A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AV GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO 11-2014

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: GST0193_AV_201107047668 » GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: SERGIO MALLANDRO
	Professor:
	LUIZ ROBERTO MARTINS BASTOS
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 17/11/2014 11:23:49
	
	 1a Questão (Ref.: 201107216019)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Uma das barreiras da informação pode ser classificada por meio da variável tempo. Como esta barreira pode influenciar o processo de comunicação?
		
	
Resposta: Se uma organização não possuiu um estretégia de gestão da comunicação eificiente com a consciencia oganizacional o conhecimento se diluirá com o tempo pois juntos com as pessoas que se vão vão também os conhecimentos adquiridos com elas.
	
Gabarito: A variável tempo pode ser classificada como uma barreira ao processo comunicacional porque atualmente (onde a informação se alia à tecnologia da informação para geração e execução de estratégias), o espaço de tempo decorrido entre a geração da informação e sua disseminação pode ser determinante para que tal informação gerada se torne obsoleta rapidamente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201107223779)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Na Gestão da Informação, alguns critérios são adotados para estabelecer uma tipologia da informação, como por exemplo: Quanto ao seu conteúdo real; Quanto ao conteúdo informativo; Quanto à procedência; e outros. As informações a nível organizacional devem estar classificadas em Operacional, Tático e Estratégico. Explique cada um desses níveis.
		
	
Resposta: Operacional - Nivel mais baixo da pirâmide organizacional, onde de fato as atividades inerentes ao negócio da companhia são executadas. Tático - Nível intermediário da pirâmide organizacional, recebe informações nos niveis acima e abaixo dele e é respossável pelas metas e objetivos da organização Estratétigo - Nível mais alto da pirâmide organizacional composto pelos executivos que são quem dão o direcionamento estratétigoc da organização
	
Gabarito: Operacional: é o planejamento que se refere a cada atividade ou tarefa. Voltado para o curto prazo. Tático: é o planejamento feito no nível gerencial ou departamental. Voltado para o médio prazo. Envolve cada departamento ou gerência. Estratégico - é o planejamento mais amplo e abrangente. Voltado para o longo prazo. É definido pela Alta Direção.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201107228062)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma empresa pode ser entendida como uma entidade que se relaciona com o mundo externo mediante troca de insumos, produtos e, principalmente, informações. A troca de informação sobre qualificação profissional e remuneração e o relacionamento com headhunters e redes sociais significa um relacionamento da empresa com o:
		
	
	Governo.
	 
	Mercado de Mão de Obra.
	
	Fornecedor.
	
	Cliente.
	
	Mercado financeiro.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201107186171)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma estratégia deve levar em consideração não apenas as ações e reações dos concorrentes diretos, mas também os papéis de fornecedores e clientes, e produtos alternativos que satisfaçam a mesma necessidade básica e a previsão de que recém-chegados entrem na disputa. 
A abordagem mais amplamente aceita para a elaboração da estratégia competitiva, que tem sido aplicada por diversas empresas e vem se candidatando como uma abordagem de uso comum para a definição de estratégias é conhecida como:
		
	
	Modelo de Taylor.
	 
	Abrodagem por incremento.
	
	Modelo de Ford.
	 
	Modelo de Porter.
	
	Abordagem assimétrica.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201107629057)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Como resolver os problemas das barreiras na comunicação da informação? Esta pergunta precisa ser respondida para o diretor de uma empresa. Marque a única opção de resposta que NÃO está de acordo com a pergunta:
		
	 
	As barreiras na comunicação da informação podem ser superadas com a implantação da comunicação indireta no ambiente de trabalho.
	 
	As barreiras na comunicação da informação podem ser superadas na forma de distribuição da informação.
	
	As barreiras na comunicação da informação podem ser superadas pela forma de seleção e planejamento das informações elaborados pelo gestor.
	
	As barreiras na comunicação da informação podem ser superadas através de uma política corporativa (centralizada x distribuída).
	
	As barreiras na comunicação da informação podem ser superadas com mudanças no comportamento dos usuários.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201107288690)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No estilo de gerenciamento denominado MONARQUIA, a classificação da informação e o seu fluxo de disseminação são feitos pelos líderes da empresa, que podem ou não partilhar de boa vontade a informação após coletá-la, muitas vezes centralizando s informação. Neste estilo de gerenciamento:
		
	 
	A mortalidade deste estilo é alta.
	 
	as empresas aumentam seus custos.
	
	dependem do plano estratégico.
	
	as empresas conseguem reduzir os custos.
	
	as empresas as empresas são mais competitivas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201107216005)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Freire (2006) em seu texto ¿Barreiras na Comunicação da Informação¿, há dois recursos indispensáveis para a eficiência de qualquer indústria, processo de produção ou comércio. Quais são estes recursos?
		
	
	d)Informação efetiva e estratégia
	
	a)Balanços financeiros e sua efetiva informação
	 
	c)Informação e sua efetiva comunicação
	
	b)Estratégia e sua comunicação efetiva
	
	e)Estratégia e análise quantitativa da informação
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201107186259)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Tecnologia da Informação (TI) é um recurso valioso e provoca repercussões em todos os níveis da estrutura organizacional.
Considere as seguintes afirmativas:
I - Nível estratégico: quando uma ação é susceptível de aumentar a eficácia em termos de cumprimento da missão organizacional.
II - Nível tático: quando há aumento da eficiência nos processos gerenciais.
III - Nível operacional: quando há aumento da produtividade.
 As afirmativas corretas são:
		
	
	Apenas as afirmativas I e II.
	
	Apenas a afirmativa I.
	
	Apenas as afirmativas II e III.
	 
	As afirmativas I, II e III.
	
	Apenas as afirmativas I e III.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201107216021)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Freire (2006) afirma que o processo de comunicação da informação na sociedade é complexo. Por quais razões ela afirma isso?
I: O fenômeno descrito é complexo porque existe uma agregação de componentes subjetivos envolvidos no processo comunicacional como aspectos culturais, psicológicos e individuais dos ouvintes.
II: O fenômeno descrito é complexo por conta da dificuldade e fluidez do próprio processo comunicacional. Estas variáveis podem sofrer interferência, por exemplo, dos componentes elencados em (I). Isso justifica a missão dos trabalhadores da informação, que é desenvolver o papel de facilitadores da comunicação da informação entre receptores e emissores da informação.
III: O fenômeno é complexo porque as empresas investem pouco em tecnologia da informação. Se elas investissem pesadamente em TI, a complexidade comunicacional seria totalmente eliminada.
		
	 
	c)As afirmações I e II estão corretas
	
	b)As afirmações II e III estão corretas
	
	a)As afirmações I e III estão corretas
	
	d)Nenhuma das afirmações está correta
	
	e)Todas as afirmações estão corretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201107224069)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O uso da tecnologia de GED traz consigo algumas mudanças importantes no que diz respeito à maneiras de como criar, armazenar, distribuir um documento, assim como, gerenciar um fluxo de trabalho baseado em documentos eletrônicos. Faz parte do conjunto de