Buscar

AV2 Met.Cientifica 2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:  METODOLOGIA CIENTÍFICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	FERNANDO REGIS DI MAIO
	Turma: 
	Nota da Prova:  Nota do Trab.:       Nota de Partic.:       Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301871930)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A importância da leitura,envolve diferentes técnicas de estudo para obtenção de novos conceitos e ideias .Que contribuiem na produção de novas informações,gerando novos conhecimentos.Assinale dentre as opções abaixo,os passos auxiliam no desempenho de uma leitura eficiente:
		
	
	Ignorar,Organizar,Elaborar e Valorar.
	 
	Reconhecer,Organizar,Elaborar e Valorar.
	 
	Relacionar,Organizar,Elaborar e Valorar.
	
	Desfazer,Organizar,Elaborar e Valorar.
	
	Suspeitar,Organizar,Elaborar e Valorar.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302207261)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A aceitação ou não de dogmas, ou seja, de "verdades" inquestionáveis, separa duas formas de conhecimento, que são:
		
	 
	científico e religioso
	
	empírico e filosófico
	
	filosófico e científico
	
	religioso e empírico
	
	empírico e científico
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301874867)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Universidade apresenta uma função primordial que busca educar pessoas para trabalhar com o saber, formando um lugar natural para o diálogo e inovações. Esta postura formadora de profissionais e pesquisadores em todas as áreas estimula a Universidade a desenvolver reflexões sobre suas práticas, sua missão e sua identidade. Todos estes atributos estão suportados por um instrumento de grande importância para a educação, qual seria este instrumento?
		
	
	Plano Plurianual Partidário
	
	Plano Pedagógico Partidário
	
	Plano Partidário Pedagógico
	 
	Plano Político Pedagógico
	
	Plano Partidário Preterido
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301874074)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Eva Maria Lakatos (1992, p. 43), a pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Significa muito mais do que apenas procurar a verdade: é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos. Podemos, assim, indicar três elementos que caracterizam a pesquisa: I - o levantamento de algum problema; II - a solução à qual se chega; III - os meios escolhidos para chegar a essa solução, como os instrumentos científicos e os procedimentos adequados. Então:
		
	 
	todos são verdadeiros
	
	apenas a II e a III são verdadeiras
	
	apenas o I e II são verdadeiros
	
	apenas o I é verdadeiro
	
	todos são falsos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302207602)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na elaboração da pesquisa pretendida, é importante saber quem já pesquisou o assunto para ajudar na sua elaboração. Desta forma, assinale a opção correta a respeito das boas práticas sobre pesquisa:
		
	
	A definição clara do problema é uma prática que não contribui para a elaboração do trabalho científico.
	
	É importante formular diversos objetivos gerais que apresentem o propósito da pesquisa para dar opções a quem elabora o texto.
	 
	A pesquisa por trabalhos semelhantes é uma prática utilizada na construção de trabalhos acadêmicos.
	
	A revisão da literatura é uma prática que poderá ser dispensada a depender do tipo de trabalho desenvolvido.
	 
	Ao listar os argumentos, observe quais textos você poderá utilizar para apoiar suas ideias, separando apenas os textos que serão utilizados, por irem de encontro aos seus argumentos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301789367)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Escolhido o tema de pesquisa o pesquisador deverá consultar catálogos, anuários bibliográficos, repertórios bibliográficos gerais e especializados. Cada livro, artigo, documento ou texto deverá ser lançado em ficha em que constará o autor, o título da obra, o número da edição, o local da edição, o nome da editora, a data da edição.
Essa primeira fase da pesquisa é:
 
		
	 
	Elaboração do desenvolvimento da pesquisa.
 
	
	Elaboração de fichamento de leitura.
	 
	Elaboração do fichamento bibliográfico.
	
	Elaboração de resumos e resenhas.
 
	
	Elaboração dos objetivos da pesquisa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302229669)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Julgue as afirmações a seguir, com base tipos de pesquisa: I) A pesquisa documental é um tipo de pesquisa bibliográfica, pois trata de documentos nunca antes analisados. II) A pesquisa bibliográfica pertence à classificação das pesquisas quanto aos seus procedimentos, ou seja, a forma de desenvolver o método. III) A pesquisa bibliográfica pertence à classificação quanto à sua natureza, ou seja, trata-se sempre de uma pesquisa aplicada. IV) Existem pesquisas constituídas apenas de revisão bibliográfica, a estas denominamos como pesquisa documental pura.
		
	 
	F, V, F, F.
	
	F, F, V, V.
	 
	V, F, F, V.
	
	F, F, F, V.
	
	V, F, V, V.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301663574)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	 "O que é senso comum? Prefiro não definir. Talvez simplesmente dizer que senso comum é aquilo que não é ciência e isto inclui todas as receitas para o dia-a-dia, bem como os ideais e esperanças que constituem a capa do livro de receitas. E a ciência? Não é uma forma de conhecimento diferente do senso comum. Não é um novo órgão. Apenas uma especialização de certos órgãos e um controle disciplinado do seu uso. Você é capaz de visualizar imagens? Então pense no senso comum como as pessoas comuns. E a ciência? Tome esta pessoa comum e hipertrofie um dos seus órgãos, atrofiando os outros. Olhos enormes, nariz e ouvidos diminutos. A ciência é uma metamorfose do senso comum." Sem ele, ela não pode existir. E essa é a razão por que não existe. A partir da leitura do texto de Rubem Alves, assinale a opção que corretamente define a visão do autor sobre a relação entre senso comum e ciência:
		
	
	Ao contrário da ciência, o senso comum é misterioso e extraordinário
	
	A ciência surge da necessidade do dia-a-dia das pessoas e é comprovada pelo senso comum
	 
	O senso comum antecede a ciência e permite a sua existência
	
	A ciência surge de demandas sociais, mas não interfere no dia-a-dia das pessoas
	 
	O senso comum e a ciência são conhecimentos distintos, independentes e extraordinários
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301868854)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Considerando o conceito de DEMO (2007. p. 11.), "Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. É uma disciplina instrumental a serviço da pesquisa. Ao mesmo tempo visa conhecer caminhos do processo científico, também problematiza criticamente, no sentido de indagar os limites da ciência, seja com referência à capacidade de conhecer, seja com referência à capacidade de intervir na realidade. ", aponte três ações em que a Metodologia Científica Aplicada auxilia o dia a dia do aluno em sua prática estudantil.
		
	
Resposta: Auxilia no saber do aluno quando ele faz uma pesquisa, quando algo é comprovado cientificamente e ele leva isso como conhecimento para si e quando o aluno cre em algo que ele vivenciou que não seria algo natural ou que a ciencia poderia comprovar.
	
Gabarito: capacidade de planejar e de organizar o pensamento; busca do conhecimento, através das práticas de leitura; organização de trabalhos acadêmicos; conhecimento da ABNT para aplicação nos trabalhos acadêmicos, conhecimento de tipos de pesquisa.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Faltou clareza na resposta
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301872510)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	 Um Projeto Político Pedagógico tem como meta,segundo o MEC,visar suas ações acadêmicase de natureza técnica,harmonizar teoria e prática na formação do profissional.Isso porque num mundo globalizado,a inserção do indivíduo torna-se mais universal,necessitando que no seu preparo,haja  uma capacitação cada vez mais abrangente na sua profissionalização.
Com base nessa explicação sobre a importância do Projeto Político Pedagógico,desenvolva uma reflexão sobre as duas construções,abaixo,que são essenciais nessa busca da ação transformadora que o Projeto Político Pedagógico traz para a sociedade:
1)Concepção de homem e mundo.
2)Relação entre teoria e prática.
		
	
Resposta: mundo, um sistema onde homens vivem e compartilham desse mesmo mundo! teoria é uma forma de ver a pratica de modo em que você estudaria sem esta desenvolvendo no dia a dia, e pratica é , realizar tudo aquilo que voce teoricamente estudou!
	
Gabarito:
1)Compreender o homem na sua inserção de indivíduo cosmopolita.Cidadão do mundo.Mundo que se transforma por ações tecnológicas,políticas,culturais,etc.
2)A educação profissional ou de formação intelectual,não pode prescindir de uma leitura,e do exercício dos conhecimentos construídos nos centros tecnológicos ou nas instituições de ensino superior,que não estejam voltados para a realidade do mundo da vida.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A resposta não fez sentido

Outros materiais