Buscar

AV2 Ped inst ñ escolares

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0132_ » PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno 
	Professor:
	NAIDINALVA FERNANDES DA SILVA DA COSTA
	Turma: 9003/BH
	Nota da Prova: 2,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2014 10:07:22 
	
	 1a Questão (Ref.: 201101524567)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O paradigma tradicional (fordista) de gestão, segundo Masetto (2008), ¿é aquele que considera o homem posto no mundo para conhecê-lo através de informações que lhes são fornecidas por outros homens anteriores a eles e as quais decidiram ser as mais importantes e úteis para ele¿ Neste sentido pode-se afirmar, EXCETO que::
		
	
	(C) Na formação profissional/treinamento era essencial a relação entre as atividades programadas e os resultados.
	
	(E) Os treinamentos eram instrumentos para o sucesso na realização das tarefas e tinham como objetivo aproximar o desempenho do trabalhador do padrão esperado e definido previamente pelo planejamento.
	
	(A) As tarefas de cada posto de trabalho eram planejadas pelos setores especializados
	
	(B) A formação profissional do trabalhador consistia em um conjunto de atividades propostas para propiciar à pessoa o ¿know how¿ para a realização da tarefa.
	
	(D) No paradigma tradicional de gestão, a formação profissional tinha compromisso com o desenvolvimento da pessoa, o conhecimento é compartilhado pelo grupo. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101427118)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Leia o fragmento abaixo para responder a questão:           
§ 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público:
 V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; 
VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente; 
No artigo citado acima, ressalta-se a importância da preservação do meio ambiente pelas instituições privadas e públicas, inclusive da promoção da educação ambiental em todos os lugares, seja na escola ou fora dela. Essa promoção pode ser realizada pelo pedagogo, pois sua formação é idônea para tal função, podendo atuar em espaços escolares e não-escolares, como: hospitais, em organizações não governamentais, na empresa, dentre outros locais. Nesta pesquisa, assume-se o termo de pedagogo empresarial, para o egresso do curso de pedagogia inserido no ambiente de empresa. Para incrementar a qualidade e abrangência de sua atuação como mediador da educação ambiental na empresa, ele pode se especializar em Pedagogia Empresarial. Hoje em dia, poucas são as empresas que se preocupam em praticar a gestão ambiental. Existem outras que trabalham promovendo a preservação do meio ambiente . Por Giuliana Botassoli.
Fazem parte dos programas dos pedagogos empresariais que cuidam da preservação do meio ambiente:
 I- Mudanças de concepções de desenvolvimento. 
II- Responsabilidade Social.
III- Responsabilidade Ambiental.
IV- Desenvolvimento local. 
V- Qualidade de vida Podemos afirmar com itens corretos 
Estão corretos:  
		
	
	Apenas os itens II,III e IV 
	
	Os itens I,II,III,IV e V 
	
	Apenas os itens I e V 
	
	Apenas os itens IV e V 
	
	Apenas os itens I,II e II. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101868155)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Ao analisar a história das organizações do capitalismo contemporâneo, Pagés; Boneti; Gaujelac; Descendre (1987) mostram as diferenças entre dois tipos de organizações: as modernas e hipermodernas. Neste sentido, podemos afirmar com relação às empresas modernas, EXCETO que: 
		
	
	A empresa moderna apresenta-se como a empresa que desenvolve políticas positivas de bem-estar dos trabalhadores, de satisfação dos clientes, não revelando que, na verdade, o que ela está buscando é evitar os conflitos que impedem que a organização cumpra com a sua finalidade.
	
	Na empresa moderna o conflito não é negado, abolido ou apagado da linguagem da organização. Muito ao contrário, o conflito é entendido como prerrogativa para o crescimento do consenso na empresa.
	
	A empresa moderna não se limita a tratar os conflitos, mas se antecipa a eles, buscando oferecer vantagens aos funcionários.
	
	A empresa moderna é a empresa da solicitude, ao mesmo tempo que é a do segredo e da manipulação.
	
	As empresas modernas visam reger a conduta dos trabalhadores, dos clientes e de todos os grupos sociais com os quais a empresa tem relações, de maneira a evitar que estes se agrupem.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101427539)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Segundo Jean Henrique Costa, em sua pesquisa intitulada A acumulação flexível do capital e o problema da qualidade de vida no trabalho (QVT): (a) o indivíduo é intrinsecamente egoísta de forma que a ação coletiva em grandes grupos (o Estado) é inviável; (b) o Estado deve ser mínimo, tendo como únicas funções econômicas a garantia da propriedade e dos contratos; (c) a coordenação da economia deve caber exclusivamente ao mercado porque, embora os mercados não estejam isentos de falhas, as falhas dos governos são maiores; (d) a intervenção do Estado na área social, além de permitir sua captura por interesses privados (...), provoca efeitos não desejados na medida em que desestimula o trabalho árduo e estimula a preguiça. (PEREIRA, 1997, p. 36).
Assim, pensam os neoliberais: o mercado possui falhas; todavia, o Estado também. Então, falha por falha, que vigorem as do mercado! Tal modelo de gestão da vida pública teve um impacto direto e desestabilizador no mundo do trabalho.
 Desta forma, o mundo do trabalho, entendido como o palco onde se reproduz a força de trabalho global, através de elementos constituintes básicos (...), transfigurou-se devido a estas metamorfoses econômicas (...) e políticas (neoliberalismo). Para o entendimento da reestruturação produtiva, lembremos, então, das definições de fordismo e acumulação flexível do capital (também chamada de longo do século. Com base toyotismo), através da efetividade de cada modelo e sua conseqüente transição. Com base nos textos anteriores, podemos afirmar que o processo de trabalho consolidou-se ao longo do século por meio:
 I. Da constituição dos elementos básicos da produção em massa. 
II. Da linha de montagem de trabalho.
III. Da montagem de produtos heterogêneos
 IV. Da produção não seriada.
 V. Do controle do tempo e do movimento.
Estão INCORRETOS:  
		
	
	os itens III e IV 
	
	os itens IV e V 
	
	os itens I e V 
	
	os itens II e III 
	
	os itens I e II 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101492352)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Tendo em vista a atuação do(a) pedagogo(a) na educação profissional voltada para a formação emancipatória dos trabalhadores, pode-se afirmar que os seus desafios profissionais são: 
I - Garantir que a educação corporativa atenda a organização exclusivamente no que diz respeito à melhoria dos processos produtivos ¿ tarefas e atividades.
 
II - Propiciar a formação global do trabalhador nas suas dimensões: técnica e política, educando-o para a cidadania e para o mundo do trabalho.
 
III - Desenvolver na organização práticas de gestão de pessoas que contribuam para a autonomia e a organização política dos trabalhadores.
 
Sobre as afirmativas acima relacionadas, assinale a opção correta:
		
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas a alternativa II está correta. 
	
	Apenas a alternativa III está correta. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101441253)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O livro "Pedagogo: a profissão do momento", de Andrea Cecília Ramal, aborda a seguinte questão:
"Nas empresas, a necessidade de no manter a competitividade no mercadoexige desenvolver sempre novas competências nos funcionários. Nesse campo, a tarefa do pedagogo é crucial, colaborando não só nos processos de capacitação em serviço, como também na avaliação permanente que permita diagnosticar as novas necessidades em função de cada contexto e os meios para gerá-las mais rapidamente nos grupos de trabalho".   
As palavras-chave que sitentizam a ideia da autora são:
		
	
	competitividade /pedagogo
	
	relatividade /  funcionário
	
	meta / gerente
	
	empregabilidade /  mercado
	
	gerência / coaching
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101441302)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	 
Rosamcarvalho.blogspot.com
 
Você acaba de ser contratado(a) como Pedagogo (a) pela empresa produtora desse slogan. Para justificar a proposta da empresa de trabalhar o bem estar dos seus funcionários, elabore um  texto que tenha como argumento a importância da empresa oferecer: palestras, peças de teatro, exercícios, áreas livres e melhora de escolaridade dos funcionários. 
Não produção da sua resposta é preciso contemplar todos esses itens, inclusive exemplificando como tais estratégias serão desenvolvidas dentro da empresa.
 
		
	
Resposta: Primeiramente reunir todos os funcionários para saber as principais necessidades que os funcionários necessitam. Posteriormente elaborar um projeto de acordo com os resultados obtidos anteriormente . Projeto * Criar espaços de beleza onde os funcionários possam se cuidar antes e depois do expediente; * Palestras semanais sobre diversos assuntos e temas transversais; * Um dia na semana para reuniões onde todos irãom opinar a respeito de suas funções ( reclamações, duvidas e sugetões); * Café da manhã ou da tarde comunitário em grupo uma vez por semana; * Dinamicas em grupos para a socialização de todos funcionários de diferentes funções; * Disponibilizar cursos para se promoveram dentro da empresa.
	
Gabarito: 
RESPOSTA/GABARITO: O aluno pode trazer diferentes argumentos. Veja um exemplo que pode ser base para uma chave de correção: 
Na empresa ¿X¿, onde trabalho a gerência e os diretores estudaram primeiro os funcionários para saber quais são os principais pontos de escape que nós, funcionários, precisávamos. Depois elaboraram um projeto de acordo com as informações obtidas e acompanhamos os resultados. Começaram por criar o ¿Espaço Mulher¿ onde as funcionárias podem aproveitar o serviço de manicure, pedicure, depilação, massagens e palestra. Estamos ensaiando, uma vez por semana, para uma apresentação que denominamos ¿Cantata de Natal¿, o que vai dar uma característica especial a nossa Festa de fim de ano. Além disso todos os dias antes de iniciarmos as nossas tarefas e após o café da manhã fazemos uma atividade física de alongamento, orientados por um instrutor que é nosso colega de trabalho. O setor recursos humanos faz programações para comemoração dos aniversários dos funcionários, sempre num final de semana, a cada dois meses, que acaba por se tornar um encontrão num Aras do nosso Diretor. Contamos também com uma reprogramação dos espaços onde se gerou algumas áreas ao ar livre onde passamos a hora do almoço ou lanche e para encerrar os funcionários que não terminaram ainda sua escolaridade foram matriculados em uma escola próxima à empresa cuja direção da firma colabora com a aquisição da merenda escolar. Assim avaliamos que esse projeto tornou mais agradável o nosso ambiente de trabalho, gerando mais alegria, mais bom humor e diminuiu, e muito a fofoca que era peculiar antes do projeto.
 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): correto
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101554121)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A gestão de funcionários acompanhou as mudanças ocorridas nas organizações. Assim, podemos afirmar que no modelo flexível (paradigma holístico/Século XXI), encontramos as seguintes características, exceto: 
		
	
	 Todos devem ter visão sistêmica da organização, com compreensão do negócio da empresa, seus serviços e produtos; 
	
	 Todo gerente é também um gerente de RH; 
	
	A liderança é descentralizadora e o trabalho é em equipe. 
	
	 Uma das principais características do modelo flexível é que o RH centraliza a administração de pessoal; 
	
	 Todos na organização devem conhecer as diretrizes estratégicas da Empresa; 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101495324)
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	"As transformações, atualmente em curso nos cenários econômico, político e social, têm sido analisadas por diferentes correntes do pensamento teórico. Entre elas se destaca a interpretação da Escola de Regulação Francesa, que estudamos nesta disciplina. Essa corrente teórica vê as transformações pelas quais o capitalismo da atualidade vem passando como fruto não só do esgotamento de um regime de acumulação capitalista (que emergiu no pós-guerra e se prolongou por mais de um quarto de século, até meados dos anos 70), o paradigma fordista, como também da ascensão de um novo paradigma, o flexível". (CLARKE, 1991)
 
Baseados na citação de Clarke façam um pequeno texto descritivo onde expliquem os dois conceitos da Escola de Regulação Francesa.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: 
Os dois conceitos que são caros à Escola de Regulação Francesa, é o Regime de Acumulação que busca compreender o modo como se dá o processo de acumulação capitalista e mostrar como esse processo está assentado sobre princípios gerais de organização do trabalho e de uso das técnicas que constituem um paradigma tecnológico e no Modo de Regulação que busca explicar como esse regime de acumulação funciona e se consolida através de mecanismo superestrutural, isto é, políticos e jurídicos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101854290)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Allen (2007 apud EBOLI, 2012a) indica uma série de funções que a universidade corporativa deve abranger. Eboli (2012a) cita que, segundo pesquisa americana, em média trabalham o equivalente a 62 funcionários em tempo integral em uma UC, em atividades de operação e administração. Já Meister aponta o objetivo fundamental que a universidade Corporativa deve ter. Dentre os itens abaixo assinale aquele que apresenta o objetivo apontado por Meister.
		
	
	(   ) Oferecer oportunidades de aprendizagem que dêem sustentação às questões empresariais mais importantes da organização.   
	
	(   ) Viabilizar o aprendizado permanente em uma organização.
	
	(   ) Passar do treinamento conduzido pelo instrutor para vários formatos de apresentação da aprendizagem.
	
	(  ) Encorajar o envolvimento dos líderes com o aprendizado.
	
	(  ) Oferecer treinamentos só quando existir necessidade.
	
	
Data: 19/11/2014 10:45:31

Continue navegando