Buscar

Área de produção/operação ou sistema de produção/operaçã

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Área de produção/operação ou sistema de produção/operação
1) Quais são as principais características do moderno processo de produção e logística?
* Atividades de compras e o métodos “ just- in- time”;
* Exigência de parcerias com fornecedores; 
* Adoção de sistemas informatizados que integram todo o sistema de produção;
* Embalagem (primária e secundária );
* Planejamento de armazenagem;
* A boa gestão do transporte do produto;
* Definição e racionalização do lay-out;
* Escolha da localização da empresa;
* Gestão da qualidade total;
* Definições sobre terceirização ou verticalização.
2) Apresente os principais aspectos do funcionamento do sistema de produção/operações. Comente desde as entradas necessárias até as saídas geradas.
• Sistemas de Produção Contínua: Os sistemas de produção contínua, também chamado de fluxo em linha apresentam uma sequência linear para se fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa sequência prevista. Por exemplo, o processo de engarrafamento de uma empresa de bebidas.
• Sistemas de Produção Intermitente: A produção é feita em lotes. Terminando-se a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feito depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos. Por exemplo, em metalúrgicas que dividem as operações em etapas e na mesma máquina, faz-se o primeiro processo, para-se a máquina e começa a produção do segundo processo, quando terminado volta-se ao primeiro processo.
• Sistema de Produção para Grandes Projetos: Tem-se uma sequência de tarefas ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com pouca ou nenhuma repetitividade. Caracteriza-se por ter um alto custo e dificuldade de gerenciamento nas fases de planejamento e controle.
3) Explique o que é layout. Mostre a importância de sua correta definição para um bom funcionamento de um sistema produtivo.
É a posição relativa dos departamentos, seções ou escritórios dentro do conjunto de uma fábrica, oficina ou área de trabalho manual ou intelectual; dentro de cada departamento ou seção; dos meios de suprimento e acesso às áreas de armazenamento e de serviços, tudo relacionado dentro do fluxo de trabalho. Minimiza custos de transporte e movimentação de materiais, correta utilização dos espaços; melhora a comunicação , reduz tempos de processo e serviços, Elimina movimentos desnecessários ,facilita a movimentação de recursos e cargos, incorpora medidas de segurança, promove a qualidade de produtos e serviços e facilita o controle visual das operações.
Bibliografia
Material de apoio da docente Kátia Ramos
Gonsalez, P. W. Administração da produção. Disponível em : <> http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-administracao-da-producao/23401/ . Acesso em : 28 de maio de 2014
Cassel,Ricardo. Estudo do Lay-out . Disponível em: <> http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/disciplinas/393_seq_3_tipos_layout.pdf. Acesso em : 28 de maio de 2014.

Outros materiais