Buscar

O pensamento pedagógico da Escola Nova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UERJ FFP
Alunas: Ellen, Gabriella, Luciana e Renata Malta
5º período Pedagogia
O pensamento pedagógico da Escola Nova
Introdução:
 A Escola Nova foi um movimento iniciado na Europa e nos Estados Unidos na transição dos séculos XIX para o XX. A teoria e a prática da Escola Nova propunham que a educação fosse instigadora da mudança social e, ao mesmo tempo, se transformasse porque a sociedade estava em mudança. O movimento da Escola Nova foi se construindo junto com a própria escola moderna, cientifica e pública. 
 
John Dewey Maria Montessori Jean Piaget Édoard Claparède
John Dewey (1859-1952)
 Filósofo, psicólogo e pedagogo liberal norte-americano. É importante que o educador descubra os verdadeiros interesses da criança, para apoiar-se nesses interesses, pois para ele, esforço e disciplina, são produtos do interesse e somente com base nesses interesses a experiência adquiriria um verdadeiro valor educativo. A Educação, para ele, é uma necessidade social, os indivíduos precisam ser educados para que se assegure a continuidade social, transmitindo suas crenças, idéias e conhecimentos.
Maria Montessori (1870-1952)
 Nasceu em Chiaravalle, no norte da Itália. Desde pequena se interessou pelas ciências e decidiu enfrentar a resistência do pai para estudar Medicina na Universidade de Roma. Direcionou a carreira para a Psiquiatria e logo se interessou por crianças com retardo mental, o que mudaria sua vida e a história da educação. O método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação.
Jean Piaget (1896-1980)
 Foi um psicólogo suíço e discípulo de Claparéde, ganhou renome mundial com seus estudos sobre os processos de construção do pensamento nas crianças. Criticou a escola tradicional, pois segundo ele os sistemas educacionais objetivaram mais acomodar a criança dos conhecimentos tradicionais que formar inteligências e críticas. 
Édoard Claparède (1873 - 1940)
 Médico psicólogo suíço nascido em Genebra, um dos mais influentes expoentes europeus da escola da psicologia funcionalista. A partir de 1911, Claparède constituiu as bases de um pensamento sobre a educação que se assenta na aplicação prática de uma antropologia biologista e funcionalista: o humano, para ele, é antes de tudo uma realidade viva que funciona.

Outros materiais