Buscar

Avaliação Final 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0529_AV_201701326141 » TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201701326141 - HERIVELTO LUIZ MENDES DE SOUSA 
	Professor:
	DANIEL PORTINHA ALVES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 28/05/2018 14:22:38 
	
	 1a Questão (Ref.: 201702072666)
	1a sem.: Estágios de Piaget
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de ESTÁGIOS. Qual ESTÁGIO que é também chamado de estágio da Inteligência Simbólica. A criança deste estágio é egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
		
	
	Operatório-Concreto 
	
	Sensório-Motor 
	
	Pré-Operatório 
	
	Adolescência
	
	Operatório-Formal 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702073545)
	2a sem.: Resolução de Problemas
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Resolução de Problemas constitui uma dos temas fundamentais, tanto na investigação quanto no desenvolvimento curricular em Educação Matemática. É uma das tendências no âmbito da Educação Matemática que tem ganhado um espaço privilegiado, sobretudo, no currículo de Matemática. Em seus estudos, Stanick e Kilpatric (1989) explicam que a resolução de problemas a partir de TRÊS TEMAS GERAIS como:
		
	
	contexto, acomodação e fórmulas.
	
	contexto, habilidade e arte. 
	
	contexto, memorização e fórmulas. 
	
	contexto, habilidade e fórmulas. 
	
	contexto, assimilação e fórmulas. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701564454)
	3a sem.: Resolução de Problemas
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Pede-se ao aluno para efetuar a soma 1/2 + 1/2, O aluno entrega como resposta 2/4. Sabemos que 2/4 é uma forma equivalente de escrever 1/2. Ou seja, o aluno escreve como solução a parcela que estava adicionando. Baseado neste exemplo podemos concluir que:
		
	
	A dificuldade do aluno está em ler e escrever uma fração.
	
	O aluno sabe somar, porém desconhece o significado de fração.
	
	O aluno está desinteressado na resolução da questão.
	
	O aluno desconhece o processo aditivo, ou seja, o aluno não sabe somar.
	
	O aluno tem dificuldade em interpretar símbolos, recomenda-se o encaminhamento a um especialista, afim de identificar os reais motivos de suas dificuldade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702079727)
	4a sem.: Alan Schoenfeld
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	De acordo com Alan Schoenfeld (1985), a compreensão e o ensino da matemática devem ser abordados como um domínio de resolução de problemas. Segundo Alan Schoenfeld (1985), quatro categorias de conhecimento/habilidades são necessárias para alguém ser bem-sucedido na matemática. Quais são estas categorias:
		
	
	Recursos, Memorização, Controle e Convicções 
	
	Memorização, Heurísticas, Controle e Convicções 
	
	Recursos, Heurísticas, Controle e Memorização 
	
	Recursos, Heurísticas, Controle e Convicções 
	
	Recursos, Heurísticas Memorização e Convicções 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702079751)
	5a sem.: Vergnaud
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Vergnaud apresenta três justificativas para que se utilize o conceito de CAMPO CONCEITUAL como forma de análise para a questão da obtenção de conhecimento:
		
	
	Um conceito não se forma a partir de um só tipo de situação; Uma situação não se analisa com um só conceito; A construção e apropriação de todas as propriedades de um conceito ou todos os aspectos de uma situação é um processo longo. 
	
	Um conceito se forma a partir de um só tipo de situação; Uma situação se analisa com um só conceito; A construção e apropriação de todas as propriedades de um conceito ou todos os aspectos de uma situação é um processo longo. 
	
	Um conceito se forma a partir de um só tipo de situação; Uma situação não se analisa com um só conceito; A construção e apropriação de todas as propriedades de um conceito ou todos os aspectos de uma situação é um processo longo. 
	
	Um conceito se forma a partir de um só tipo de situação; Uma situação não se analisa com um só conceito; A construção e apropriação de todas as propriedades de um conceito ou todos os aspectos de uma situação é um processo rápido. 
	
	Um conceito se forma a partir de um só tipo de situação; Uma situação não se analisa com um só conceito; A construção e apropriação das propriedades de um conceito são insignificantes.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701592494)
	6a sem.: Letramento e alfabetização matemática
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual é o item considerado importante para alfabetização matemática que apresenta como característica estar com o próprio aluno, como também ser da competência do professor conhecê-lo seja através de jogos, brincadeiras e até mesmo desafios?
		
	
	Contagem
	
	Intervenção pedagógica
	
	Conhecimento prévio
	
	Letramento
	
	Fala numérica
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701981123)
	7a sem.: ETNOMATEMÁTICA
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A metodologia do programa de pesquisa denominado Etnomatemática deve ser muito amplo. Ele focaliza a geração, organização e difusão dos conhecimentos, e é no difundir que entra a parte da Educação. Marque a alternativa que NÃO está de acordo com um dos conceitos da Etnomatemática:
		
	
	O Programa Etnomatemática reconhece que é possível chegar a uma teoria final das maneiras de saber/fazer matemático de uma cultura, pois possui uma epistemologia fechada centrada nos algoritmos. 
	
	A Etnomatemática propõe um enfoque epistemológico alternativo associado a uma historiografia mais ampla. Parte da realidade e chega, de maneira natural através de um enfoque cognitivo com forte fundamentação cultural, à ação pedagógica.
	
	A Etnomatemática lança mão dos diversos meios de que as culturas se utilizam para encontrar explicações para a sua realidade e vencer as dificuldades que surgem no seu dia-a-dia. 
	
	A Etnomatemática não se trata de um método de ensino nem de uma nova ciência, mas de uma proposta educacional que estimula o desenvolvimento da criatividade, conduzindo a novas formas de relações interculturais. 
	
	A Etnomatemática é um programa que visa explicar os processos de geração, organização e transmissão de conhecimentos em diversos sistemas culturais e as forças interativas que agem nos e entre os três processos. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701984247)
	8a sem.: Modelagem Matemática
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo Kaiser e Sriraman (2006) de acordo com a literatura, a Modelagem pode ser sistematizada em cinco perspectivas. Uma delas diz que as situações-problema são estruturadas para gerarem o desenvolvimento da teoria matemática. Estamos nos referindo à perspectiva conhecida como:
		
	
	Realística
	
	Epistemológica
	
	Sócio-crítica
	
	Contextual
	
	Educacional
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701564782)
	9a sem.: Processo de Ensino
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Educação Matemática é uma área de estudos e pesquisas que possui sólidas bases na Educação e na Matemática, mas que também está contextualizada em ambientes interdisciplinares. Por este motivo, caracteriza-se como um campo de pesquisa amplo, que busca a melhoria do PROCESSO DE ENSINO. Independente da Tendência na área de Educação Matemática ser abordada. Independente da Tendência na área de Educação Matemática ser abordada, o aluno precisa ser estimulado através de atividades relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, como a atividade a seguir: Um livro de 100 páginas tem suas páginas numeradas de 1 a 100. Foram arrancadas as FOLHASque contém os números 15; 26 e 45, sendo assim podemos dizer que o número de PÁGINAS que possuem o algarismo 5 será de:
		
	
	20 
	
	18 
	
	12
	
	14 
	
	16 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702079799)
	10a sem.: Software Graphmatica
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os softwares matemáticos surgem como alternativa que amplia os conceitos teóricos dos conteúdos em sala de aula e de recurso dinâmico que pode atrair o interesse e a intuição dos alunos e incentivar o estudo dos conceitos de forma inovadora. Assinale a alternativa correspondente ao Software Graphmatica:
		
	
	O software permite que se construa gráficos a partir de funções elementares. Possui ainda a opção de se trabalhar em coordenadas polares, cartesianas e em escalas logarítmicas. É uma criação de K. Hertzer. 
	
	O software permite, a partir da manipulação de peças de tangrans, pentominós, hexagonós e poligominós, que se construa uma grande variedade de figuras. As peças podem ser rotadas, refletidas e transladadas. 
	
	O software permite que se construa uma grande variedade de figuras a partir de sete peças. Estas sete peças podem ser rotadas, refletidas, giradas, transladadas, etc.
	
	Software de construção em geometria desenvolvido pelo Institut d'Informatiqe et de Mathematiques Appliquees em Grenoble IMAG. É um software de construção que nos oferece ¿régua e compasso eletrônicos¿, sendo a interface de menus de construção em linguagem clássica da geometria. 
	
	O software permite que se construa gráficos a partir de funções elementares e gráficos em duas e três dimensões e ainda que se trabalhe com operações de funções.

Outros materiais