Buscar

Prova 1 resolvida- UPCI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões Prova 1 resolvidas– UPC I (3° semestre)
De marcar, as alternativas falavam sobre biossegurança: corretas eram a I e II, alternativa D.
V ou F envolvendo biossegurança (fáceis)
Dois cálculos de flúor (um deles envolvia a DPT)
Em relação ao uso de fluoretos e cárie, marque V ou F, justificando as falsas:
(F) o esmalte do dente humano quando é exposto a água fluoretada durante sua formação, apresenta 38000 ppmf o que confere maior resistência ao desafio cariogenico. – falsa pq o aumento é pequeno, cerca de 10% de resistência, é quase insignificante.
(F) a ingestão de água fluoretada durante a formação dos dentes e o uso de dentifrício fluoretado conferem proteção á carie em torno de 50 e 20% respectivamente. – falsa pq conferem a mesma proteção.
(F) dentifrício fluoretado com NaF deve ter carbonato de cálcio como abrasivo. – falsa pq não pode ter pois o carbonato de cálcio reage dentro do túbulo.
(V) indivíduos que deixam de ser expostos a água fluoretada sua composição de flúor na saliva passa a ser igual a de indivíduos não expostos.
(V) o mecanismo de ação do flúor no controle da carie é o mesmo independentemente do método de uso.
(F) a formação de fluoreto de cálcio ocorre quando a exposição ao flúor é menor que 100 ppm. – falsa pq ocorre quando é maior que 100 ppm.
(V) a formação de fluoreto de cálcio é maior quanto mais baixo for o ph do produto fluoretado.
(F) maior quantidade de fluoreto de cálcio é aplicada durante 5 minutos do que em 1 minuto. – falsa pq o tempo não interfere, é a mesma.
(F) a formação de fluoreto de cálcio na superfície do esmalte é menor quando aplicado verniz fluoretado 22600 ppmf comparado ao flúor fosfato acidulado 1,23%. – falsa pq é igual
(V) o fluoreto de cálcio pode ser depositado na superfície da placa que não foram removidos pela escovação, na forma de reservatório de flúor.
Algumas alternativas desse exercício de V ou F caíram na 2° prova teórica, sob forma de uma questão objetiva. No exame também.
Defina o conceito de pH crítico para o desenvolvimento da lesão de cárie, explicitando quais os fatores que interferem na solubilidade dos tecidos dentais mineralizados.
Resposta do prof Marcos: Ph crítico é a faixa de pH na qual a estrutura do dente (hidroxiapatita) passa a ser solúvel, no caso da cárie em relação ao fluido do biofilme. Os fatores que influenciam a solubilidae da hidroxiapatita são: o pH e a concentração de íon no meio (o grau de saturação de hidroxiapatita em relação ao meio).
Explique o que é doença cárie.
Resposta dada pelo prof Max: cárie dentária é uma doença comportamental mediada por fatores sociais. Do ponto de vista local, por um desequilíbrio que ocorre no biofilme fruto da pressão ecológica, como o consumo acentuado de açúcares ou dramática redução do fluxo salivar. Como a presença de biofilme é fator necessário para o desenvolvimento da doença, a higiene bucal também faz parte do contexto.
Projeto de Lei propõe a cessação da fluoretação das águas [...]. Você concorda com o projeto proposto? Justifique.
Não. (para a resposta ser totalmente correta, ela tem que abordar a questão da fluorose, tem que dizer que a fluoretação das águas não apresenta um risco para a fluorose, 15% era grau leve, o que não afeta a qualidade de vida das pessoas. Conseqüentemente os benefícios para a prevenção da cárie supera os riscos de desenvolvimento da fluorose.)
Cite 3 funções da saliva que interfere no processo de cárie dentária, explicando brevemente de que forma ocorre essa situação.
Limpeza, capacidade tampão, reservatório de íons, digestão (alfa-amilase: possibilidade de ajuda no processo), película adquirida (facilita a adesão da microbiota não patogênica), proteção.
Era sobre ergonomia, tinha uma figura.
Resposta: posição do dentista = 9hs ; 
posição do auxiliar: 3hs (lado oposto) e equipo: classificação 2
Complete a frase de acordo com as palavras no quadro:
Pela correção do Marcos, a frase fica assim:
Ao se ingerir o F, o mesmo é absorvido no trato gastrointentinal na forma de HF, caso houver ligação com íons bivalentes ou trivalentes o flúor não será absorvido, mas sim eliminado. Após a absorção o flúor passa para o plasma e de lá é distribuído aos diversos tecidos do corpo. Primeiramente para os tecidos bem ou mais vascularizados e depois aos menos vascularizados. Após ser distribuído, o flúor chega aos rins e é eliminado na forma de urina ou é novamente reabsorvido. Outras formas de eliminação do flúor se dão através das fezes ou transpiração.

Outros materiais