Buscar

AV de PPE II 2014

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0347_AV_201401374051 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401374051 - ADRIANA DIAS GONÇALVES DE OLIVEIRA
	Professor:
	MONICA SILVA FERREIRA MIGUEL
MARIA DE FATIMA FERNANDES RODRIGUES
	Turma: 9007/AE
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 13/11/2014 18:16:53
	
	 1a Questão (Ref.: 201401440866)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Numa pesquisa realizada pelo Ministério da Educação sobre o preconceito étnico-racial na sociedade e ao conhecimento de situações de discriminação presenciadas em 501 escolas públicas, foi aplicado um número expressivo de questionários em todos os sujeitos relacionados à escola. Os questionários foram elaborados a partir de frases e expressões verbalizadas pelos participantes dos grupos focais, com o objetivo de garantir que o questionário refletisse o universo cognitivo dos respondentes e, com isso, maior facilidade para a sua compreensão. Os resultados foram expressos na tabela abaixo
De acordo com os resultados, a professora de uma das turmas envolvidas na pesquisa fez as seguintes afirmações: I) Entre os públicos pesquisados, funcionários, pais e mães e, principalmente, os alunos são os que apresentam os maiores níveis de preconceito, expressos por meio de suas atitudes em relação às frases pesquisadas. II) As frases que afirmam que os negros têm corpo bom para trabalho braçal, que costumam se exibir mais do que os brancos em ocasiões sociais, que têm mais habilidade em trabalhos manuais, buscam reforçar o preconceito à raça negra. III) As frases que apresentam os maiores valores para o índice de concordância são aquelas relacionadas aos ciganos, indicando que existe pouco preconceito em relação a estas pessoas.
Com base nas reflexões realizadas pela professora, podemos afirmar que:
		
	De acordo com os resultados, a professora de uma das turmas envolvidas na pesquisa fez as seguintes afirmações: I) Entre os públicos pesquisados, funcionários, pais e mães e, principalmente, os alunos são os que apresentam os maiores níveis de preconceito, expressos por meio de suas atitudes em relação às frases pesquisadas. II) As frases que afirmam que os negros têm corpo bom para trabalho braçal, que costumam se exibir mais do que os brancos em ocasiões sociais, que têm mais habilidade em trabalhos manuais, buscam reforçar o preconceito à raça negra. III) As frases que apresentam os maiores valores para o índice de concordância são aquelas relacionadas aos ciganos, indicando que existe pouco preconceito em relação a estas pessoas.
Com base nas reflexões realizadas pela professora, podemos afirmar que:
		
	
	I e III são falsas.
	
	I e III são verdadeiras.
	 
	I e II são verdadeiras.
	
	II e III são falsas.
	 
	II e III são verdadeiras.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401639477)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No seu dia-a-dia, o homem adquire espontaneamente um modo de entender e atuar sobre a realidade. Algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho, sete anos de azar. Algumas confeiteiras sabem que o forno não pode ser aberto enquanto o bolo está assando, senão ele "embatuma", sabem também que a determinados pratos, feitos em banho-maria, devem-se acrescentar umas gotas de vinagre ou de limão para que a vasilha de alumínio não fique escura. Como aprenderam estas informações? Elas foram sendo passadas de geração a geração. Reconhecemos no texto:
		
	
	conhecimento religioso
	 
	senso comum
	
	conhecimento científico
	
	conhecimento místico
	
	conhecimento filosófico
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401646719)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os primeiros pensadores que romperam com o mito foram denominados filósofos pré-socráticos. Cada um dos pré-socráticos acreditava que todas as coisas derivavam de um único elemento, o arché. Tales pensava que estava na água a origem do universo. Para Anaxímenes esse elemento original era o ar; para Heráclito, o fogo.Os filósofos pré-socráticos tinham como preocupação explicar racionalmente a natureza (a physis) a partir:
		
	 
	da própria natureza
	
	do amor pela verdade
	
	da arte argumentativa
	
	da realidade cultural
	
	do sobrenatural
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401664629)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre a ruralização da economia ocorrida durante a crise do Império Romano, podemos afirmar que:
		
	
	foi a causa principal da falta de escravos;
	 
	proporcionou às cidades o aumento de suas riquezas;
	
	incentivou o crescimento do comércio.
	
	proporcionou ao Estado a oportunidade de cobrar mais eficientemente os impostos;
	 
	foi consequência da crise econômica e da insegurança provocada pelas invasões dos bárbaros;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401436889)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Triviños, deficiências nos resultados de uma pesquisa podem derivar do embasamento teórico, um vez que os fatos sociais e educacionais, por sua complexidade, exigem um suporte de princípios que permitam atingir os níveis da verdadeira importância de que se estuda. Marque a resposta correta:
		
	
	A referência bibliográfica aponta onde houve o erro.
	
	Fatos educacionais pesquisados devem estar apoiados numa teoria que os compreenda como fatos sociais.
	 
	A busca bibliográfica deve ser norteada pelos conceitos básicos de uma teoria que compreenda, explique e dê significado aos fatos estudados.
	
	A fundamentação teórica produz deficiências.
	
	Vários autores devem compor a fundamentação teórica para garantir sua profundidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401498372)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Todo conhecimento parte de uma relação entre sujeito e objeto. Observando esta relação, podemos considerar verdadeira as afirmativas abaixo, EXCETO:
		
	 
	O conhecimento surge como uma determinação do objeto pelo sujeito.
	
	O Sujeito é dependente do objeto.
	 
	O sujeito, na relação com o objeto, não transforma, pois a função cognitiva não altera o sujeito.
	
	O sujeito muda na relação com o objeto, mas o objeto não muda na relação com o sujeito.
	
	O Objeto é determinante e independente do sujeito.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401646729)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Existe um consenso nos meios acadêmicos e científicos de que não é possível se determinar uma data para o fim da Idade Média e o começo da Idade Moderna. Entretanto, de acordo com alguns autores como Marcondes (MARCONDES, Danilo. Introdução à História da Filosofia ¿ dos pré-socráticos à Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000), alguns fatores possibilitaram nascimento do pensamento moderno e da idéia de modernidade. A seguir apresentamos alguns eventos históricos:
I. o Humanismo Renascentista
II. a Reforma Protestante
III. a Revolução Copernicana
IV. a Revolução Industrial
Assinale a alternativa que indica o conjunto de todos os eventos que determinaram o advento do pensamento moderno:
		
	 
	I, IV
	 
	II, IV
	 
	II, III, IV
	 
	I, II, III
	 
	II, III
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401472324)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Ao longo da formação, o profissional se depara com diferentes situações de produção acadêmica, em que precisa demonstrar conhecimentos conceituais, metodológicos/procedimentais e atitudinais, seja enquanto aluno e/ou enquanto docente pesquisador. Quais os tipos de trabalhos acadêmicos mais utilizados pelo professor?
		
	
Resposta: O professor deve ser um pesquisador reflexivo, ou seja, ele deverá sempre procurar se atualizar " beber de novas fontes" para que haja êxito em seu campo profissional, além de repensar e autoavaliar suas práticas pedagógicas. Buscar conhecer novas tecnologias, metodologias... para que seus alunos se interessem pelo campo da pesquisa e busquem oconhecimento significativo para ele. Os tipos de trabalhos acadêmicos mais utilizados pelo professor são pesquisas acadêmicas, pesquisas bibliográficas, pesquisas de campo...
	
Gabarito: Fichamentos, resumos, resenhas, artigos, relatórios, ensaios e trabalhos monográficos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401472337)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Dentro do processo de formação do professor, Contreras (2002) afirma que "[...] a formação dos docentes não surge como um processo e controle interno estabelecido pelo próprio grupo, mas como um controle estabelecido pelo Estado" (p. 63). O autor propõe a recuperação do significado da profissionalização docente a partir de uma reflexão sobre a natureza social do trabalho dos professores, no sentido de "defender valores, qualidades e características profissionais, enquanto expressam seu sentido em função do que requer a prática do ensino" (p. 74). O que se pode concluir com a afirmação do autor quanto ao comprometimento do professor com a sua formação?
		
	
Resposta: O professor deve conscientizar-se de que é um formador de opinião. O mesmo deve sempre manter-se atualizado procurando de novas tecnologias para que suas aulas sejam atrativas e estimulantes para seus alunos, agindo assim o aprendizado será significativo.
	
Gabarito: Que o professor precisa se envolver com a sua autoformação e reivindicar uma redefinição do que seja ser professor e de sua relação com os processos de ensino e aprendizagem, a partir de suas narrativas e de suas próprias reflexões sobre os caminhos da prática educativa.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Que o professor precisa se envolver com a sua autoformação e reivindicar uma redefinição do que seja ser professor e de sua relação com os processos de ensino e aprendizagem, a partir de suas narrativas e de suas próprias reflexões sobre os caminhos da prática educativa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401646734)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Galileu é considerado o pai da Ciência Moderna, pois elaborou um método científico que superava as bases teórico-metodológicas elaboradas por Aristóteles e que prevaleceu no campo da ciência da antiguidade até o início do século XVII. As bases que sustentam o método científico são:
I. Hipóteses
II.Previsões
III. Experimentos
IV. Especulações
Assinale a alternativa que indica o conjunto das bases da ciência moderna:
		
	 
	II, III
	 
	II, IV
	 
	I, IV
	 
	I, II, III
	 
	II, III, IV

Continue navegando