Buscar

AVS 2014 - Psicologia do Desenvolvimento em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
 
Fechar
Avaliação: CEL0241_AVS_201102285901 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Tipo de Avaliação: AVS 
Aluno: 201102285901 - DANIELLI SALES RODRIGUES ALMEIDA 
Professor: MARIA CRISTINA DE LIMA / TAISA VLIESE DE LEMOS
Turma: 9025/AD
Nota da Prova: 1,5        Nota de Partic.: 2        Data: 03/12/2014 14:37:23 
 1a Questão (Ref.: 201102892049)
sem. N/A: Aula 1
Pontos: 0,0  / 0,5 
O desenvolvimento humano ocorre a partir da relação entre os fatores endógenos (biológicos) e exógenos (meio). Analisando cada ser humano em seu contexto, muitas vezes é difícil dizer qual dos fatores é preponderante em cada situação. As principais influências no desenvolvimento são:
 memória, afetividade e percepção.
 pensamento, maturação e afetividade.
 afetividade, percepção e hereditariedade.
 afetividade, memória e hereditariedade.
 maturação, hereditariedade e ambiente. 
 2a Questão (Ref.: 201102556558)
sem. N/A: BEHAVIORISMO
Pontos: 0,0  / 0,5
A ABORDAGEM BEHAVIORISTA DE SKINNER ESTEVE (E AINDA ESTÁ) MUITO PRESENTE NOS MEIOS EDUCACIONAIS. ELA PODE SER NOTADA, POR EXEMPLO, QUANDO SE PROPÕE AO ALUNO: 
 SITUAÇÕES-PROBLEMA PARTINDO DA REALIDADE FÍSICA E SOCIAL, A SEREM ANALISADAS E RESOLVIDAS COLETIVAMENTE, COM POSTERIOR EXPLANAÇÃO TEÓRICA DO PROCESSO. 
 RELAÇÕES INTERPESSOAIS COOPERATIVAS ENTRE SUPERIORES E COLABORADORES, DE MODO QUE A MEDIAÇÃO SEJA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM.
 ESTÍMULOS PARA APRENDER, DELE ESPERANDO A RESPOSTA ADEQUADA, RECOMPENSADA COM REFORÇOS POSITIVOS.
 BUSCA DO CONHECIMENTO DE MANEIRA AUTÔNOMA, DE MODO A QUE MANTENHA A CAPACIDADE DE APRENDER A APRENDER.
 ELEMENTOS NUCLEARES DE APRENDIZAGEM QUE SERÃO SUBMETIDOS A TRANSFORMAÇÕES, PRODUZINDO CONSTRUÇÕES OPERATÓRIAS.
 3a Questão (Ref.: 201102556576)
sem. N/A: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Pontos: 0,0  / 0,5 
NA TEORIA DE APRENDIZAGEM DE AUSUBEL, O FATOR MAIS IMPORTANTE DE APRENDIZAGEM É O QUE O ALUNO JÁ SABE. PARA QUE OCORRA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONCEITOS RELEVANTES E INCLUSIVOS DEVEM ESTAR CLAROS E DISPONÍVEIS NA ESTRUTURA COGNITIVA DO INDIVÍDUO, FUNCIONANDO COMO: 
 PONTOS DE ANCORAGEM.
 CONDICIONAMENTO OPERANTE.
 CONDICIONAMENTO RESPONDENTE. 
 ZONA DE DESENVOLVIMENTO REAL. 
 ESQUEMA.
 4a Questão (Ref.: 201102889012)
sem. N/A: Aula 08
Pontos: 0,0  / 1,0 
De uma forma geral, considerando a teoria clássica de Piaget, as crianças de cerca de 7-8 anos de idade apresentam um desenvolvimento cognitivo característico do estágio denominado: 
 pré-operatório.
 simbólico.
 operatório-concreto.
 operatório-formal.
 sensório motor.
 5a Questão (Ref.: 201102344981)
4a sem.: Behaviorismo
Pontos: 0,0  / 0,5 
Dentro da Teoria do Behaviorismo, o comportamento operante, como comportamento voluntário, requer uma ação maior da atividade humana. São exemplos: 
 Arrepios por causa de ar frio. 
 Contração das pupilas, devido à luz forte sobre os olhos; 
 Leitura de um livro; tocar um instrumento.
 As chamadas lágrimas de cebola.
 O aperto na boca, devido ao gosto azedo do limão. 
 6a Questão (Ref.: 201102341839)
14a sem.: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Pontos: 0,0  / 1,0 
Na educação infantil há uma atenção especial para o trabalho com as sequências numéricas, noções de lateralidade, espaço, dimensões, entre outras que acompanharão o raciocínio matemático. Leila é professora de um grupamento que tem crianças entre 3 e 5 anos de idade. Neste grupamento, temos Pedro que não consegue fazer ordenações numéricas nem tampouco perceber as noções de maior ou menor dos objetos concretos com os quais brinca. Leila desconfia que Pedro tenha Discalculia, mas por que sua desconfiança não pode ser confirmada? 
 A Discalculia tem uma forte base hereditária, neste sentido, Pedro não pode ser discalcúlico, pois seus pais não o são. 
 A Discalculia é um Transtorno de Aprendizagem que só poderá ser diagnosticado a partir dos 7/8 anos de idade quando a criança persistir no prejuízo das funções operatórias citadas. 
 Pedro não pode ser discalcúlico porque essas características foram provenientes de uma fraca alfabetização matemática por não ter trabalhado tabuadas. 
 A desconfiança de Leila não pode ser confirmada porque Pedro precisaria ter reprovação em pelo menos duas séries para ser considerado discalcúlico. 
 É praticamente impossível que Pedro seja discalcúlico, pois as características citadas que são atribuídas a ele fazem parte de um quadro de Dislexia. 
 7a Questão (Ref.: 201102344814)
5a sem.: Desenvolvimento Humano dos Sete aos Onze
Pontos: 0,5  / 0,5 
O cérebro das crianças desenvolve-se tão rapidamente quanto o corpo durante os anos escolares. Portanto, como se poderia esperar, as habilidades intelectuais são dominadas por meio da motivação, da orientação e da prática. A criança em idade escolar tem avidez por aprender, é capaz de focalizar sua atenção, a lembrar fatos, a dominar operações lógicas e a utilizar vários códigos linguísticos. Crianças entre os 7 e os 11 anos do mundo inteiro têm recebido algum tipo de esforço para treiná-la, ensiná-la e educá-la. Porém, ainda existem muitas diferenças na forma como as técnicas de ensino são oferecidas. Com relação a este aspecto, está INCORRETO afirmar que: 
 de um modo geral, as crianças em idade escolar que acreditam em seus esforços são mais motivadas e envolvidas nas atividades.
 a interação social entre as crianças com níveis diferentes de desenvolvimento é fundamental para o ato de aprender.
 a comunicação é uma habilidade importante e as crianças aprendem pela palavra, pela escrita e pela leitura.
 o professor deve servir como orientador, guia e amigo no lugar de um disciplinador autoritário. 
 métodos nos quais os alunos são proibidos de falar, ou interagir durante a aula facilitam o aprendizado, pois permitem aumentar a concentração.
 8a Questão (Ref.: 201102884859)
sem. N/A: Aula 6
Pontos: 0,0  / 0,5 
Ana Carolina fez dois anos de idade e já tem pleno domínio da linguagem oral, desenha de forma celular e mostra uma riqueza em suas interações lúdicas. Sua professora está fazendo o seu relatório de avaliação semestral e deseja colocar a fase do desenvolvimento cognitivo que Ana Carolina está, bem como uma característica principal desta fase de acordo com a teoria de Jean Piaget. Qual das alternativas abaixo responde corretamente às questões da professora? 
 Sensório-motor e egocentrismo
 Lógico-simbólico e superação do egocentrismo
 Pré-operatório e desenvolvimento linguístico
 Pré-operatório e pensamento abstrato
 Operatório-concreto e desenvolvimento linguístico
 9a Questão (Ref.: 201102788733)
sem. N/A: Aula 1
Pontos: 0,0  / 1,5 
Num debate sobre a influência que a genética pode trazer para o repertório comportamental, o desenvolimento do temperamento e da inteligência, uma professora cita um artigo escrito pelo Dr Drauzio Varella. Segundo ele: "o impacto do ambiente interfere com a expressão gênica de forma tão decisiva, que um mesmo acontecimento vivido por dois gêmeos idênticos, poderá ativar a expressão de determinados genes num deles e silenciá-la no outro". O que essa premissa tem de relação com os pressupostos psicológicos defendidos na escola e desenvolvimento sócio-interacionista? 
Resposta: Como são seres idênticos mais com sentimentos diferentes, talvez temos que trabalhar de forma autônoma e utilizar o método de aprendermos a aprender.
Gabarito: Os teóricos sócio-interacionistas trabalham com o paradigma de formação humana como sendo um processo dialético em que as estruturas orgânicas interagem com os fatores do ambiente social e toda a significação construída.
 10a Questão (Ref.: 201102363834)
13a sem.: DISLEXIA
Pontos: 1,0  / 1,5 
A Dislexia é um transtorno da linguagem que apresenta uma significativa prevalência entre as crianças da idade escolar. É caracterizada por uma dificuldade no processo de leitura e interpretação do texto escrito. Comoum professor pode ajudar um portador de dislexia a alcançar os melhores resultados acadêmicos com intervenções na escola. 
Resposta: Através de brincadeiras ou jogos pedagógicos e trabalhar com este aluno desenhos e formas em alto relevo.
Gabarito: O professor deve seguir uma orientação inclusiva e tornar possível a aprendizagem deste aluno na sala de aula da rede regular. Para isso, pode fazer os seguinte os manejos: Atenção quase individualizada; Monitoramento do progresso da leitura; Contar muitas histórias; Relacionar a história aos eventos vividos; Músicas e poemas na exploração de rimas; Sugerir debates; Relação grafo-fônica, silabação e segmentação; Atividades curtas e agradáveis; Falar claramente as palavras; Usar objetos concretos; Leitura oral repetida orientada 
Período de não visualização da prova: desde 03/12/2014 até 15/12/2014.Parte inferior do formulário

Outros materiais