Buscar

Trabalho HPG II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5- A FORMAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL É O CONCEITO MAIS ADEQUADO À ANÁLISE DO ESPAÇO
Segundo o pensamento geográfico, o espaço é uma preeminência social, assim como a instância econômica, cultural, política, dentre outras. Para a Geografia essa instância (o espaço) é sumamente importante, pois se constitui no seu objeto de estudo, lastreado por um método, que dá o caráter cientifico à Geografia.
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pela sociedade, que pode ser definido como um cenário das realizações humanas, nas quais estas realizações se estabelecem entre o homem com a natureza. Simultaneamente as atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico. Segundo Milton Santos, espaço é acumulação desigual de tempos. Ele se refere a espaço–tempo como categorias indissociáveis, o que nos permite dizer que espaço é herança e nele há coexistência de tempos. Esse espaço ocupado já está socializado e culturalizado por determinados povos, pois tudo o que se encontra no entorno destes é dotado de algum significado, tendo uma forte relação com o meio natural. Desta forma há diversas materializações no espaço geográfico carregadas de heranças e significâncias.
Temos como exemplos as comunidades indígenas e as ribeirinhas (geralmente vistos como empecilhos para o desenvolvimento), que utilizam os recursos naturais como: as atividades de pesca, coleta de iscas, lenha e etc. para sobrevivência, portanto esse espaço está carregado por uma dimensão simbólica ou cultural.Todas essas modificações ocorridas na natureza são realizadas a partir do trabalho humano, criando assim relações de interdependência social com a natureza. Isso pode se concluir que o espaço carrega sempre, de forma indissociável uma dimensão simbólica ou cultural.

Outros materiais