Buscar

QUESTÃO A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO A
A empresa Alfa TEC* atua no segmento de Tecnologia da Informação, um mercado em crescimento e em constante transformação. Ela tem como padrão dar oportunidades de crescimento aos seus colaboradores e uma de suas estratégias é realizar o recrutamento interno. Atualmente a empresa passa por uma fase de expansão, necessitando contratar um novo gestor para sua área operacional e ao realizar um recrutamento interno, ficaram para etapa final os seguintes candidatos:
 – João, que possui excelente conhecimento técnico e experiência, porém é bastante acomodado e apresenta resistência a mudanças;
 – Marcelo, com menor conhecimento técnico e experiência, mas é bastante motivado e possui flexibilidade para lidar com mudanças.
Com base nas informações acima, produza um texto dissertativo, respondendo qual dos dois candidatos deve ser aprovado para a vaga em questão, justificando a sua resposta.
Para auxiliá-lo nesta questão você deverá ler os capítulos 7 e 10 do livro Administração de Pessoas.
(*) Nome da empresa e dados fictícios.
 
QUESTÃO B
Funcionário feliz é mais produtivo: empresas investem em bem-estar.
Todo mundo quer ser feliz. Algumas pessoas encontram a felicidade no amor, na família, no sucesso profissional, em viagens, nos filhos, aventuras, em dinheiro ou numa vida simples.
Quando a felicidade é incorporada ao meio corporativo, os profissionais felizes não só produzem mais, como criam ambientes de trabalho mais produtivos, ou seja, pessoas ao redor deles também melhoram o seu desempenho.
Um ambiente de trabalho positivo e colaborativo é qualidade de vida. Pequenas ações, como dedicar alguns minutos por dia para um alongamento ou uma celebração numa data comemorativa, podem ajudar as empresas a se tornarem mais atraentes e também mais produtivas.
O Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, em Riverside, mediu a correlação entre felicidade e produtividade. Segundo os dados do estudo de meta-análise, trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, as vendas são 37% mais elevadas e a criatividade é três vezes maior do que a de outros colaboradores menos felizes.
Ainda segundo a pesquisa, realizada com 1,2 mil trabalhadores, os colaboradores com alta avaliação no fator bem-estar e qualidade de vida no trabalho tem desempenho 27% superior aos colegas com índices menores (conforme percepção dos chefes), 125% menos esgotamento, 32% mais comprometimento com a organização e 46% mais satisfação com a atividade, independentemente do setor e da ocupação.
Disponível em (http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/empregos/funcionario-feliz-e-mais-produtivo-empresas-investem-em-bem-estar-1.1838888).
O Texto acima se refere à importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho, e o quanto ele está relacionado diretamente com a produtividade e a saúde do trabalhador.
Com base no texto apresentado, leia o capítulo 6 do livro Administração de Pessoas, realize uma pesquisa em livros ou internet e produza um texto dissertativo, com suas próprias palavras, respondendo as seguintes questões:
1- Quais os problemas que a ausência da qualidade de vida no trabalho pode ocasionar para a empresa e para o trabalhador?
2- Descreva 3 programas de Qualidade de Vida no Trabalho que as empresas podem oferecer ao Trabalhador.
RESPOSTA :
A/
A empresa Alfa TEC atua no segmento de Tecnologia da Informação.
 Vem a informa que o  candidato escolhido é o Sr. Marcelo Torres da SIlva,portador do RG:11111/ES e CPF 022,000,000,22.
Isso porque uma empresa de tecnologia exige de seus funcionários e de sua metodologia de trabalho algo que se adapte as mudanças que a tecnologia proporciona ao longo do anos bem como a forma como se insere essas tecnologias no mercado.
Ter uma mente aberta a mudanças e não ser acomodado com relação a isso é, portanto, imprescindível quando se trata de trabalho com ferramentas de tecnologia.
Resposta B
1/O problema da qualidade de vida nos ambientes de trabalho é uma reclamação recorrente entre os trabalhadores. Horas de trabalho seguidas bastante exaustivas, má compensação salarias, impossibilidade de gozar de feriados, férias quando desejar, etc são as reclamações mais comuns.
No entanto, muitas empresas tem investido em possibilitar um ambiente agradável para o trabalhador, dando flexibilidade com relação as roupas que se desejam trabalhar, possibilitando trabalho home office, oferecendo prêmios para metas alcançadas, entre outros.
Essas empresas acabam por alavancar seus lucros por uma politica trabalhista mais humana.
2/
*Implantação de projetos ergonomia  e ginástica laboral, visando cuidar da saúde física e emocional dos colaboradores.
* Atenção maior à segurança e saúde dos profissionais no trabalho;
*O programa importante são os de T&D;que são os programas de Treinamento e Desenvolvimento; para capacitação dos colaboradores por meio de cursos, treinamentos, palestras e workshops.
*Acessibilidade  para portadores de deficiência físicas .

Outros materiais