Buscar

Fichamento Estudo de Caso ORIENTAÇÃO DE CARREIRA COM COACHING

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CONSULTORIA EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Thiago Pizzi Fabretti
Trabalho da disciplina: Orientação de Carreira com Coaching
 Tutor: Prof.° Norma Horst Kirsten
Araraquara/SP 
2018
Estudo de Caso de Harvard: 
Orientação de Carreira com Coaching
Thomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise
Referência: SASSER, Earl W..; BECKAHM, Heather; “Tomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em crise”. Harvad Business School, mai. 2008.
Texto do Fichamento:
O texto conta a história de Thomas Green, onde após 5 meses ao ser promovido para seu novo cargo de Especialista Sênior de Mercado na empresa Dynamic Display, sua carreira passava por um crise, uma vez que antes e ser promovido era um profissional em ascensão de notável talento, e agora teria muita sorte se chegasse a celebrar mais um ano na empresa.
A Dynamic Display é uma provedora de serviços de autoatendimento para bancos, os chamados caixas eletrônicos (ATM), a empresa estava em expansão e tinha criado também uma nova divisão para o segmento de viagens e hospitalidade, no qual possui 60% do mercado nesse segmento, seus clientes eram companhias áreas, hotéis, locadoras, onde a Dynamics oferecia produtos de hardware, software, engenharia e suporte.
Thomas teve como seu primeiro trabalho como vendedor na empresa National Business Solution, sendo um funcionário que obteve muito sucesso e êxito, principalmente atuando na divisão de bancos, o que chamou a atenção da Dynamics que o recrutou como funcionário para um cargo de gerente de contas para atender o segmento de viagens e hospitalidade. Devido a possibilidade de crescimento profissional, Thomas viu a possibilidade e oportunidade nessa empresa de chegar a um cargo de executivo. Como funcionário focado, em seus primeiros meses como gerente de contas, a empresa foi surpreendida pelo menos após fechar um contrato com uma das maiores empresas de transporte aéreo, para instalação de novos quiosques, o que chamou a atenção dos executivos seniores da empresa que notavam o desempenho do funcionário em sua atividade, foi convocado para participar de um treinamento na Matriz da empresa durante uma semana, onde conheceu o Vice Presidente da Divisão, que imediatamente teve empatia por Green. Soube de uma vaga que a Dynamics disponibilizava para o cargo de Especialista Senior de mercado e agressivamente se posicionou como candidato à posição, apresentando em um jantar com Mcdonald sua visão detalhada e suas estratégias e oportunidades de negócio que ele observava. McDonald, promoveu Thomas, mesmo sabendo de sua inexperiência gerencial, destacou sobre o belo trabalho que ele vinha apresentando em sua função onde ganhou sua confiança e apostava nesta indicação para o cargo de especialista sênior, porém, não o deixou de alertar sobre as dificuldades que ele teria pela frente, falando que deveria não só pensar estrategicamente mas também pensar taticamente. Os especialista de mercado eram responsáveis por identificar tendências, avaliarem novas oportunidades de negócio e definirem metas de vendas, ele teria que se reportar a Frank Davis que era o diretor de marketing e que recentemente havia sido promovido da posição que Thomas estava assumindo e no qual Davis esperava que ele próprio pudesse indicar o novo especialista sênior.
Para Thomas Green, essa promoção foi um grande avanço e muito significativo em sua trajetória profissional. Suas primeiras atividades foram revisar planilhas de vendas dos anos anteriores, visitou principais clientes junto com Davis onde ele sugeriu a Thomas que nas próximas visitas fosse mais eficaz na apresentação de dados e investisse mais tempo para preparação buscando assim obter sucesso mais imediato.
Thomas participou pela primeira vez de uma reunião no qual Davis apresentou as projeções de vendas para o ano seguinte, onde fez questionamentos alegando que os números apresentados estavam sem embasamento e que as metas solicitadas para a região dele seria inalcançável. Davis não aprovou a atitude de Thomas de questionar o plano de projeção durante a reunião com a presença de outros que ali estavam. 
Chamado por Davis dois meses após a reunião para discutirem sobre os números da região e de seu desempenho que até ali não estavam de acordo com suas metas projetadas. Davis também preparou uma lista com todos os pontos negativos que via como problema, onde o mesmo não atendia as ligações, sua agenda não era utilizada corretamente, sendo que o mesmo não registrava seus compromissos, o que impedia de que Davis o localizasse quando precisava dele, sem contar que os relatórios que eram solicitados não eram feitos. Após essa conversa, Davis enviou a pauta do assunto por email para McDonald, copiando também Thomas para que assim fosse registrada a conversa.
Thomas não mudava sua postura, mesmo Davis utilizando como exemplo documentos, planilhas, apresentações de uma outra especialista sênior, Thomas ainda acreditava que tudo isso não passava de atitudes políticas e que não combinava com seu estilo.
Mesmo sendo um funcionário que pensava de forma rápida, era atencioso e simpático, alguns clientes exigiam de Thomas memorandos e apresentações para justificar aos seus superiores os gastos como o departamento, porém, ele ainda não havia feito esse ponto e sempre alegava que gostava de discutir sobre esse assunto pessoalmente.
Thomas foi chamado por Davis para discutirem sobre sua avaliação de desempenho desde a última reunião, e novamente Davis relatou os mesmos pontos e os mesmos problemas da reunião que tiveram anteriormente, onde não houve por parte de Thomas mudança de postura. Após essa nova reunião Davis comunicou a McDonald por e-mail, mas sem copiar Thomas, onde neste e-mail ele dizia que iria esperar uma mudança por parte de Thomas no prazo de 30 dias, no quesito de desempenho e melhores e caso contrário solicitava que o mesmo deveria ser substituído. McDonald, enviou um email para Thomas, com cópia para Davis, pedindo que o mesmo pensasse e tivesse uma mudança imediata em relação ao seu desempenho. Ao ler esse email Thomas percebeu que McDonald não o protegia e que ele deveria começar a tomar decisões importantes para se manter no cargo de especialista na empresa, ou teria que começar a procurar um novo emprego.
Faltou a Thomas controlar sua ansiedade de progredir, deveria primeiramente aprender a lidar com as suas próprias forças e fraquezas, compreender as suas oportunidades e ameaças que esse novo cargo apresentaria, ou seja, ele teria que ter buscado seu autoconhecimento. Faltou a Thomas também a flexibilidade e capacidade para se adaptar aos mais diferentes tipos de situações e saber lidar com sabedoria com as adversidades de cenários que não se apresentavam ideiais e situações não planejadas, ele deveria ter a capacidade de construir e manter relacionamentos, deveria saber trocar e ouvir experiências diferentes e apresentar capacidade de aprender. Ele não levou em consideração as instruções que lhe foram passadas pelo vice presidente da empresa quando foi promovido e tampouco as instruções que eram passadas pelo seu superior imediato, que tinha acabado de ser promovido do cargo que Thomas ocupava e que ele poderia lhe passar métodos que lhe auxiliariam a buscar o crescimento almejado. Ele não se esforçava para aceitar as regras não apresentava postura e não atendia as políticas internas da empresa. O ideal seria ele ter passado por todas as etapas, seguindo hierarquicamente o plano de cargos da empresa, no qual proporcionaria a mais experiência e aprendizado para realmente chegar aonde desejava de forma mais tranquila e menos turbulenta. 
5

Continue navegando