria.
Agora, marque a sequência correta.
	
	A
	F–V–V–V
	
	B
	V–V–F–V
	
	C
	V–F–V–V
	
	D
	V–F–V–F
	
	E
	V–V–V–F
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
QUESTÃO ANTERIORENTREGAR AVALIACAO
Questão 1/5 - História da Filosofia Medieval
Leia a passagem a seguir:
“Logo após a morte de Maomé, profeta fundador do islamismo e responsável por seu